O transporte rodoviário é um setor altamente competitivo, que passa por constantes transformações e sua performance depende de diversos fatores. As condições das vias e o preço do combustível são apenas alguns exemplos. Isso significa que operações que possuem menos erros e maior fluidez são também as mais rentáveis, e é nesse contexto que o sistema Globus se destaca.
Globus é o software de referência em gestão para o transporte rodoviário de passageiros, garantindo há mais de 40 anos que as empresas do setor melhorem constantemente suas rotinas com o auxílio da tecnologia.
Trata-se do sistema que oferece maior controle administrativo aos empresários e permite que os gestores de departamento otimizem suas rotinas e resolvam problemas com agilidade e segurança. Tudo isso de forma a proporcionar a melhor experiência possível aos clientes e passageiros.
Neste artigo, abordaremos as principais dúvidas sobre esse sistema, mostrando como aproveitar ao máximo a tecnologia que é especializada na gestão de transporte. Acompanhe!
O que é o sistema Globus?
O Globus é um sistema de gestão desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades do setor de transporte rodoviário de passageiros.
Diferentemente de um ERP (Enterprise Resource Planning) ou um sistema de gestão de frota convencional, o Globus combina os benefícios dessas duas soluções em uma única ferramenta modular, capaz de integrar todas as áreas específicas de uma empresa de transporte.
De ponta a ponta, as empresas de ônibus têm toda a gestão num único lugar, incluindo fornecedores externos. É por isso que o Globus é muito mais do que um ERP.
Com uma concepção robusta, o Globus possui mais de 40 módulos e oferece uma experiência mais assertiva a todos os gestores, do backoffice (financeiro, RH, fiscal, etc.) à gestão de frota (manutenção, oficina, compras e estoque).
Para quais empresas o sistema Globus é indicado?
O Globus é a escolha ideal para empresas de transporte de passageiros por ônibus de grande porte, abrangendo setores como transporte urbano, rodoviário, fretamento e turismo. Mesmo que cada um deles possua rotinas distintas, o Globus oferece módulos e parcerias específicas para cada realidade, prevendo todas as necessidades.
Um exemplo é a utilização do módulo de arrecadação por empresas do setor urbano, e o módulo de retaguarda destinado às empresas do setor rodoviário. Embora tenham recursos parecidos, cada um se destina a um perfil de empresa. Assim, os módulos do Globus são implantados de acordo com a necessidade de cada empresa de transporte.
Quem desenvolveu o sistema Globus?
O sistema Globus foi desenvolvido pela Praxio, empresa líder de mercado com mais de 40 anos de expertise no setor de tecnologia para transporte. A Praxio faz parte da nstech, a maior plataforma open logistics do mundo.
Caso você já tenha ouvido falar do sistema Globus associado ao nome BGMRodotec, não se surpreenda, pois esse era o antigo nome da empresa. Em 2018, a companhia passou por um reposicionamento para acompanhar seu processo de crescimento.
Com um novo nome e nova identidade visual, a Praxio adotou uma expressão de marca mais contemporânea e digital, buscando representar suas aspirações, energia e inovação. Esses valores estão em sinergia com a nstech, que em 2021 anunciou sua fusão com a Praxio.
Assim, a Praxio vem consolidando seu posicionamento na plataforma como a vertente de mobilidade da nstech para integração de soluções em gestão para o transporte de passageiros – de ponta a ponta.
Atualmente, suas tecnologias já são utilizadas por mais de 50% das médias e grandes empresas de transporte de passageiros todo o Brasil, abrangendo os setores rodoviário, urbano e fretamento e turismo. Também está presente em companhias localizadas em Portugal e Angola, consolidando sua presença internacional.
Além de oferecer soluções especializadas, a empresa se destaca pelo atendimento ao cliente, conquistando a taxa 98% de satisfação de usuários.
Um fato interessante é que a Praxio investe cerca de 23% de sua receita líquida em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Isso é o que garante que suas tecnologias estejam sempre atualizadas de acordo com as melhores práticas de mercado, seguindo as principais tendências em tecnologia e necessidades das empresas de transporte.
Vantagens do Globus para as empresas de transporte por ônibus
Considerando os diferenciais de um sistema completo e específico para o setor rodoviário de passageiros, alguns dos principais benefícios do Globus são:
1. Controle e redução de custos
Com o Globus, as empresas de transporte podem ter um controle mais eficiente dos custos relacionados à operação como um todo, sobretudo na oficina, estoque e compras de peças e itens de reposição.
