A gestão de pneus na empresa de transporte de passageiros deve ser olhada e feita com cuidado, posto que o item consome uma parcela considerável do orçamento das empresas e precisa ser trocado com uma periodicidade maior em comparação com outras peças.
A característica do insumo é ampliada quando se tem em perspectiva o estado da malha rodoviária nacional. De acordo com o mais recente relatório da Confederação Nacional do Transporte (CNT), mais da metade das rodovias brasileiras apresentam má qualidade.
Essa classificação impacta diretamente as empresas de transporte de passageiros. De modo que, a gestão de pneus assertiva tem a capacidade de reduzir custos e melhorar a operação como um todo. Além de garantir a segurança e qualidade no serviço ofertado.
O que é gestão de pneus?
Primeiramente é preciso entender o que é, de fato, a gestão de pneus e como ela interfere em toda a operação.
A gestão de pneus diz respeito à forma como a empresa cuida dos pneus da frota com o objetivo de prolongar sua vida útil, assim como dos demais componentes do veículo. Afinal, trata-se de um item essencial para o bom funcionamento do veículo.
Esse gerenciamento inteligente diz respeito também à seleção de pneus adequados para os veículos da frota, de acordo com modelo de cada carro, rodízio e manutenção dos pneus e também pode envolver a reciclagem de pneus usados.
Dessa maneira, se a gestão de pneus não for realizada as consequências são muito negativas para a empresa, aumentando o risco de acidentes e comprometendo, assim, a segurança de funcionários e passageiros. Além de prejudicar a imagem da empresa perante o mercado.
Por que a gestão de pneus é importante?
Conforme mencionado, um dos principais motivos pelos quais é essencial realizar uma boa gestão de pneus é o fator segurança da operação. Entretanto, há outras motivações tão importantes quanto.
A falta da gestão de pneus pode gerar desperdício de receita. Isto é, a compra exacerbada de novos insumos como combustível, pastilhas de freio e demais componentes do veículo que são impactados quando os pneus estão gastos.
Por outro lado, a gestão de pneus feita de maneira assertiva e com apoio tecnológico asseguram maior vida útil tanto dos pneus quanto da frota em si, aumentando a margem de lucro da empresa ao evitar gastos desnecessários.
Quem é o responsável pela gestão de pneus?
Atualmente pode-se apontar três principais responsáveis pela gestão de frotas: o gestor de frotas, o gestor de pneus e o analista de frotas.
Cabe ao analista de frotas reunir as informações e saber como analisar dados de pneus da frota. Assim, podem ser gerados relatórios para uma análise em conjunto com os demais gestores. Hoje em dia, o analista de frotas pode contar com suporte tecnológico que o auxiliem.
Ao gestor de pneus, por sua vez, cabe cuidar de todas as rotinas envolvendo os pneus. Isto é, aferições, fiscalizações da borracharia, administrar compras e afins.
Enquanto o gestor de frota pode desempenhar a função também de gestor de pneus caso não haja esse cargo na empresa somando-se às atribuições decisórias e análises de relatórios.
Como fazer a gestão de pneus?
Para fazer uma gestão otimizada de pneus é necessário estabelecer uma rotina que deve ser seguida dentro das empresas. Confira o passo a passo para gestão de pneus:
- Marcação de fogo em pneus
O objetivo da marcação de fogo em pneus é dar maior capacidade de controle individual sobre as peças. Comumente aplicada ao lado das informações de fábrica dos pneus, a prática viabiliza uma melhor organização e rastreamento dos itens no estoque e em operação.
Geralmente se faz essa identificação com ferro quente, ou até mesmo a laser e não representa risco para a borracha, desde que seja feito por um profissional.
- Aferição de pressão e profundidade dos sulcos
A aferição de pneus da frota diz respeito a medir o nível de pressão interna dos pneus. Caso seja necessário, os pneus devem ser recalibrados, pois uma pressão incorreta é tão prejudicial quanto andar com os pneus carecas.
Ainda sobre a aferição dos pneus da frota, é necessário documentar a pressão de cada pneus em suas calibragens semanais. Dessa maneira, esses dados podem ser analisados e se tornarem informações importantes para encontrar a calibragem ideal de cada marca e sua vida útil.
Assim como analisar dados de pneus da frota no que se refere à calibragem é essencial, o controle da profundidade dos sulcos também merece atenção.
Afinal, é esse controle que vai revelar se o desgaste dos pneus está acontecendo de forma natural ou acelerada e permitir que as causas sejam investigadas, e os pneus trocados caso já estejam carecas.
A altura dos sulcos (furos padronizados ao longo da banda de rodagem), pode ser medida com aferidores manuais ou digitais.
- Limpeza e secagem
Muitas vezes ignorado no processo de gerenciamento de pneus, limpar e secas os mesmos precisam fazer parte da rotina de manutenção dos pneus. As sujeiras que grudam na borracha durante os trajetos podem acelerar a degradação do pneu.
