Realizar a gestão de frotas no transporte de passageiros é uma tarefa que requer atenção para não deixar escapar nenhum detalhe que pode ser observado. Nesse contexto, as tecnologias, como a telemétrica veicular, pode ajudar os gestores.
Esse tipo de tecnologia nada mais é do que uma ferramentas que auxiliam os gestores de frota e aparece como uma ótima solução para a coleta de informações dos veículos.
Dito isso, você sente a necessidade de investir em tecnologia na sua empresa de transporte de passageiros, mas ainda não sabe por onde começar? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar!
Desenvolvemos este texto para explicar cada detalhe sobre o que é telemetria veicular e como ela pode auxiliar você na gestão da frota. Confira o conteúdo completo!
O que é telemetria veicular?
Telemetria veicular é um tipo de tecnologia que serve para coletar dados de um veículo de maneira remota. Em outras palavras, essa ferramenta é capaz de coletar dados como velocidade média e instantânea, deslocamento total, localização, consumo de diesel ou gasolina, além do tempo em que o veículo ficou estacionado.
Ou seja, a telemetria registra e disponibiliza esses dados ao gestor de frotas, para que ele realize análises certeiras relacionadas à tomada de decisão. Tecnologias como essa são a melhor maneira de desenvolver estratégias de otimização das operações para torná-las mais eficientes e econômicas.
Como funciona a telemetria veicular?
Existem dois tipos de sistemas voltados para a telemetria veicular: o analógico e o digital. A seguir, veja as especificações de cada um!
Telemetria analógica
Para que a telemetria analógica funcione, deve-se instalar sensores em partes específicas do veículo. Assim, cada um deles necessita se conectar fisicamente às peças do veículo para que sejam monitoradas por meio de algumas ramificações de fios.
Por exemplo, para realizar uma leitura do conta-giros, as rotações são calculadas por minuto, baseadas nos pulsos transmitidos pelo sensor em peças específicas de cada veículo. Além disso, isso também se repete no caso do monitoramento do odômetro ao calcular os deslocamentos em km².
Telemetria digital
Na telemetria digital, o computador de bordo serve como grande aliado, já que coleta e lê dados dos veículos por meio de recursos padronizados e já pré-instalados. Logo, em grandes veículos de transporte de passageiros, como ônibus de viagens, todos os dados gerados são disponibilizados em um sistema conhecido como CAN (Controller Area Network).
Portanto, ao utilizar o computador de bordo, o CAN monitora o desempenho do veículo em diversos pontos de interesse, exatamente para identificar possíveis falhas. Esse levantamento de dados imediato permite que os problemas sejam antecipados e reparados rapidamente, o que traz economia e segurança à frota, ao motorista e aos passageiros.
O que você precisa saber a respeito da telemetria veicular?
Para realmente entender o que é telemetria, basicamente, você necessita compreender quais informações os sistemas de telemetria veicular são capazes de colher. A seguir, fizemos um resumo, leia!
Odômetro
Por meio da telemetria veicular, é possível recolher dados sobre quilômetros percorridos para que o gestor desenvolva diversas soluções de economia e produtividade. Por exemplo, ao verificar a quilometragem mensal, o gestor pode prever os gastos futuros como diesel e planejar orçamentos otimizados.
Velocidade, freadas e acelerações repentinas
Esses tipos de dados coletados pela telemetria são capazes de ajudar o gestor de frota a perceber se o veículo está sendo mal utilizado para que ele possa desenvolver medidas de segurança e redução de custos.
Assim, é possível criar ações de conscientização sobre direção defensiva ou normas internas da empresa, orientando e estimulando os motoristas para uma direção eficiente e responsável.
Jornada de trabalho
A telemetria veicular instalada corretamente possibilita um controle maior da jornada de trabalho de cada membro da equipe.
Como resultado, com esses dados em mãos, o gestor poderá contribuir para o desenvolvimento de soluções voltadas para programas de motivação e recompensa de acordo com o desempenho, por exemplo.
Rastreamento
Outro recurso oferecido pela telemetria de veículos é o rastreamento em tempo real, por meio da localização do carro e do condutor.
