Os ônibus são o ativo principal das empresas de transporte. Para que as operações com passageiros sejam eficientes, rentáveis e seguras, os gestores precisam se dedicar ao controle de manutenção de frota. O problema é que muitos insistem em fazer isso com anotações em cadernos ou planilhas manuais.
A manutenção de ônibus requer controle rigoroso sobre o que precisa ser feito pelos mecânicos, sobre o desempenho da frota e sobre os custos envolvidos. Para ser bem executado, o plano de manutenção deve ser integrado às áreas de compras e estoque da oficina.
Um bom controle de manutenção de frota melhora a rentabilidade e a qualidade dos serviços, otimiza as rotinas da oficina, eleva a segurança das viagens e aumenta a satisfação dos clientes. Sem dúvidas, a manutenção é um dos pontos mais importantes da gestão de frotas.
Se a sua empresa ainda comete erros no controle de manutenção de frotas, este artigo vai apontar os caminhos certos. Confira!
O que é controle de manutenção de frota?
O controle de manutenção de frota é o processo de monitoramento das atividades da oficina, análise dos custos, dos históricos de manutenção e do desempenho dos ônibus, acompanhamento do plano de manutenção de ônibus e checagem das ações voltadas à conservação e ao prolongamento da vida útil da frota.
Com um bom controle de manutenção de frota as empresas mantêm os ônibus em condições ideais para as viagens, fazem a gestão dos indicadores de manutenção, melhoram a segurança e a eficiência das operações, além de reduzir a ociosidade e aumentar a produtividade.
Recursos para fazer o controle de manutenção de frota
Para ter um bom controle de manutenção de frota é importante que as empresas modernizem e automatizem os processos da gestão de manutenção.
A melhor forma de fazer isso é usar um software de gestão com módulos de controle das atividades de manutenção, abertura de ordens de serviço e gerenciamento do estoque da oficina.
Dessa forma fica mais fácil otimizar as rotinas de gestão, planejar ações preventivas para o bom funcionamento dos veículos, reduzir os custos com manutenção e tornar a operação mais segura para motoristas e passageiros.
Diferença entre manutenção planejada e não planejada
Que a manutenção de frota é essencial nas operações de transporte de passageiros não há dúvidas. A questão é: qual o tipo mais adequado e recomendado de manutenção para as frotas de ônibus?
Veja a diferença entre manutenção planejada e não planejada:
Manutenção planejada
É feita de forma programada e preventiva, evitando paradas inesperadas nas operações de transporte. Realizada com planejamento, se antecipa aos problemas, ajuda na gestão dos custos e mantém o fluxo das operações.
Nestes casos, os ônibus vão para a oficina de acordo com um cronograma preestabelecido. A manutenção planejada costuma ser mais barata, já que não há quebra de peças ou falhas.
Garante, portanto, que os ônibus circulem em perfeito estado e nas melhores condições para as viagens. Obviamente, reduz a necessidade de manutenções corretivas não-planejadas e atrapalha menos as rotinas.
Manutenção não planejada
É quando há necessidade emergencial de reparos. Além de tirar o ônibus de circulação de forma inesperada, a manutenção não planejada atrapalha o fluxo das operações de transporte, requer substituições nos ônibus alocados para cada linha, atrasa as viagens e sobrecarrega a oficina.
A manutenção não planejada demonstra falhas no controle de manutenção da frota e atrasa os reparos programados. Além disso, consertos urgentes são sempre mais caros.
Por não ser planejado, esse tipo de manutenção obriga o remanejamento na escala de motoristas e de mecânicos, compromete a gestão do estoque das peças e de materiais e tumultua o processo da oficina.
Qual é a importância do controle de manutenção para a empresa?
Reduzir custos e melhorar a qualidade do serviço oferecido aos passageiros estão entre os principais objetivos das empresas de transporte. Uma das estratégias para chegar lá é o controle de manutenção de ônibus.