Além disso, se essas sujeiras incluírem pedras, o pneu pode fazer com que o veículo fique instável.
- Manutenção e reformas
A gestão de pneus de alta durabilidade pode incluir serviços de manutenção e reformas, desde que a empresa possua estrutura para tal. Entram nesse cenário a calibragem dos pneus, inspeções de rodas, carcaça, freios e suspensão; vulcanização, alinhamento e balanceamento e consertos.
As reformas de pneus, por sua vez, podem acontecer das seguintes maneiras:
Ocorre quando a banda de rodagem é trocada após ser inspecionada e notar-se que os danos são reparáveis sem prejuízo com seu uso.
- Recauchutagem
Semelhante ao processo de recapagem, na recauchutagem troca-se a banda de rodagem quando há desgaste nos ombros.
- Remodelagem
Nesse tipo de reforma toda a parte externa do pneu é trocada. É o tipo de reforma menos utilizado, pois financeiramente é pouco atrativo.
- Controle e análise de dados
Quando se fala em gerenciamento de pneus é importante saber como analisar dados de pneus da frota. Assim, ter um bom controle e análise de dados é essencial para identificar fatos que poderiam passar despercebidos sem seu devido registro.
Esse controle pode ser feito via planilhas ou até mesmo sistemas digitais e permite que desde a colocação até o inventário sejam analisados.
- Compras e estoque de pneus
Uma vez que a empresa descobre como analisar dados de pneus da frota, será possível visualizar de forma mais clara qual o melhor tipo de pneus para a sua operação.
- Como escolher os melhores pneus para a frota?
Sendo assim, após analisar quais pneus geram custos maiores, quais sofreram desgastes de forma antecipada, etc. Dessa maneira, o gestor de frota decidirá quais pneus são interessantes de manter em sua operação e efetuar a compra para aplicação imediata ou estoque, conforme o porte da empresa.
- Como fazer controle de estoque de pneus?
Para fazer o controle de estoque de pneus é importante documentar entradas, saídas, manutenções e tempo de vida útil de cada pneu. Assim como no controle de frota, essas informações registradas podem ser essenciais para indicar possíveis problemas operacionais, por exemplo.
Quais são as ferramentas utilizadas na gestão de pneus?
Tão importante quanto ter estabelecida uma rotina para a gestão de pneus dentro da empresa, é ter as ferramentas adequadas para medir, analisar e registrar essas informações.
Nesse sentido, as ferramentas vão desde medidores de pressão até planilhas e softwares.
Instrumentos de avaliação
Manuais ou digitais, os medidores de pressão e profundidade dos sulcos podem medir exclusivamente a pressão ou também a profundidade em um mesmo aparelho. Os instrumentos de avaliação mais comuns são:
- Paquímetro analógico;
- Aferidor eletrônico;
- Calibrador de pneus.
Para documentar e organizar as informações coletadas transformando-as em um importante instrumento de consulta para os gestores, é possível contar com planilhas e/ou sistemas de gestão.
- Planilhas de Excel
Comumente utilizada para a gestão de pneus de frotas menores, as planilhas de Excel exigem que o preenchimento seja feito de forma manual, tanto os indicadores quanto as atualizações e movimentações dos pneus no estoque.
Ademais, as planilhas de Excel precisam conter alguns indicadores básicos para analisar o desempenho da frota. Tais como:
- Cadastro do pneu (entrada, saída, manutenções);
- Cadastro dos motoristas (acidentes, desempenho, multas, etc);
- Cadastro dos veículos (km rodado/litro de combustível, manutenções, etc);
- Controle de serviços;
- Controle de inspeções.
- Etc.
- Sistema de gestão
Mais completo do que um ERP com módulo de gestão de pneus, o sistema de gestão de pneus possibilita mais controle e assertividade na tarefa a qual se propõem.
O controle através desse tipo de tecnologia engloba desde o cadastro de placas, pneus e motoristas, assim como as aferições de pneus até tarefas mais complexas como:
- Cronograma de aferições;
- Gerar ordens de serviço;
- Análise completa de dados;
- Automatização do cálculo de CPK de cada pneu;
- Fotos em tempo real;
- Previsão de troca da cada pneu e muito mais!
Dessa maneira, o sistema de gestão de pneus confere muito mais assertividade para a operação e controle sobre os custos, que podem denunciar problemas antes mesmo que se estabeleçam.
Ademais, com um sistema de gestão de pneus o preenchimento de informações essenciais é automático, diminuindo as chances de incoerência nas informações e dando mais agilidade para a operação.
Com esse tipo de tecnologia empregada a empresa consegue se tornar mais competitiva perante o mercado, pois internamente está bem assessorada e organizada e isso se reflete na qualidade do serviço oferecido.
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