Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, é fundamental que as empresas de transporte se destaquem não só pela qualidade de seus serviços, mas também pela eficiência na gestão de suas operações. É nesse contexto que entra em cena a plataforma de gestão de vendas no transporte.
Afinal, uma das principais vantagens desse tipo de tecnologia é a possibilidade de gerenciar vendas em múltiplos canais de forma totalmente integrada, seja no físico ou digital. Assim, proporcionando uma experiência unificada e fluida ao consumidor – ou seja, omnichannel.
Além disso, a análise de dados é o que contribui para uma gestão mais estratégica. E a visão completa e em tempo real do desempenho do negócio também pode ser feita por meio da tecnologia.
Com mais flexibilidade e segurança nas operações, é possível planejar o pricing, aplicar programas de fidelidade, entre outras ideias. Ademais, entregas fiscais e legais como o BPe e o monitriip deixam de ser uma dor de cabeça!
Principais aspectos da gestão de venda no transporte
A gestão de vendas no setor de transporte é de extrema importância para garantir o sucesso financeiro de empresas de transporte, sobretudo em um cenário onde 12,5% das viagens realizadas entre 2020 e 2021 foram feitas por ônibus de linha (excluindo fretados), em comparação com 10,2% das viagens de avião, de acordo com a PNAD Contínua Turismo.
Isso significa que, depois do transporte por veículo próprio, o ônibus ainda é o meio de transporte mais relevante para deslocamentos entre estados.
Portanto, uma gestão de vendas eficiente, capaz de alcançar esses passageiros, oferecer facilidades e um serviço de qualidade em conformidade com as leis de trânsito do setor, é a melhor maneira de aumentar a receita das empresas desse segmento.
No entanto, uma boa gestão de vendas no transporte vai além de apenas vender mais. Ela envolve um conjunto de fatores que elevam a qualidade e a segurança do serviço oferecido.
Nesse sentido, é importante destacar que o Monitriip (Sistema de Monitoramento do Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional Coletivo de Passageiros) é uma forma de regularizar o setor e facilitar a coleta de dados das viagens. A adequação correta da empresa ao Monitriip deve fazer parte da gestão eficiente.
Dessa forma, os dados são enviados diretamente para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e facilitam a emissão de documentos fiscais, como o BPe, proporcionando mais segurança e rastreabilidade nas viagens interestaduais.
A inovação na operação de venda de passagens
A inovação na operação de venda de passagens impulsionada pela digitalização traz uma série de oportunidades para as empresas de transporte, tornando-as mais competitivas e alinhadas com as expectativas dos consumidores.
Afinal, os passageiros vêm adotando uma abordagem mais digital em seus hábitos de consumo, o que exige adaptações por parte das empresas de transporte. Assim, é possível oferecer uma experiência mais personalizada.
A venda embarcada é um bom exemplo, pois permite que o passageiro adquira a passagem de ônibus diretamente no veículo, durante o trajeto do ônibus ou imediatamente antes de seu embarque.
A digitalização também permite a venda de passagens online, em sites que têm como foco o turismo rodoviário. Além disso, as empresas podem oferecer serviços adicionais aos seus clientes, como é o caso do check-in online.
7 benefícios da tecnologia para gestão de venda no transporte
O uso da tecnologia para gestão de venda no transporte pode ser feito em várias frentes. Não por acaso, as ofertas e estratégias voltadas para o setor em tecnologia surgem aos montes diariamente.
Entretanto, é importante atentar-se a quem fornece a tecnologia para a empresa. Afinal, o setor de transportes possui especificidades que tecnologias generalistas podem não suprir. Dessa maneira, confira 7 benefícios da plataforma Luna, tecnologia para gestão de vendas no transporte!
1. Venda de passagens em múltiplos canais
A venda em múltiplos canais, ou estratégia de omnichannel é uma forma de alcançar potenciais clientes para as empresas.
Ao aumentar a oferta de pontos de venda, como a venda embarcada, por exemplo, as chances de alcançar passageiros com diferentes necessidades e perfis aumenta. É o caso dos passageiros que decidem viajar de última hora, ou que residem em cidades mais afastadas, distante das rodoviárias.