O software permite o monitoramento dos gastos com combustível, manutenção de veículos, horas extras dos motoristas e outros aspectos financeiros relevantes. Com essas informações em mãos, é possível identificar oportunidades de redução de custos e aumentar a lucratividade.
2. Aumento da produtividade
O software de gestão Globus desempenha um papel fundamental no aumento da produtividade das empresas de transporte, principalmente por meio da eliminação do retrabalho e dos processos manuais.
Ao automatizar tarefas e integrar diversas áreas do negócio, o Globus simplifica as operações, otimiza a eficiência e permite que os colaboradores se concentrem em atividades estratégicas.
Além disso, a integração entre áreas facilita a comunicação e o compartilhamento de informações entre os departamentos. Isso é particularmente importante em setores que dependem um do outro para maximizar sua eficiência, como estoque e compras.
3. Melhor gerenciamento de frotas
O Globus oferece recursos completos para otimizar o gerenciamento da frota de ônibus. Ou seja, os gestores podem acompanhar de forma precisa informações como manutenções programadas, registros de quilometragem, abastecimentos, vida útil de veículos e pneus, entre outros.
Esses dados auxiliam gestores e empresários na tomada de decisões estratégicas, como a substituição ou aquisição de novos veículos.
4. Integração com sistemas parceiros
Outro diferencial do Globus é a capacidade de integração com parceiros. É o caso de serviços de telemetria, por exemplo.
Do mesmo modo, há parcerias que promovem o aumento da lucratividade das empresas, como portais para venda de passagens e ferramentas para cotação de serviços de turismo.
Também é possível diminuir a janelas de horários de ônibus parado em terminal urbano, através de uma outra integração ao Globus.
São diversas parcerias estratégicas que agregam valor ao negócio e permitem que a empresa melhore a qualidade de seus serviços e se destaque no mercado.
5. Análise de dados e relatórios
O Globus fornece recursos avançados de análise de dados e geração de relatórios. Dessa forma, é possível extrair insights valiosos sobre as operações. Essas informações ajudam a identificar pontos de melhoria, identificar padrões e tendências, além de apoiar a tomada de decisões estratégicas baseadas em dados concretos.
Isso pode ocorrer através do sistema de BI (Business Intelligence) da Praxio, cujos dados são disponibilizados em dashboards onde os gestores passam a ter acesso a informações, métricas e indicadores de forma visual e pronta para as mais diversas avaliações.
Além desse sistema de BI, a Praxio também fornece acesso ao dado minerado, isto é, ao hub de dados do Globus, para que a empresa possa compor seus painéis de forma independente e como desejar. Ou seja, o gestor passa a ter total autonomia para elaborar diversas visualizações utilizando a ferramenta de sua preferência, como o Excel, por exemplo.
6. Integração com aplicativos
Os aplicativos desenvolvidos pela Praxio, que podem ser integrados ao Globus, abrangem detalhes ainda mais específicos de tarefas diárias do setor.
Com a portabilidade e facilidade de uso de dispositivos móveis, esses aplicativos proporcionam uma série de vantagens, incluindo maior facilidade de trabalho, comunicação aprimorada e assertividade de dados.
Checklist de manutenção: permite que os técnicos realizem verificações detalhadas nos veículos de forma rápida e precisa;
Aferição de pneus: simplifica as inspeções regulares e registros de informações relevantes sobre a condição dos pneus da frota;
Controle de abastecimento interno: viabiliza o controle das movimentações de abastecimento e do consumo do combustível sem o uso planilhas manuais;
Aprovação de documentos: onde é possível receber demandas de aprovações/liberações dos módulos de compras e contas a pagar;
Controle de inventário: em que é possível acessar rapidamente itens de inventário do estoque com ou sem movimentação, por código ou por localização;
Ponto virtual: que facilita o controle de ponto eletrônico de motoristas;
Gestão de rotinas de RH e controle de escala: oferece uma forma ágil e eficiente de trocar informações e documentos, além de melhorar todo o planejamento operacional ao disponibilizar escala de motoristas, holerite e outros dados relevantes.
7. Segurança e compliance
O sistema Globus desempenha um papel fundamental no auxílio às empresas de transporte no que diz respeito à segurança e compliance.
