Case de sucesso gestão de manutenção - Viação Alvorada

Software para gestão de manutenção e oficina: caso de sucesso na Viação Alvorada

Confira a entrevista com o diretor de manutenção da Viação Alvorada, que explica o caso de sucesso da companhia com a utilização do software para gestão da oficina.

A Viação Alvorada é uma empresa portuguesa do setor de transporte por ônibus que atua na Área Metropolitana de Lisboa (AML) e oferece serviços de transporte público de passageiros.

A empresa é responsável pela zona noroeste da AML, que compreende os concelhos de Amadora, Oeiras, Sintra e ainda as ligações aos concelhos de Cascais e Lisboa – o que representa 33% da oferta rodoviária de toda a região de Lisboa.

Com uma equipe altamente qualificada e tecnologia de ponta, a Viação Alvorada tem investido em suas operações de manutenção e oficina, a fim de garantir a segurança e o conforto dos passageiros, bem como a disponibilidade da frota.

Para entender melhor como a Viação Alvorada tem alcançado esse sucesso utilizando o software da Praxio, confira a entrevista com o diretor de manutenção da Viação Alvorada, Paulo Esteves:

Valmir Colodrão e Paulo Esteves
À esquerda, Valmir Colodrão, fundador da Praxio. À direita, Paulo Esteves, diretor de manutenção da Viação Alvorada.

 

Mudança de software para gestão de manutenção e oficina da frota

Por que a Viação Alvorada decidiu trocar de software para sua gestão de manutenção e oficina?

Paulo Esteves: Com o nascimento da Viação Alvorada e aumento significativo da quantidade de autocarros, sentimos a necessidade de ir ao mercado procurar um software de manutenção mais sofisticado do que o antigo AS 400 da IBM.

Era nossa intenção otimizar a eficiência e eficácia dos processos de manutenção, aumentar a produtividade das equipas técnicas, melhorar os fluxos de trabalho, garantir a comunicação entre todos os intervenientes e, também, eliminar ao máximo o papel associado aos processos de manutenção.

 

O que levou a empresa a escolher o software da Praxio?

Paulo Esteves: Estudámos algumas opções de sistemas no mercado em Portugal, mas após uma visita a diversas empresas de transportes no Brasil, chegámos à conclusão que o software Globus da empresa Praxio seria aquele que melhor poderia adequar-se à nossa realidade, porque é específico para as empresas de transportes de pesados de passageiros.

 

O uso do software na prática para a gestão de manutenção e oficina

Quais as principais mudanças operacionais obtidas com a nova tecnologia?

Paulo Esteves: Desde que trabalhamos com o Globus, eliminámos tarefas administrativas. O que antes era feito por meio de folhas de papel, agora é facilmente realizado por meio de PCs estrategicamente instalados nas nossas oficinas de manutenção.

Assim, em vez de os nossos técnicos preencherem folhas de obra em papel, para que no dia seguinte um colega administrativo efetue o fecho e registo em computador, as informações são inseridas automaticamente no sistema.

Os técnicos têm acesso fácil aos PCs e é aí que abrem a OS, executam o serviço, descrevem o serviço que efetuaram e fecham a obra na conclusão deste, isto de forma simples e segura dado que introduzem uma password que previamente recebem para segurança da operação.

 

Ganhos obtidos com a tecnologia especialista

Quais benefícios a Viação Alvorada obteve com essas novas rotinas?

Paulo Esteves: Efetivamente, a implementação do Globus trouxe inúmeras vantagens para a empresa. A transição de um sistema de trabalho baseado em papel para o digital permitiu-nos melhorar a eficiência e qualidade do nosso trabalho diário.

Uma das grandes vantagens do sistema é a possibilidade de consultar o histórico completo de reparações nas viaturas, o que nos permite ter uma visão precisa da manutenção/intervenção que foi realizada em cada viatura. Isso permite uma sinergia entre os serviços executados e os serviços em execução, ajudando-nos a identificar de forma mais rápida e eficiente as avarias de mais difícil resolução.

Outra vantagem é o alerta para os casos de retrabalho, isto é, quando uma viatura apresenta avarias frequentes. O Globus identifica as avarias recorrentes/reincidentes permitindo-nos proceder à correção das mesmas e a prevenir futuras ocorrências. Esta é uma forma eficaz de otimizar o trabalho dos técnicos, reduzindo assim a quantidade de avarias, desempanagens, imobilizações, bem como como os custos com as reparações.

 

Quais são os principais diferenciais do software especialista da Praxio?

Paulo Esteves: O sistema Globus é altamente personalizável e pode ser configurado para atender às necessidades específicas da nossa empresa. Os campos de informação e alertas são parametrizáveis pela nossa equipa de manutenção, o que permite maior flexibilidade e eficácia no gerenciamento de dados.

Temos a possibilidade de consultar o histórico das viaturas e identificar eventuais problemas recorrentes, a redução de custos com o retrabalho e a personalização do sistema às nossas necessidades específicas são algumas das vantagens que experienciámos.

Além disso, o sistema permite-nos também avaliar o desempenho dos nossos colaboradores de manutenção e identificar áreas de melhoria. Podemos analisar detalhadamente o tempo gasto em cada tarefa, o número de peças substituídas e outras informações importantes para avaliar a eficiência do nosso trabalho.

 

 

Conclusão

Por que você recomenda a utilização do software da Praxio?

Paulo Esteves: Após a implementação do Globus, sentimos que conseguimos ter um maior controlo na gestão da manutenção. Esta é a uma opinião transversal a todos os utilizadores do Globus inclusive a dos nossos técnicos de manutenção.

Efetivamente este software transforma todos os nossos dados de manutenção em informações valiosas para a tomada de decisão em tempo útil, ao gerar relatórios e indicadores de performance, que nos permitem avaliar a eficiência do nosso trabalho e identificar áreas e oportunidades de melhoria. Isso ajuda-nos a otimizar o nosso trabalho e a tomar decisões mais assertivas.

O sistema também nos permite avaliar o desempenho dos nossos colaboradores da manutenção. Podemos agora analisar detalhadamente os trabalhos que estão pendentes, tempo gasto em cada tarefa, o número de peças substituídas e outras informações importantes para avaliar a eficiência do nosso trabalho.

Por outro lado, dá-nos um conjunto KPIs como Indicadores de gestão, técnicos, económicos e organizacionais personalizados, com base nos parâmetros automáticos existentes, que nos permite concretizar um conjunto de indicadores que são solicitados mensalmente pela TML e pela gestão de topo.

Claro que existem aspetos a melhorar e desenvolvimentos a realizar, nem que seja pelo nosso nível de exigência, mas contamos com a equipa da Praxio para conseguirmos essas melhorias necessárias, até porque até à data têm se mostrado sempre disponíveis para nos ajudar e a sugerir formas mais simples de atingirmos os nossos objetivos.

Estamos confiantes de que a utilização do software da Praxio continuará a trazer benefícios para a  empresa no futuro.

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