O compliance no transporte rodoviário é uma ferramenta que contribui para melhorar processos, sobretudo relacionados às conformidades legais, segurança dos passageiros, responsabilidade social e ambiental, bem como sobre relações trabalhistas justas. Dessa maneira, é possível ter maior precisão na operação.
De acordo com a Pesquisa Maturidade do Compliance no Brasil 2021/2022, realizada pela KPMG, 75% dos executivos acreditam que o compliance é essencial para o bom andamento das operações das empresas. Entretanto, apenas 71% revisam e aprovam a cada ano o programa de ética e compliance.
Nesse cenário, outro dado chama atenção: menos de 20% das empresas chegam aos 10 anos de existência, segundo o Instituto Endeavor. Um dos motivos pela alta taxa de fechamento das empresas é a falta de controles internos e gestão deficiente a despeito das normas e leis brasileiras.
Em resumo, compreender o papel do compliance no transporte rodoviário é essencial para garantir que a empresa seja longeva, saudável e com capacidade de expansão. Continue a leitura e compreenda melhor o assunto!
O que é compliance?
Em resumo, compliance é agir de acordo com um conjunto de regras. Dentro de empresas de transporte essas regras podem significar protocolos a serem seguidos.
Dentro das empresas, e isso não se restringe ao setor de transportes, compliance tem o intuito de corrigir e evitar falhas na gestão de processos. Isto é, desde garantir o alinhamento das práticas internas às legislações até assegurar a padronização de processos internos.
O que significa a palavra compliance?
A palavra compliance tem origem no idioma inglês. Em tradução livre significa cumprir ou obedecer, dada sua origem no verbo “to comply”. Logo, compliance significa agir em harmonia com as regras impostas.
Sendo assim, compliance refere-se diretamente a garantir o cumprimento dos órgãos competentes sobre direitos trabalhistas, segurança de dados, responsabilidade fiscal, contábil, financeira, etc.
Assim, empresas de transporte que querem se consolidar no setor necessitam ter conhecimento sobre os processos internos e alinhar o compliance com os objetivos estratégicos, missão e visão da organização.
Por que o compliance é importante no transporte de passageiros?
Independentemente do setor em que a empresa atua, os riscos estão sempre presentes. Isto é, ninguém está imune aos riscos de tributação, trabalhistas, contábeis, éticos, etc.
Sendo assim, o compliance no transporte rodoviário visa garantir o cumprimento das normas estabelecidas pelos órgãos reguladores como, por exemplo, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Portanto, uma empresa que anseia por ser respeitada no ramo de atuação ao qual se dedica, precisa agir em harmonia com as diretrizes regulatórias e seus objetivos estratégicos, missão e visão da organização.
Quais são as 5 funções do compliance?
Quando falamos em compliance isso significa que as práticas e programas dessa estratégia são estruturadas em 5 funções principais. São elas:
- Identificação: refere-se a correta identificação de potenciais riscos e aconselhar a gestão sobre como proceder;
- Prevenção: seria o segundo passo da primeira função citada acima, pois refere-se à criação e posterior implementação de meios de controlar os riscos identificados;
- Monitoramento: para acompanhar o desempenho dos mecanismos de controle;
- Resolução: ter um protocolo para seguir e resolver possíveis complicações;
- Consulta: seria uma consultoria, aconselhamento, à gestão sobre as regras e subsequentes controles.
Quais são os tipos de compliance?
Embora compliance seja um termo geral, é importante saber que existem diversos tipos de compliance. Assim, sua prática dependerá do alinhamento de objetivos da empresa com o que de fato cada um demanda.
Os principais tipos de compliance são:
- Compliance tributário: para que as empresas cumpram suas obrigações fiscais;
- Compliance trabalhista: junto com o tributário, o compliance trabalhista é outro direito fundamental que refere-se a manter os direitos trabalhistas em dia;
- Compliance nos negócios: refere-se a um compliance mais generalista, ligado às atividades cotidianas da empresa;
- Compliance de proteção de dados: é o compliance direcionado para os trabalhos com uso da tecnologia atuais. Está ligado à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais);
- Compliance da saúde: voltado para o cumprimento de regras de segurança e bem estar de pacientes;
- Compliance nas instituições financeiras: compliance voltado para a segurança de operações envolvendo dinheiro a fim de evitar fraudes, lavagem de dinheiro, corrupção, etc.
Qual é o papel do compliance na empresa?
O principal objetivo do compliance é assegurar que a empresa esteja operando em conformidade com as regras impostas. Assim, evitam-se problemas futuros com antecedência.
Dessa maneira, inclui-se as operações envolvendo pessoas, processos e ferramentas – inclusive as tecnológicas. Destaca-se seu papel em dois principais níveis de atuação:
- Regras Externas
São as regras impostas para empresas de acordo com seu segmento. Por exemplo, leis estaduais para o transporte de passageiros.
