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NSTech e Praxio, do setor de tecnologia para logística e mobilidade, anunciam fusão e aumento de capital de R$ 500 milhões

NSTech consolida a liderança em software para logística e mobilidade na América Latina

A NSTech, maior plataforma de tecnologia para logística do Brasil, e a Praxio, hub de soluções em tecnologia para o transporte rodoviário de cargas e passageiros, anunciam uma fusão, que as permitirá montar o mais completo ecossistema de empresas de tecnologia para logística e mobilidade da América Latina.

Simultaneamente ao acordo, as empresas estão promovendo um aumento de capital de R$ 500 milhões, liderado pela SK Tarpon, por meio da Niche Partners – polo da gestora focado em investimentos em empresas líderes em mercados de nicho – e da Greenbridge, gestora de private equity que investe globalmente em empresas de tecnologia e foi fundada pelos suecos Ola Rollen e Melker Schorling (respectivamente CEO e principal acionista da Hexagon AB – empresa de tecnologia listada na bolsa de valores de Estocolmo, com valor de mercado de USD 35 bilhões), em conjunto com o brasileiro Eduardo Steinberg, empreendedor de tecnologia e ex-CEO da Hexagon Ventures.

De acordo com Valmir Colodrão, CEO da Praxio, esta fusão inicia o segundo ciclo de movimentos da empresa no setor. O primeiro aconteceu entre 2015 (com a entrada do fundo europeu Greenbridge Partners e aquisições da Hivecloud, Autumn, Avacon) e dezembro de 2020, com a aquisição da Fusion. “Esse movimento consolida ainda mais nosso posicionamento. Hoje somos ERP, TMS, WMS, DMS, 3PL, Marketplace e gestão multicanal de vendas de passagens, além de diversos recursos móveis que agilizam a operação e melhoram os resultados dos nossos clientes. Agora com a NSTech ampliamos o trabalho para ser referência em transporte, logística e mobilidade”, comenta Valmir.

O movimento contribuirá para acelerar o crescimento das empresas, que será realizado de maneira orgânica e, também, por meio de novas aquisições – inclusive, 65% do capital será usado para novas compras. Associando à estratégia de dívida, a capacidade para investimentos será de R$ 500 milhões, sobretudo nos mercados de Passageiros, TMS, Fintech e Marketplaces, o que permitirá expandir a mais completa plataforma digital para a cadeia de transporte rodoviário de cargas e passageiros.

Com a fusão, a NSTech passa a atender seis principais clientes: transportadores de carga, embarcadores, motoristas, seguradoras e corretores de seguro especializados em transportes, além dos players voltados ao transporte de passageiros. O objetivo é oferecer uma solução simples e completa, que contribua para o crescimento dos clientes e os apoie na busca por melhor eficiência operacional nas soluções voltadas ao transporte rodoviário de cargas e passageiros.

“Novos negócios com os atuais e potenciais clientes também serão facilitados com a fusão. Vamos também preparar a nova Companhia para a abertura de capital (IPO, na sigla em inglês), o que deve acontecer em até três anos”, afirma Vasco Oliveira, sócio da SK Tarpon e CEO da Niche Partners, que acumula mais de 20 anos de experiência no mercado de logística.

A fusão também permitirá à NSTech ampliar a liderança no setor de tecnologia para logística e mobilidade na América Latina, em pouco mais de oito meses, desde que realizou a sua primeira aquisição – a Buonny, empresa líder nacional no segmento de tecnologia para gerenciamento de risco e produtividade logística.

Os números da transação impressionam. A NSTech chega a um ARR (Anual Recurring Revenue) de US$70 milhões, sendo mais de 90% em receita recorrente. A companhia passa a ter 28 mil clientes e 14 produtos – sendo 8 na liderança – com alta margem bruta e muito espaço para crescimento orgânico. A plataforma contempla ainda a maior base de dados do setor, com mais de 1,8 milhão de motoristas cadastrados e R$12,5 trilhões de cargas averbadas por ano, além de mais de 90 milhões de cargas por mês. Para 2021, a NSTech projeta também atingir EBITDA de aproximadamente R$ 100 milhões, sem contar eventuais novas aquisições.

