Capaz de integrar todas as atividades e automatizar os processos de maneira rápida, o ERP – sigla para Enterprise Resource Planning – é indispensável para ajudar na gestão e geração de lucro nas empresas de transporte de passageiros.
Mas, você sabe como o Sistema Integrado de Gestão Empresarial pode efetivamente fazer isso? Reunimos aqui os principais benefícios do ERP para pequenas e médias empresas do transporte rodoviário e urbano, e mostramos o porquê vale a pena investir no serviço!
O que é o ERP
Como diz o nome, o Sistema Integrado de Gestão Empresarial reúne em um só software informações para gerenciamento. Utiliza a tecnologia de automação para facilitar esse controle, envolvendo todos os setores da empresa, tais como:
• Contabilidade;
• Finanças;
• Fiscal;
• RH;
• Suprimentos;
• Patrimônio;
• Vendas.
Dessa forma, é possível analisar maior quantidade de dados em menos tempo, facilitando a rotina de todas as áreas da empresa. Isso tudo auxilia na decisão de cortar gastos excedentes e melhorar estratégias da operação, principalmente quando se fala de empresas de transporte de passageiros.
Confira algumas medidas que podem ser otimizadas e, portanto, aumentar o potencial lucrativo da companhia:
Manutenção em dia
Manter a manutenção de todos os veículos da frota em dia, sem o auxilio de um software de gestão, pode ser um desafio e tanto. Afinal, não é fácil lembrar-se de todas as trocas de pneus e óleo. Ou mesmo gerenciar tantas informações de forma manual, por meio de planilhas, por exemplo.
O controle preventivo mantém não apenas o bom funcionamento do veículo, como também a segurança para os motoristas e passageiros. Assim como é capaz de evitar surpresas como quebras de carros que provocam atraso das operações.
Um bom ERP especialista na gestão de transporte garante o controle total da manutenção de forma digital. E mais: registra as atividades realizadas, como status, horário e execução de Ordem de Serviço.
Isso significa que trabalhos de funilaria, pintura, eletrônica, elétrica, mecânica diesel, mecânica e limpeza constam no controle automático, auxiliando, inclusive, o gerenciamento de profissionais responsáveis por este setor.
Integração com o setor de RH
Responsável pela gestão dos colaboradores da transportadora, o departamento de Recursos Humanos também precisa estar integrado na operação. O sistema de gestão ajuda nas principais tarefas do setor, como com a folha de pagamento, apontamento de horas, férias dos colaboradores e ponto eletrônico.
Dessa maneira, reúne dados relevantes da empresa, centralizando todas as informações em um só lugar, permitindo analisá-las com mais rapidez e precisão. Assim, é possível evitar riscos de passivo trabalhista, bem como garantir o gerenciamento de custos relativos aos colaboradores.
Recursos administrativos
Quando falamos em aumentar o lucro de uma empresa, é inevitável pensar nos setores financeiro e contábil. Afinal, aumentar a receita e a qualidade das operações significa aumentar o fluxo de tarefas nesses setores.
Com o ERP para PMEs do transporte, é possível construir uma rotina automatizada para o financeiro da sua empresa, para tarefas como:
• Contas a pagar e receber;
• Controle bancário;
• Gestão de contratos e cartões de crédito;
• Previsão orçamentária;
• Escrituração fiscal;
• Ativo imobilizado.
Outro recurso administrativo presente que o software disponibiliza é o armazenamento dos documentos da frota, que pode ser escalado em nuvem (digital), como seguro e registro do veículo.
Controle das operações
Para aumentar a produtividade da sua empresa e somar a prospecção do serviço, é preciso realizar o controle completo de toda a operação. Incluindo o gerenciamento de garagem e veículos nos terminais.
Com esse controle, é possível prever erros, evitando multas por atraso, por exemplo. O ERP para passageiros pode controlar as operações urbanas ou rodoviárias, sempre focando na especialidade de cada serviço, possibilitando o acesso a:
• Escala completa de veículos e motoristas;
• Plantão com a gestão de soltura e recolhe;
• Gestão de arrecadação e estatísticas;
• Gestão Integrada com a bilhetagem e terminal de consultas.
Soluções Praxio
Todas as ferramentas apresentadas pela Praxio foram desenvolvidas para contribuir para a gestão do negócio de forma intuitiva. Agilizando o processo de diferentes setores das empresas de transporte.
Com esse controle, fica fácil identificar erros, corrigir estratégias e é claro, cortar custos e aprimorar o serviço, ampliando a rentabilidade e o lucro da empresa de transporte.
No mercado há mais de 30 anos, a Praxio é referência e líder no segmento de transporte de passageiros. Com soluções especialistas no segmento, possui softwares de gestão que atendem a toda a cadeia do transporte, não importando o tamanho da empresa.