- Regras internas
As regras internas, por sua vez, incluem controles impostos pela própria empresa. Isto é, agir de acordo com os protocolos internos para garantir a conformidade das regras externas.
Em suma, empresas que não entenderam ainda a importância do compliance tendem a correr mais riscos. Sendo assim, há possibilidade de prejuízos financeiros, perda de clientes e, claro, espaço no mercado.
Exemplos de compliance nas empresas
Uma empresa que atua com práticas de compliance reduz as chances de complicações legais. Por outro lado, organizações que têm essa preocupação a ponto de implementar a metodologia são mais seguras e atrativas para os investidores.
Um bom exemplo de compliance é o respeito à legislação ambiental do município, estado e país. Além deste, são exemplos de compliance nas empresas:
- Cumprir as normas regulamentadoras de segurança no trabalho;
- Cumprimento das normas ISO;
- Cumprimento das normas internas;
- Cumprimento das obrigações fiscais;
- Cumprimento das obrigações tributárias;
- Etc.
Como implantar o compliance?
O primeiro passo para implementar o compliance no transporte rodoviário é elaborar o código de conduta da empresa, caso não haja um ainda. Nesse momento, a presença de especialistas que podem ser contratados como consultores é primordial.
Assim, o compliance pode ser elaborado com uma linguagem acessível. Afinal, apenas conhecer a legislação para o setor não basta; é necessária a construção de uma cultura interna que blinde a empresa através de costumes e normas empresariais.
Em resumo, a elaboração e comunicação do compliance da empresa visa garantir o cumprimento de tais normas do setor. Isso pode ocorrer através de ações como workshops, treinamentos de reciclagem e, claro, fiscalização e monitoramento internos.
Vantagens do compliance nas empresas de transporte
Aqui está uma lista com algumas das principais vantagens do compliance nas empresas de transporte:
1. Sincronicidade dos processos
Para que a empresa funcione bem é preciso que os processos internos estejam alinhados. Dessa maneira, a criação e implementação de compliance no transporte rodoviário mune a empresa de ferramentas para que a operação flua com sincronia.
Afinal, há um protocolo a ser seguido e regras a serem cumpridas.
2. Melhora a imagem da empresa
Ter uma boa imagem perante o mercado é essencial para garantir a credibilidade com os clientes. Dessa maneira, o compliance se mostra um aliado por reforçar o cumprimento de regras.
3. Melhor relacionamento com os funcionários
Os colaboradores são o cartão de visita de qualquer empresa, em qualquer ramo. Afinal, são eles que sempre tem o contato mais direto com os clientes. Portanto, a satisfação dos empregados também deve sempre ser levada em conta.
Uma empresa que segue as normas promove senso de pertencimento. Ademais, quando o compliance trabalhista é cumprido, o funcionário trabalha com mais segurança ao saber que seus direitos estão sendo respeitados.
4. Produtividade
Atrelada à satisfação dos funcionários, a produtividade tende a aumentar. Além disso, a empresa consegue ter um bom programa de retenção de talentos e fidelização de clientes. Afinal, ganha status de empresa comprometida com a excelência nas operações.
5. Diminuição de riscos
O cumprimento das leis evita que a empresa enfrente processos jurídicos. O compliance no transporte rodoviário é, portanto, uma boa estratégia para não ter perdas financeiras e risco jurídico.
6. Auditação
Quando a empresa obedece às regras do próprio compliance em consonância com as leis do setor, é mais fácil realizar auditações fiscais e apontar inconformidades internas que poderiam causar danos à imagem da empresa e multas.
7. Análise de dados
O compliance no transporte rodoviário possibilita análise comparativa de dados. Isto é, tendo como referência o compliance é possível analisar a operação de ponta a ponta em busca de erros. Assim, é possível corrigi-los antes que causem problemas mais graves.
Software como solução para empresas de transporte
Um bom software de gestão traz maior facilidade para a empresa implementar o compliance. Logo, a implementação de um padrão de gerenciamento em conformidade com as leis pode ser garantido pelo software de gestão integrado.
Afinal, a solução consegue reunir em um só banco de dados todas as informações necessárias para automatizar a operação. Assim, o que destoa do padrão estabelecido é logo acusado a fim de ser corrigido.
As soluções da Praxio foram pensados especificamente para o setor de transporte rodoviário de passageiros. Assim, o sistema é especializado nessa operação e viabiliza a comunicação integrada entre todos os departamentos.
Em outras palavras, isso proporciona maior rapidez operacional, produtividade e confiabilidade nas informações repassadas. Afinal, os dados são provenientes da própria operação e tratados com assertividade para que os departamentos possam acessar de forma prática.
Ademais, essa tecnologia garante o gerenciamento total em conformidade com a legislação e atualização automática. A gestão de documentos fiscais, por exemplo, é automatizada, o que diminui a incidência de erro humano.
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Lei Geral de Proteção de Dados: o que é e como funciona a LGPD?
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