Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Transporte de encomendas por ônibus: como otimizar a operação

Uma forma inteligente de aumentar a rentabilidade da empresa de transportes de passageiros em um cenário onde as pessoas estão sendo estimuladas a ficar em casa sempre que possível é implementar o sistema de encomendas por ônibus. A ideia é aproveitar o espaço ocioso no bagageiro para o transporte de encomendas.

O processo ganha notoriedade entre os consumidores e força entre as empresas de transportes. Afinal, além de disponível para pessoas físicas, que podem utilizar o serviço para entregas intermunicipais e interestaduais por um valor bem mais acessível, agora também está disponível para pessoas jurídicas.

Ou seja, até mesmo pequenos e-commerces podem podem disponibilizar aos clientes essa forma de envio, e encaminhar suas mercadorias com segurança, eficiência e rapidez. 

Para a empresa de transporte de passageiros, a lucratividade extra ocorre porque se vale de um espaço muitas vezes subutilizado. O que, portanto, evidencia a grande vantagem de oferecer esse tipo de serviço operacional. 

Otimizar o processo da operação é imprescindível para garantir um serviço de qualidade. Assim, investir em uma plataforma digital pode ser a saída.

Nesse sentido, o uso do ERP – siga para Enterprise Resource Planning, ou em português Planejamento de Recursos da Empresa – pode ser a grande sacada para a gestão de todo o processo de encomendas, integrada ao financeiro e demais departamentos da empresa de transporte, para que estejam alinhados com a operação em geral.

Garantindo assim o tarefas bem alinhadas, entregas seguras, diminuindo o tempo de execução de processos e alinhamentos, bem como custos excessivos e retrabalhos.

ERP como aliado no transporte de encomendas por ônibus

A integração da ERP Passageiros, da Praxio, com a Enviabybus – startup de logística que possui o propósito de revolucionar o uso dos bagageiros dos ônibus para o envio de encomendas por todo o Brasil – traz a possibilidade de otimizar o espaço ocioso do bagageiro para todos os clientes ERP Passageiros.

Com a parceria entre as duas empresas especialistas em tecnologia, as vendas realizadas no comércio eletrônico, terão como alternativa para entrega para os consumidores o uso do bagageiro dos ônibus, seja para viagens intermunicipais, bem como interestaduais. 

A plataforma EnviabyBus tem o objetivo de facilitar e agilizar a conexão entre empresas de ônibus e remetente que precisa enviar suas encomendas de forma rápida e eficiente.

Desta forma, a integração entre plataformas ampliará a participação das empresas de ônibus neste mercado, possibilitando o aumento da receita. A novidade é que os clientes podem fazer cotações online de transporte de encomendas pelo site das empresas de ônibus e de portais de compras.

Assim, o remetente faz a entrega de encomendas via balcão na rodoviária. Com todas as informações entre sistemas integradas por meio do software de gestão integrada, os funcionários podem consultar todos os dados pertinentes a entrega via ERP, garantindo uma entrega organizada e segura.

Cenário devido ao Covid-19

Com o cenário atual em que a pandemia causada pelo novo coronavírus, os consumidores passaram a buscar alternativas para a compra de produtos. Nesse sentido, o e-commerce ganhou força. Fator que pode impulsionar a entrega de encomendas por ônibus. 

Assim, oferecer esse serviço pode ser uma boa saída para empresas de pequeno porte que querem agilizar as entregas. Isto é, sem precisar aumentar muito o custo do frete que muitas vezes espanta os consumidores.

É de conhecimento geral que a pandemia provocou um enorme prejuízo para as empresas de transportes de passageiros. E sem um panorama que indica uma retomada do segmento, é preciso buscar novas oportunidades é uma maneira de expandir os negócios a fim de ter mais lucratividade.

Como esse tipo de serviço não afeta a operação da empresa de transporte, uma vez que tudo é feito pela tecnologia, só traz benefícios para a empresa.

Aumente a rentabilidade

Para a empresa de transporte que quer buscar uma forma de aumentar a lucratividade, disponibilizar a encomenda por ônibus é uma boa saída. O recurso faz parte de possibilidades oferecidas pelo software de gestão integrada ERP Passageiros, da Praxio.

Para contratar, entre em contato com um de nossos consultores.