Esses dados são capazes de oferecer soluções práticas e rápidas diante de eventuais acontecimentos, ou, até mesmo, oportunidades de negócio. Por exemplo, se é realizada uma venda para um cliente fidelizado, é possível verificar quem está mais perto dele para realizar uma entrega mais eficiente.
Como a telemetria veicular auxilia na gestão da mobilidade?
Sistemas de telemetria concentram inúmeros tipos de dados sobre o funcionamento do veículo e a maneira como ele está sendo conduzido, sendo natural que o gestor faça bom uso dessas informações para otimizar a gestão da mobilidade. Por esse motivo, alguns aspectos desse tipo causam bastante impacto na gestão. Confira a seguir!
Oportunidade de negócio
Como citamos, o rastreamento em tempo real, com a geolocalização do veículo e do condutor, é capaz de permitir que ações sejam realizadas rapidamente caso oportunidades de negócio aconteçam.
Segurança para a frota
Por meio da telemetria veicular, é possível otimizar a segurança da frota, graças ao sistema que acompanha a velocidade dos veículos em tempo real, emitindo alertas ao motorista e sugerindo que ele seja mais prudente. No transporte de passageiros, por exemplo, essa é uma questão fundamental.
Além disso, roubos de veículos também são solucionados de forma mais prática, pois qualquer comportamento de deslocamento fora do comum pode ser observado, como desvios de rota ou furos de sinais vermelhos.
Isso permite que o motor seja desligado ou que todas as portas travem de maneira remota.
Economia e produtividade
Ao visualizar os dados do caminho percorrido, o gestor de frota consegue colocar em prática soluções que concedem economia de recursos à empresa. Por exemplo, ao perceber que a rota deverá ser desviada, é possível traças um novo mapa e evitar gastos com combustível e das próprias peças, como pneus.
O combustível também poderá ser calculado e providenciado com antecedência por meio de estudos de média de quilometragem rodada e consumo de diesel, o que evita inconvenientes no momento de fechar o caixa e planejar novas viagens.
Como implementar a telemetria veicular?
Agora que você já sabe o que é telemetria veicular e como ela funciona, é importante compreender que o primeiro passo para implementar esse tipo de tecnologia na sua empresa é verificar as ofertas do mercado.
Empresas que possuem a sua própria frota devem pesquisar bastante para escolher as melhores ferramentas que entregarão as informações necessárias de maneira eficiente e simplificada.
Outro detalhe importante é contar com uma parceria especializada que ajudará tanto na implementação do sistema quanto no acompanhamento dos indicadores. Isto é, essas parcerias ajudam a empresa a planejar as ações necessárias para otimizar os processos internos e a gestão da frota.
Portanto, para que telemetria funcione de maneira assertiva é fundamental contar com um sistema ERP. Esse tipo de ferramenta é um sistema integrado de gestão, que oferece suporte a automação e processos de diversos fins.
O ERP, no contexto das empresas de transporte por ônibus, é fundamental para reduzir custos, aumentar a produtividade e manter o equilíbrio operacional.
Assim, o ERP conecta as informações da telemetria veicular aos demais dados da empresa, de forma que todos os dados fiquem centralizados. Isso melhora a gestão no dia a dia, gera informações assertivas, relatórios personalizados e viabiliza tomadas de decisão mais rápidas.
Solução Praxio para empresas de transporte
A Praxio possui um software especializado na gestão de transporte e que permite a interoperabilidade com outros sistemas, inclusive os de telemetria.
Portanto, para atender às operações específicas do ecossistema de transporte, a Praxio tem diversas parcerias que ampliam as possibilidades na busca por uma solução que atenda perfeitamente à rotina de seus clientes. .
Você acabou de aprender o que é telemetria veicular e já pode conversar sobre o assunto com propriedade, além de buscar por soluções eficientes para a sua empresa. Não se esqueça de contar com uma parceria especializada no momento de escolher a melhor opção para o seu negócio.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a solução da Praxio? Clique no botão abaixo e solicite uma demonstração!