O transporte de passageiros é uma atividade que exige processos assertivos e alta performance. Um dos fatores para o sucesso das empresas é a análise de desempenho de motoristas de ônibus. Afinal, eles são uma peça-chave para que os usuários de ônibus viagem em segurança.
Contar com bons profissionais é um dos requisitos para quem deseja elevar o nível de satisfação dos usuários, fidelizar clientes e melhorar a reputação da empresa. Um motorista habilidoso e comprometido garante resultados palpáveis ao negócio.
A forma como o motorista conduz o ônibus influencia em diversos fatores, inclusive nos custos com combustível, pneus e desgastes mecânicos. Sem falar na segurança da operação. A direção perigosa, a falta de habilidade e a imprudência ou imperícia estão entre as principais causas de acidentes de trânsito.
Para reduzir riscos e ter mais clareza sobre o perfil do profissional a quem a empresa confia a vida dos passageiros, a análise de desempenho de motoristas de ônibus é essencial. Se você é o gestor desses profissionais e da frota, sabe o tamanho da responsabilidade.
Quer aprimorar sua forma de avaliação e ser mais assertivo? Aproveite a leitura! Neste artigo, vamos mostrar como fazer a análise de desempenho de motoristas de ônibus e qual sua importância para as empresas de transporte rodoviário de passageiros.
Análise de desempenho de motorista: o que é?
A análise de desempenho de motorista é uma ferramenta que oferece visão ao gestor e orienta o planejamento de programas de desenvolvimento humano. Também ajuda no controle de custos e de jornada, reduzindo prejuízos e passivos trabalhistas.
Avaliar periodicamente os profissionais é – ou deveria ser – uma prática habitual nas empresas de transporte de passageiros, visto que torna o ambiente de trabalho mais saudável e qualificado.
Como pilar estratégico da gestão, a avaliação de motoristas ajuda a garantir a qualidade do serviço que depende, basicamente, desses profissionais. Os recursos humanos são indispensáveis às empresas de transporte de passageiros. Quem não quer comprometer a eficiência e a competitividade precisa ser assertivo na análise dos recursos humanos disponíveis.
Lembre-se: informação é um ativo precioso e quando diz respeito à competência dos profissionais, tem mais valor ainda.
Por que analisar o desempenho do motorista?
Os ônibus estão mais modernos e as operações de transporte, mais tecnológicas. Para ter certeza de que o time é capacitado, a análise de desempenho do motorista é fundamental. A atividade requer profissionais dispostos a aprender e a evoluir constantemente.
Além de determinar as habilidades de quem está ao volante, as avaliações periódicas ajudam os gestores a analisar comportamentos e a garantir que a lei do motorista seja cumprida, reduzindo o risco de demandas trabalhistas.
Ao fazer a análise de desempenho de motoristas – seja ela individual ou coletiva – a empresa demonstra estar preocupada com a qualidade e a segurança do serviço oferecido aos usuários de transporte rodoviário.
Veja algumas boas razões para acompanhar de perto o desempenho dos condutores de ônibus:
- Identificar a necessidade de treinamentos e atualizações.
- Corrigir condutas e comportamentos.
- Criar programas de treinamento eficientes e alinhados ao planejamento estratégico da empresa.
- Melhorar o nível de serviço e a satisfação dos passageiros.
- Aperfeiçoar a gestão da frota, reduzir custos com manutenção, combustível e pneus, evitar prejuízos com multas e acidentes.
- Identificar e explorar as potencialidades de cada motorista.
- Aumentar a segurança para motoristas e passageiros.
- Garantir o cumprimento da lei do motorista e evitar passivos trabalhistas.
- Ter alta performance, melhorar a reputação da marca, a satisfação do cliente e ser mais competitivo.
10 dicas para fazer análise de desempenho de motorista
É preciso fazer a análise de desempenho do motorista para identificar oportunidades de melhoria e garantir que o time mantenha a sua excelência. A saber:
- Analise o desempenho dos motoristas de duas formas:
- Avaliação por objetivos: é possível mensurar números de acidentes e multas, viagens com atraso, consumo de combustível, trocas de pneu e gastos com manutenção.
- Avaliação por desempenho: observe comportamentos, habilidades, competência, formas de se relacionar com colegas e passageiros, número de reclamações etc.
- Acompanhe o cumprimento de prazos e horários ou número de viagens com atraso.
- Avalie a forma como o motorista dirige e se adota boas práticas ao volante. A direção segura é uma condição essencial no transporte de passageiros.
- Utilize indicadores de desempenho e informe aos motoristas os parâmetros utilizados nas avaliações individuais e coletivas.
- Defina quais as habilidades e os conhecimentos que o motorista deve ter e leve isso em consideração na hora do feedback.
- Na hora da contratação, apresente ao profissional tudo o que se espera dele e explique o que será levado em consideração na análise de desempenho, como ela será feita e quais as consequências em caso de desvios de conduta.
- Mantenha programas de premiação e reconhecimento aos bons resultados. Mais do que identificar profissionais que não se encaixam no perfil da empresa, a análise de desempenho serve para bonificar e enaltecer as boas condutas e o atingimento de metas.