Ao fornecer recursos específicos e integrados, o Globus contribui para o cumprimento de questões legais, entregas fiscais e regulamentações do setor, sobretudo aquelas que estabelecem prazos para entrega, como o eSocial, por exemplo.
Ademais, o Globus possui recursos para o gerenciamento de segurança, favorecendo o registro de incidentes de segurança, a análise de risco e a implementação de ações preventivas e corretivas.
8. Otimização da operação
Por fim, é importante mencionar alguns recursos avançados para processos inerentes ao próprio setor. É o caso do roteirizador de rotas para empresas de fretamento e turismo, funcionalidade que permite às empresas a otimização de rotas e redução de recursos como combustível, hora/homem e tempo de viagem.
Do mesmo modo, empresas do setor de transporte rodoviário podem contar com o sistema para envio de encomendas pelo bagageiro do ônibus, o que representa uma forma de aumentar a receita mantendo os mesmos custos operacionais da viagem.
Quais são as funcionalidades do sistema Globus?
Como vimos, o Globus integra todas as áreas da operação do transporte de passageiros rodoviários, oferecendo gestão e automação dos processos de ponta a ponta.
Mas como isso acontece na prática? Tomemos como ponto de partida a área contábil, uma vez que ela é responsável por todas as transações financeiras e está totalmente integrada aos demais departamentos de uma empresa de transporte.
É ela que recebe e fornece informações para subsidiar processos como orçamentos, compras, recursos humanos, manutenções, entre outros. É também a área que garante que os processos estejam em conformidade legal.
A partir dela, existem as rotinas vitais para a operação de transporte, por exemplo:
Departamento pessoal e RH
- Pagamento de funcionários
- Apuração de horas
- Treinamento
- Admissão
Fiscal
- Fiscal/Sped
- Pagamento de impostos e NFS
Gestão de frota
- Compra de veículos
- Documentação e multas
- Controle de acidentes
- Controle de abastecimento
- Troca de pneus
- Manutenção da frota
Para cada um desses processos, o sistema Globus possui uma forma de otimizar ações e proporcionar o controle de dados, centralizando-os no sistema de forma integrada. Isso significa que todas as áreas conversam entre si, garantindo uma operação mais fluida e assertiva.
Além disso, há processos cujo controle e automação podem ser contemplados com uma parceria, aplicativo específico ou integração com plataformas como a 99Kote (gestão de compras) e a Praxio Luna (gestão de venda de passagens rodoviárias).
Funcionalidades específicas para cada segmento
Há ainda funcionalidades específicas para cada segmento, seja urbano ou rodoviário, fretamento e turismo. Afinal, cada um deles possui particularidades no planejamento operacional. A saber:
Transporte Urbano
- Apuração de receitas
- Escala
- Planejamento de linhas
Assim, as principais parcerias que complementam a operação são: Prodata, Transdata, Empresa1, X4Fare, Optibus, Goal Systems e Smartec.
Transporte rodoviário, fretamento e turismo
- Vendas e faturamento
- Escala e monitoramento
- Planejamento e roteirização
Aqui, as principais parcerias que complementam a operação são: ABM Protege Car, Optibus e Smartec.
Como é feita a implantação do Globus na empresa de transporte?
A implantação do sistema Globus envolve um processo que pode variar de acordo com o tamanho e as necessidades específicas da organização. Em média, o tempo estimado para a implantação do sistema é de 4 a 8 meses. Vale ressaltar que isso vai depender do escopo do projeto.
Durante o processo de implantação, são realizados treinamentos obrigatórios para os usuários-chave dos módulos que foram contratados.
O usuário-chave é o colaborador responsável por participar dos treinamentos do módulo específico sob sua responsabilidade. Por exemplo, um gestor de RH pode ser o usuário-chave da área de Recursos Humanos. Dessa forma, ele será o responsável por garantir o entendimento do sistema Globus nesta área específica.
Ainda assim, cada departamento tem a liberdade para definir quantos membros da equipe participarão dos treinamentos. Ou seja, é possível envolver outros profissionais além dos usuários-chave nesta etapa.
A empresa também deve decidir se fará a implementação do software em formato on-premise ou em nuvem.