Quando feito de forma eficiente e integrado com outras áreas – como compras e estoque -, o controle de manutenção de frota traz uma série de vantagens. Quem faz o controle de manutenção de frota tem um excelente retorno sobre o investimento. Confira:
- Aumento da vida útil da frota e melhoria no desempenho dos veículos;
- Redução de custos com oficina (mão de obra, peças e insumos);
- Ônibus rodando em perfeitas condições e com menor consumo de combustível;
- Mais segurança nas viagens;
- Menor ociosidade da frota;
- Gerenciamento das ordens de serviço e acompanhamento do histórico de cada veículo;
- Identificação precoce de problemas no motor, sistemas de freio, embreagem, pneus etc.;
- Redução do tempo que os ônibus ficam parados na oficina;
- Melhoria da eficiência operacional, da lucratividade, da satisfação dos passageiros e da reputação da empresa.
5 erros devem ser evitados no controle de manutenção
A gestão da manutenção de ônibus está sujeita a falhas, mas quanto antes as empresas identificarem esses problemas, mais eficientes serão no controle de manutenção de frota.
Os erros mais comuns são:
1. Falta de integração entre compras e estoque
Esses setores são fundamentais para a gestão financeira e para evitar problemas no plano de manutenção de ônibus. Por isso, não fazer a integração dessas áreas é um erro grave.
Sem saber quais peças e materiais a oficina precisa e quais os itens que estão no estoque, o setor de compras falha. E se as compras não são bem feitas, certamente o estoque não será adequado às necessidades da oficina.
2. Inventário desorganizado
Fazer o inventário do estoque aumenta a visibilidade sobre os itens faltantes, as peças e os materiais que precisam ser priorizados, as compras em excesso, o valor que a empresa tem “parado” no estoque etc.
Essas informações são estratégias para o negócio, para a gestão de custos, para o setor de compras e para o bom andamento do plano de manutenção.
3. Não acompanhar indicadores de manutenção
Informação vale ouro e deixar de ter métricas para fazer o controle de manutenção de ônibus é outro erro cometido por muitos gestores. Ao acompanhar os indicadores de manutenção é mais fácil tomar decisões e identificar onde há oportunidade de melhoria e de redução de custos.
Os indicadores de manutenção mostram claramente como o setor está funcionando. Entre eles, vale a pena analisar o tempo médio entre falhas, tempo médio para reparos, custo de manutenção de cada veículo, custo da manutenção sobre o faturamento etc.
4. Não gerenciar o histórico do veículo
Além de cuidar da vida útil de cada veículo, a gestão da manutenção precisa saber quanto cada veículo “custa” para a operação.
Por isso, é importante fazer o controle de manutenção com base em informações como performance x consumo de combustível x disponibilidade do veículo em relação à frota. O cruzamento desses dados torna a gestão mais efetiva e confiável.
5. Limitações tecnológicas
Insistir no uso de planilhas e controles manuais para acompanhar a manutenção de ônibus é mais comum do que se imagina. Mas, sem um sistema de gerenciamento de manutenção de frota integrado a outras áreas, a empresa terá dificuldades para gerenciar seus recursos, acertar nas compras e controlar o estoque.
O resultado é muito retrabalho e improdutividade na oficina. A limitação tecnológica também limita o acesso aos números e indicadores em tempo real, dificultando o processo de gestão e operação. Definitivamente, fazer o controle de manutenção de frota em papel não é uma boa ideia.
Qual é a melhor tecnologia para controle de manutenção de frota?
A tecnologia potencializa o controle de manutenção da frota e facilita a integração das áreas envolvidas, em especial compras, estoque, financeiro e oficina.
A melhor ferramenta é aquela que digitaliza e automatiza diversos processos, oferecendo funcionalidades como a abertura e gerenciamento de ordens de serviço, inventário de estoque, aferição de pneus, consumo de combustível, check list de manutenção e painéis de controle e performance.
O Globus, software de gestão para empresas de ônibus, é a melhor solução para integrar todos os setores e acompanhar as operações de transporte de passageiros de ponta a ponta. O sistema conta com todos os módulos necessários para o controle de manutenção de frota.
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