- Avalie se o profissional cumpre as normas internas e, principalmente, a lei do motorista.
- Crie estratégias para tornar viável o cumprimento das jornadas e garantir as pausas obrigatórias para descanso.
- Invista na melhoria dos processos e utilize tecnologia para gerenciar riscos, custos, rotas, escalas, horários, trocas de pneu, manutenção da frota, treinamentos dos motoristas etc.
Métricas para a análise de desempenho dos motoristas
Você já entendeu a importância da análise de desempenho de motorista para o sucesso do negócio. Com certeza, essa ferramenta melhora a produtividade e se torna um diferencial competitivo.
Afinal, de nada adianta ter um ônibus novo e usar tecnologia para melhorar a gestão se os motoristas não forem os melhores. Mas como saber se os profissionais ao volante estão alinhados com os objetivos da empresa? Usando boas métricas para a análise de desempenho.
Horário de trabalho
Mesmo que o motorista atue externamente, nada impede a empresa de verificar se ele cumpre os horários determinados. Uma das maneiras de fazer isso é planejar as rotas e as escalas dos motoristas.
Este controle pode ser feito por meio de aplicativos integrados ao sistema de gestão. Com eles, é possível fazer o preenchimento de horas e controle da operação de forma remota.
Condições dos ônibus
Conduzir o ônibus com cautela, ter precisão na troca de marchas e fazer uso consciente dos freios e da embreagem fazem toda a diferença, sob o risco de aumentar consideravelmente os custos com manutenção em caso de mau uso do veículo.
O controle do consumo de combustível ajuda a entender a forma como o motorista conduz o ônibus, afinal, quanto maior o consumo, maior a probabilidade de o motorista ter trafegado em velocidades acima da média.
Segurança no veículo
Uma boa empresa de transportes preza pela melhor experiência de viagem para os seus usuários. Por isso, é importante verificar se os motoristas mantêm boas práticas de condução, tornando a viagem mais tranquila e segura.
Essa avaliação pode ser feita com o rastreamento da posição do veículo e o controle de quilometragem.
Vantagens para as empresas de transporte
A análise de desempenho de motorista resulta em uma série de ganhos para a empresa. Confira:
- Evita danos aos veículos, bem como aumenta a vida útil de peças e dos pneus, pois reduz a necessidade de manutenções corretivas e substituições;
- Eleva o nível de segurança da operação, uma vez que acidentes são evitados;
- Reduz custos com recursos básicos como combustível, uma vez que a direção é moderada;
- Evita multas decorrentes de excesso de velocidade, circulação ou paradas em zonas proibidas, bem como gastos com indenizações devido à direção perigosa;
- Aumenta o controle operacional, auxiliando na gestão de horários de partida/chegada;
- Evita passivo trabalhista decorrente da Lei do Motorista, uma vez que melhora o controle da jornada de trabalho;
- Aumenta a produtividade do colaborador, viabilizando a capacitação desses profissionais e promovendo planos de carreira na empresa;
- Garante maior controle operacional;
- Reduz prejuízos com acidentes, indenizações e multas de trânsito.
Legislação de motoristas
A Lei 13.103/2015, conhecida como Lei do Motorista (que já citamos algumas vezes neste artigo), definiu regras para motoristas do transporte rodoviário, sejam de carga ou de passageiros.
Um dos principais aspectos diz respeito à jornada de trabalho: máximo de horas ao volante, descanso, horas extras, intervalos etc. Como estão sempre nas ruas ou estradas, os próprios motoristas devem estar atentos às regras.
Isso não quer dizer, porém, que a empresa deva negligenciar os cuidados e o monitoramento das jornadas. Definidamente, a Lei do Motorista não pode ser esquecida na hora de analisar o desempenho do motorista.
Ao ficar de olho na carga horária de trabalho, as empresas evitam os riscos de passivo trabalhista, que podem comprometer tanto a reputação da empresa quanto as finanças.
Lembre-se: a análise de desempenho do motorista não faz apenas a gestão desse recurso humano tão importante, mas garante a excelência dos serviços, a satisfação dos passageiros e a competividade.
ERP como facilitador na análise de desempenho de motoristas de ônibus
A tecnologia é aliada na análise de desempenho de motoristas de ônibus. Afinal, sem ela, ficaria inviável saber exatamente o que o motorista faz quando nas ruas ou estradas. Uma das maneiras mais inteligentes de se analisar o desempenho de motoristas e a eficiência da operação é utilizar softwares inteligentes de gestão, como o ERP.
O ERP é um software que armazena e disponibiliza, de forma integrada, todos os dados da empresa. Dados operacionais também são coletados no caso do ERP da Praxio, uma vez que se trata de uma solução especializada no transporte de passageiros. Os módulos são voltados ao dia a dia da operação e ajudam em questões específicas do setor.
Ser assertivo na avaliação de desempenho de motorista sem recorrer à tecnologia pode ser complicado. Com as soluções da Praxio fica muito mais fácil realizar a gestão de análise de desempenho e fazer o controle de ponto, pois os dados são precisos e em tempo real.
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