- On-premise: nesse modelo, o software é instalado nos servidores e infraestrutura de TI da empresa de transporte, localizados fisicamente em suas instalações. A empresa é responsável por adquirir e manter os servidores e toda a infraestrutura. Além disso, a empresa deve zelar pela proteção e atualização desses equipamentos internamente.
- Nuvem (cloud): por outro lado, o software hospedado em nuvem se utiliza de servidores externos, em data centers especializados. Assim, os usuários acessam o software pela Internet. A empresa não precisa investir em servidores físicos. A manutenção e a segurança dos servidores são de responsabilidade do provedor de serviços em nuvem, que garante alta disponibilidade, backups regulares e proteção de dados.
Como saber se o Globus é o software certo para sua empresa?
Se você ainda está em dúvida sobre adotar ou não uma tecnologia especializada, você não está sozinho. Muitas empresas têm dúvidas sobre o momento ideal para investir em um software robusto como o Globus.
Para ajudá-lo a tomar uma decisão, considere alguns sinais que indicam que a implementação do sistema Globus pode resolver os desafios da sua operação. O Globus certamente poderá ajuda-lo se você:
- Não consegue analisar os dados de receita, margem de lucro e rentabilidade da empresa;
- Não sabe os custos reais da sua operação, como média de consumo de combustível, quilometragem de pneus e valores investidos em compras e estoque, por exemplo;
- Já extrai dados de alguns custos da sua operação, mas ainda sofre com os custos invisíveis;
- Já identificou os custos da sua operação, mas não consegue reduzi-los devidos a gargalos e retrabalhos;
- O tempo gasto em atividades repetitivas é muito grande;
- Não consegue organizar seu planejamento operacional e sofre com atrasos e lentidão na operação;
- Está com problemas de comunicação no time, em especial com os motoristas, uma vez que não ficam dentro da empresa;
- Está com problemas para realizar as entregas fiscais específicas da operação de transporte;
- Apesar de já utilizar um sistema, ainda mantém alguns processos manuais devido à falta de integração entre os setores backoffice e os setores de gestão da frota, como manutenção e garagem;
- Possui mais de um sistema no mesmo setor para gerenciar operações distintas. Por exemplo: um sistema para auxiliar a escala diária de motoristas e outro para folha de pagamento, no RH;
- Não consegue integrar sua operação aos principais sistemas complementares, como telemetria, por exemplo.
Como adquirir o sistema Globus da Praxio?
Tudo começa com um diagnóstico situacional. Após entrar em contato com o time e agendar uma demonstração do sistema, um especialista da Praxio se dedicará à sua empresa de transporte por aproximadamente dois dias, de forma online ou presencial.
Ele realizará uma análise de toda a sua operação por meio de entrevistas com os principais líderes de cada setor-chave. Nesse mapeamento de processos, ele identificará possíveis falhas e oportunidades de melhorias em cada uma das áreas da sua empresa.
Essa análise resulta em um relatório completo contendo mapeamento de oportunidades e estimativa de ganhos (ROI), isto é, caso todas as melhorias identificadas sejam implementadas.
De acordo com o gerente comercial da Praxio, Valter Silva, o Globus “não é um produto de prateleira. Ele é desenvolvido com foco nas necessidades reais de cada empresa, atendendo aos seus requisitos específicos. ”, afirma. Assim, o objetivo da Praxio é oferecer uma solução personalizada que vai ao encontro do que a empresa de fato precisa.
“Não estamos simplesmente buscando vender nosso produto, estamos comprometidos em apoiar e solucionar os desafios enfrentados pelas empresas do setor de transporte e mobilidade”, complementa Silva.
O que dizem as empresas que já utilizam o sistema Globus?
Confira depoimentos de clientes que comprovam que o Globus é o sistema que melhor atende ao setor de transporte rodoviário, aumentando a eficiência, economia, sustentabilidade e controle de dados do negócio!
Conclusão
Com o Globus, todas as áreas da empresa de transporte operam de forma integrada, permitindo que cada departamento acesse informações uns dos outros de forma controlada e segura.
Isso resulta em uma comunicação aprimorada e processos mais ágeis. Além disso, o controle otimizado dos custos operacionais torna a empresa mais competitiva.
E você? Possui frota acima de 100 ônibus e quer saber como o Globus pode se encaixar na sua empresa de transporte? Compartilhe esse blog post com quem precisa conhecer o sistema Globus ou agende aqui uma demonstração personalizada com nossos especialistas: