No atual cenário, a venda embarcada pode ser uma alternativa rentável para as empresas de transporte. Com a forte concorrência e um público cada vez mais conectado por meio das soluções digitais, a modalidade de venda de passagens consegue suprir demandas até então pouco exploradas.
Apesar da gestão de vendas de passagens por si só ser um desafio à parte, ao ampliar os canais de oferta de venda, a empresa de transportes consegue alcançar novos públicos, encontrar oportunidades de venda e fortalecer sua marca.
Entretanto, para alcançar esse objetivo (e muitos outros), é necessário acompanhar o ritmo da digitalização global e investir em soluções de tecnologia que possibilitem tais funcionalidades.
O que é venda embarcada?
Venda embarcada é a emissão eletrônica da passagem de ônibus rodoviário durante a viagem. Assim, o próprio ônibus se torna um ponto para venda de passagens.
Tudo acontece com o auxílio do motorista, que realiza a venda. O BP-e (Bilhete de Passagem Eletrônico) é emitido ali mesmo, através de tecnologia mobile, seja via celular, tablet ou máquina POS.
A venda embarcada é especialmente relevante em cidades mais afastadas que, muitas vezes, não contam com uma estrutura rodoviária.
Dessa forma, em vez de o passageiro se deslocar até a rodoviária da cidade mais próxima, ele pode comprar sua passagem diretamente no ônibus, imediatamente antes de embarcar, em pontos pré-determinados ao longo do trajeto da viagem.
Ainda assim, a venda embarcada não se destaca somente nesse cenário. Afinal, trata-se de uma excelente estratégia para alcançar mais passageiros e gerar mais vendas. Além disso, ela otimiza o uso da frota com o aproveitamento total dos assentos dos ônibus.
Como é a venda embarcada no transporte rodoviário por ônibus?
A venda embarcada no transporte rodoviário por ônibus é segura e rápida. Ao transformar o próprio motorista em um agente de vendas de passagens, a empresa de transportes consegue vender mais bilhetes e melhorar sua receita.
Os pontos de embarque são pré-determinados em acordos com as prefeituras locais. Dessa maneira, tanto a empresa como os passageiros podem se programar.
O motorista emite o bilhete quando o passageiro entra no ônibus. O ideal é que a gestão das informações de venda sejam controladas de forma integrada aos demais pontos de venda.
Dessa maneira, todas as informações de pontos de venda ficam atualizadas. Isso evita, por exemplo, que a empresa venda duas vezes o mesmo assento.
Além disso, a integração é fundamental para que se tenha o controle completo de toda a receita e de emissões fiscais.
6 benefícios da venda embarcada para empresas de transporte
A venda embarcada gera benefícios não apenas para a mobilidade como um todo, como também para as empresas de transporte. Confira:
Aumento da receita
A venda embarcada consegue promover um aumento substancial da receita nas empresas. Afinal, ao alcançar mais clientes, vende-se passagens e também é possível que os passageiros viajem mais vezes.
Vale lembrar que se locomover até uma cidade com rodoviárias tem um custo. E esse custo pode ser determinante para incentivar ou não a viagem.
Fortalecimento da marca
A venda embarcada atua de maneira ativa no fortalecimento da marca. Isto é, demonstrando ao mercado que está atenta às necessidades e comportamento dos consumidores, cada vez mais digitais, a empresa reafirma seu posicionamento e cuidado com os passageiros.
De acordo com dados da Abrati (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), as empresas de transporte estão cada vez mais digitalizadas para acompanhar os novos hábitos de consumo, muito pautados pelo mundo digital.
Diferentemente de períodos anteriores, os consumidores atuais estão mais atentos às empresas que consomem. Isto é, os clientes pesquisam sobre a empresa, sobre sua preocupação em dar comodidade aos passageiros, etc.
Ao relacionar a empresa com esse tipo de serviço, as chances de fidelizar os clientes são muito maiores. E a venda embarcada pode ser uma maneira prática de ampliar os canais de venda.
Diferencial entre os concorrentes
A venda embarcada destaca a empresa de transportes no mercado, tornando-a mais competitiva.
Uma empresa que tem como opção o embarque de passageiros em uma viagem já iniciada chama atenção. Afinal, isso transparece investimento interno, uma empresa atenta ao mercado e mais bem preparada para atender o público com inovação.
Agilidade na operação de venda
A venda embarcada é uma venda descomplicada. Mas, nem por isso é menos segura, pelo contrário: é tão segura quanto as vendas nas demais modalidades.
Porém, com a venda embarcada as burocracias dão lugar à agilidade na operação de venda. O que, no final do dia (e do mês) significa mais facilidade para fechamento de caixa e mais passagens vendidas.
Uso da capacidade da frota
Com a venda embarcada, os assentos que, provavelmente, ficariam vazios durante a viagem são vendidos.
Isso significa um melhor uso da frota e dos recursos da empresa. Além disso, quando o transporte coletivo transita com sua capacidade máxima de transporte, isso é um ganho também para o meio ambiente, porque diminui o impacto ocasionado.
Melhora a percepção do mercado
Os indicadores relacionados à venda embarcada ajudarão os gestores no entendimento de linhas mais rentáveis, rotas que performam melhor e perfil do consumidor em todos esses casos.
Dessa maneira, a gestão conseguirá analisar e controlar melhor o uso da frota, o que facilitará a geração de insights e ações para otimizar a operação.
Como funciona o BP-e na venda embarcada?
O BP-e, ou Bilhete de Passagem Eletrônico, é uma exigência do CONFAZ desde abril de 2017.
De forma resumida, o BPe é um documento eletrônico presente no SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), e sua existência se restringe ao mundo digital. Tanto é que seu armazenamento se dá de forma eletrônica com o intuito de documentar as prestações de serviço de transporte de passageiros.
Sendo assim, os passageiros podem embarcar diretamente com o BP-e emitido online, sem a necessidade de se dirigir a um guichê na rodoviária para realizar a troca dos bilhetes.
Para as empresas de transporte de passageiros, a melhor forma de garantir um preenchimento seguro e sem erros do documento é através de um sistema de gestão de venda de passagens.
Afinal, com esse tipo de solução é possível centralizar os canais de venda da empresa de forma segura e automatizando a ação.
Como vender passagem de ônibus pela internet?
Não só na venda embarcada baseia a diversidade de canais de venda de passagens. Além dessa, há um grande leque de oportunidades quando o assunto é vender passagens online, em multicanais.
Veja algumas formas de vender passagens de ônibus pela internet:
1. Sites e portais web
Os portais web e sites são excelentes formas de alcançar mais clientes no mundo digital. Afinal, ao disponibilizar passagens na web, a empresa permite que os clientes comparem valores, serviços, itinerários e afins.
Além disso, com vendas online novas oportunidades de negócios podem surgir. É o caso dos pacotes com hotéis, pousadas e resorts que podem vir a ser parceiros da empresa de transporte.
2. Guichê POS
A venda de passagens em guichês POS é ainda pouco explorada no segmento. Entretanto, é muito efetiva.
Consiste em vender passagens em pontos comerciais alternativos em cidades mais afastadas. Isto é, por meio de um aparelho com acesso à internet, os clientes podem adquirir suas passagens sem necessidade de ir a grandes cidades ou agências de viagem.
3. Site ou app próprios
Atualmente a internet é a maior vitrine do mercado. Portanto, se possível é importante contar com seu próprio domínio online.
Embora não seja essencial, o site próprio pode oferecer vantagens para clientes e empresas através de descontos, clube de pontos e afins. Além disso, permite que a relação do consumidor com a marca seja mais próxima.
Vale lembrar que as vendas online não substituem os pontos de venda tradicionais como guichês e agências de viagem, pelo contrário; somam-se a eles para ampliar ainda mais o alcance das empresas.
A gestão de todos esses canais, físicos e digitais, exige amparo tecnológico para funcionar. Portanto, investir em uma plataforma de gestão integrada otimiza a operação.
Conheça a plataforma Praxio Luna
A venda embarcada, assim como as demais formas de alcançar os clientes, pedem por uma plataforma de gestão integrada. Isto é, uma plataforma que emita de maneira segura e automática o BP-e de todas as modalidades de venda e permita o controle total da gestão sobre as vendas das passagens.
Esse é o caso da plataforma Praxio Luna, que proporciona o controle de ponta a ponta sobre as vendas de passagens remotamente nos múltiplos canais de venda.
Além disso, a Praxio Luna possui integração com os principais expoentes do mercado online de venda de passagens.
São parceiros Praxio Luna: Embarca Aí, Econobonuz, Clickbus, Abordo, Distribusion, Blablacar, Gipsyy e Buson.
Agora que você já sabe um pouco sobre venda embarcada, conheça aqui outras formas de ampliar as vendas de passagens da sua empresa!