A eficiência operacional no transporte de passageiros é uma condição determinante para a lucratividade das empresas de ônibus. Para ser eficiente, no entanto, é necessário investir em tecnologias para o transporte de passageiros, adotar boas práticas na gestão da frota e fazer a capacitação de motoristas.
São essas estratégias que vão levar ao aumento da rentabilidade, já que os administradores das empresas que atuam no serviço de transporte público não têm controle direto sobre a receita. Pelo contrário, precisam de operações bem resolvidas, sem perdas e com custos visíveis para aumentar o lucro.
Falar em eficiência operacional no transporte significa pensar na boa experiência de uso para o passageiro e na construção de uma cultura de excelência operacional. Isto é, melhorar o serviço oferecido para atender os passageiros da melhor forma possível, otimizando processos e repensando toda a estratégia organizacional.
Se é isso o que você busca, continue a leitura e confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar a mobilidade urbana e aumentar a eficiência operacional no transporte.
Como aumentar a eficiência operacional no transporte de passageiros?
Aprimorar a eficiência operacional e garantir a sustentabilidade no transporte público são tarefas desafiadoras, mas é totalmente possível se as empresas adotarem medidas para tornar a experiência do cliente mais atrativa.
Para melhorar os serviços, aprimorar a gestão no transporte de passageiros e alavancar os resultados, uma das formas é contar com o suporte de tecnologias desenvolvidas especialmente para o setor.
Se você ainda tem dúvidas de como tornar a gestão das empresas de ônibus urbanos mais eficiente, fique atento a essas dicas:
1. Olhar a longo prazo
Planejamento estratégico de longo prazo é decisivo para as empresas de transporte público, principalmente na gestão de custos de combustível, pneus e peças. Ao tornar todos os custos visíveis, fica muito mais fácil melhorar a eficiência operacional.
O problema é que muitos custos não são acompanhados pelas empresas e acabam pesando no bolso do empresário. Com um olhar a longo prazo, as empresas não só enxergam os desperdícios como passam a fazer o controle dos custos invisíveis, reduzindo o desperdício de recursos e otimizando a frota.
Empresas que se planejam com estratégias de longo prazo têm crescimento mais acelerado. Ou seja, o planejamento é o ponto de partida para a sustentabilidade no transporte.
2. Ter indicadores de produtividade claros
Os indicadores de produtividade são ferramentas que auxiliam na gestão de negócios e podem ser usados para avaliar o rendimento e a eficiência operacional no transporte.
Os indicadores são importantes aliados dos gestores e dos empresários porque ajudam a visualizar o papel de cada colaborador junto à empresa, o desempenho da frota de ônibus urbanos, a qualidade do serviço de transporte público e a performance financeira.
Com acesso a indicadores de produtividade, a gestão consegue tomar decisões mais ágeis e alinhar os esforços de todo o time para conquistar as metas e resultados esperados.
3. Fazer uma gestão baseada em evidências
O gestor precisa ter acesso a todos os dados da empresa, em tempo real, para que possa visualizar de maneira completa o que está acontecendo na operação com ônibus urbanos.
Uma boa dica é utilizar o sistema de gestão integrada, que reúne em um único software as informações de todos os setores. A gestão integrada permite que os dados de diferentes departamentos sejam armazenados em um mesmo espaço.
O resultado é a otimização no compartilhamento entre as equipes e uma visão mais ampla e completa aos gestores. Além disso, como tudo é feito de forma automatizada, requisitos como confiabilidade, agilidade e segurança da informação aumentam consideravelmente.
4. Compartilhar recursos
O sucesso da empresa depende, em grande parte, dos funcionários, por isso, o segredo para que tragam resultados é investir na correta gestão dos colaboradores e em treinamentos constantes.
A capacitação dos motoristas de ônibus é um ponto crucial para a segurança e o sucesso das operações no transporte público.
Em operações de transporte, o foco em capacitação pode até parecer um gasto desnecessário à primeira vista, mas uma empresa que proporciona treinamento para os colaboradores colhe resultados cada vez melhores.
Um funcionário bem treinado se sentirá motivado para performar bem acima da média
5. Digitalizar e automatizar processos
Investir em um software especialista no serviço de transporte urbano de passageiros, como o Globus, é uma excelente maneira de aumentar a eficiência operacional no transporte.
Essa tecnologia para transporte de passageiros otimiza os processos por meio da automação de tarefas e tem recursos focados na rotina das empresas de ônibus, do embarque ao destino, seja qual for o tamanho da frota de ônibus urbanos.
Por meio de Inteligência Artificial, o software de gestão integrada é capaz de automatizar todo o processo sem a necessidade de intervenção humana, reduzindo a ocorrência de erros e retrabalhos.
Vantagens de um sistema de gestão integrada
Melhorar a eficiência operacional no transporte rodoviário de passageiros é desafiador para os gestores das empresas. Ainda assim, é algo que precisa ser encarado e, felizmente, conta com bons recursos.
O transporte público tem papel essencial na mobilidade urbana e na sustentabilidade do transporte, por isso, o uso de tecnologias para transporte de passageiros é cada vez mais necessário.
Além de investir na capacitação de motoristas, as empresas que buscam eficiência operacional precisam ter uma rotina enxuta e ágil. Com o Globus, é mais fácil. Veja algumas funcionalidades do sistema desenvolvido pela Praxio.
- Manutenção e controle de custos da frota de ônibus;
- Automatização da rotina financeira, contábil e fiscal;
- Organização de toda a documentação dos ônibus da frota;
- Controle da operação de transporte urbano;
- Integração com o departamento de Recursos Humanos para gestão de folha de pagamento, frequência, horas, ponto eletrônico, e-Social etc.;
- Integração com soluções mobile para controle de abastecimento, checklist, aferição de sulcos e pressão de pneus etc.
Quer saber como essa tecnologia para transporte de passageiros pode melhorar a eficiência operacional da sua empresa de ônibus?