Longo Prazo

Apesar do potencial IPO, os sócios das gestoras reforçam que o investimento na plataforma é de longo prazo. “O IPO é apenas uma etapa da jornada, que nos permitirá seguir expandindo a Companhia para outros mercados, especialmente na América Latina”, comenta Eduardo Steinberg, sócio da Greenbridge. “Já operamos no México e daremos início à expansão na Colômbia, no Peru e no Equador. Algumas de nossas soluções também têm alta aderência em mercados maduros, como Estados Unidos e Europa”, analisa Vasco.

A NSTech atua para combater um dos principais gargalos para o desenvolvimento do País: a ineficiência na malha de transportes. Para se ter uma ideia, atualmente o Brasil gasta mais de 12% do PIB com logística, contra aproximadamente 7% gastos pelos  Estados Unidos. Cerca de 40% da frota roda vazia, sem carga. O País figura ainda na terceira posição em roubo de cargas em ranking global, duas posições atrás do México que lidera a lista – e enfrenta alto volume de acidentes em estradas federais envolvendo caminhões: aproximadamente 20 mil por ano. Os dados são da NSTech, compilados de diversas fontes.

Parte importante desse gargalo pode ser suprido por meio da tecnologia, que ajuda as empresas a terem mais produtividade, além de mitigar problemas como roubos e acidentes.

Sobre a SK Tarpon e a Niche Partners

A partir do aprendizado dos seus 18 anos de história, a SK Tarpon criou um ecossistema com polos interdependentes, cada um focado em um ramo de atuação diferente, com times dedicados e muita profundidade – é o ecossistema SK Tarpon.

Sua abordagem consiste na elaboração de teses de investimentos, com condução de processos robustos de diligência e aprovação de investimentos, valorização do legado empresarial e dos talentos existentes, impressão de um novo ritmo na gestão, além da identificação, em conjunto com o gerenciamento das investidas, de alavancas para deslocar o crescimento dos negócios.

A Niche Partners, braço do ecossistema da SK Tarpon, foi criada para buscar parcerias com empresas líderes em mercados de nicho, com o propósito de potencializar e perenizar o legado destes empreendedores, dado que a estratégia prevê a manutenção das marcas, da cultura e dos times de gestão, mas com a ajuda do time da gestora para levar as companhias para um novo patamar de performance. Como foco de investimentos, a empresa busca, além de líderes, empresas com ótimas margens, receita recorrente, excepcionais times de gestão, diferencial competitivo e tecnológico, bem como modelos de negócio asset light que gerem caixa.

Sobre a Greenbridge 

Greenbridge é uma empresa global de investimentos em tecnologia com visão de longo prazo. Nossa tese de investimentos é focar num número limitado de companhias e ajudá-las a crescer organicamente e através de aquisições, com objetivo de gerar valor de longo prazo aos empreendedores e nossos acionistas. Buscamos investir em empresas líderes em seus mercados com potencial de se transformarem em companhias mundiais. Nosso time tem grande experiencia em tecnologia, M&A e estratégia sendo composto por empreendedores que trabalham juntos há muitos anos. 

Sobre a NSTech

A NSTech é a maior plataforma de tecnologia para logística do Brasil. Criada em 2021, a tese é gerenciada pela Niche Partners. Congrega atualmente quatro grupos de empresas em torno de uma holding: Buonny, Opentech, AT&M e Brasil Risk, que são líderes no mercado de logística brasileiro com quase 20 mil clientes e possuem maior banco de dados do setor.

O propósito de reunir as empresas no guarda-chuva da NSTech é gerar valor para o País por meio da otimização do setor logístico, contribuindo com o sucesso, crescimento e rentabilidade de cinco grandes categorias de clientes: motoristas, transportadores, embarcadores, corretores de seguro e seguradoras que atuam no transporte de carga. 

A NSTech apoia as empresas do grupo a serem mais eficientes na sua logística: otimização de recursos financeiros, entregas mais rápidas, redução de emissão de CO2, acidentes e roubos.

Sobre a Praxio

Na Praxio, tecnologia é a ferramenta para descomplicar e mover o mercado, sempre em busca dos melhores resultados em gestão para transporte de passageiros e cargas. Conta em seu portfólio soluções como o sistema Globus, AvaCorp-i, Siga-i, Luna, Manu360, Ponto Virtual, Escala de Tripulantes, entre outros. Após 30 anos atuando como a marca BgmRodotec, a empresa passou a se denominar Praxio (www.praxio.com.br) desde novembro de 2018, e tem como novo posicionamento direções conectadas ao futuro.