Do mesmo modo, o guichê POS também é uma boa estratégia, pois muitas cidades não possuem estrutura para uma rodoviária. Fato esse que obriga as pessoas a se deslocarem a cidade mais próxima para comprar suas passagens. Todavia, esse deslocamento tem um custo econômico e pessoal, o que pode coibir novas viagens.
Nesse sentido, o guichê POS supre muito bem a demanda, por se tratar de pontos de venda em comércios locais. Além destes, é importante ter um canal de venda online por meio de domínio próprio ou até alocado em sites parceiros. E, claro, os guichês tradicionais nas rodoviárias.
Com essas iniciativas a empresa consegue alcançar mais pessoas e consequentemente vender mais.
2. Controle total nas vendas
Ainda que a empresa já trabalhe com diversos canais, é importante pensar na melhor forma de fazer a integração entre eles, principalmente quando se fala em fechamento do caixa.
Assim, é necessário ter controle total sobre as operações para garantir uma boa gestão de vendas no transporte. Isso significa que uma gestão assertiva precisa ser capaz de gerenciar dados de embarque, desembarque, financeiro e auditoria.
Novamente, uma ferramenta tecnológica corrobora positivamente para que isso aconteça. E mais: de maneira automatizada, o que diminui a incidência de erro humano nas informações repassadas.
De posse desse controle e informações, a gestão consegue, através de dados da própria operação, pensar estratégias e gerar insights que irão colaborar com as vendas e geração de receita na empresa.
3. Gestão integral e automática
Uma boa plataforma para gestão de venda no transporte por ônibus tem a capacidade de integrar de maneira automática os dados da empresa com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ).
As emissões de documentos fiscais como BPe, DABPe, BPe em contingência, além de rotinas como cancelamento de BPe e adequação ao Moniitrip, podem ser feitas de forma automática através de uma plataforma de gestão de venda como a Praxio Luna, por exemplo.
Vale lembrar que todos esses documentos fiscais devem ser encaminhados ao SEFAZ, podendo gerar problemas quando há incoerência ou ausência nos envios.
Nesse aspecto, a tecnologia auxilia também quando há queda no sistema do SEFAZ durante as vendas, uma vez que, a plataforma assegura o funcionamento de todos os canais de venda e seus respectivos comprovantes fiscais, não prejudicando nem ao passageiro nem à empresa.
4. Informações de venda em tempo real
O acompanhamento em tempo real é possivelmente uma das coisas mais interessantes que a tecnologia proporciona tanto para a vida cotidiana, quanto para os negócios.
Sendo assim, acompanhar as informações de venda em tempo real representa um passo à frente na gestão de vendas no transporte. Considerando que, ao vender em múltiplos canais, caso não haja um sistema de vendas que permita tal integração e acompanhamento, as chances de erros e duplicatas aumenta.
Dessa maneira, com o auxílio da tecnologia, é possível monitorar como estão as vendas e evitar erros que possam atrapalhar a operação e prejudicar a empresa e passageiros.
5. Adequação ao pricing
O pricing, que já acontece há anos no modal de transporte aéreo, é uma herança do setor para o modal rodoviário. Porém, essa herança só é possível graças ao amparo tecnológico de plataformas de venda e gestão de passagens.
A prática consiste em acompanhar a variação nos valores da passagem de ônibus e aproveitar quando estiverem mais baixas para efetuar a compra.
Para os passageiros representa uma grande vantagem por poderem comprar as passagens com antecedência. Além disso, para as empresas, também há ganhos. Afinal, a receita pode ser antecipada e não depende mais da compra diária ou mensal.
6. Recursos de inteligência
A gestão de venda no transporte pode se beneficiar muito da tecnologia, conforme estamos observando. Porém, esse uso precisa ser feito de maneira estratégica com recursos de inteligência artificial.
Na plataforma Praxio Luna, por exemplo, o sistema está apto a armazenar BPes através do BussWallet da TFO, além de possuir 8 equipamentos de venda embarcada devidamente homologados. Isso representa mais agilidade para a operação de vendas e prestação de contas.
7. Segurança de dados
A segurança de dados é uma preocupação relevante em tempos de digitalização. E, se tratando de gestão de venda no transporte, é preciso ter um cuidado a mais com os dados da operação. Por isso é importante contar com o cloud computing para garantir a segurança de dados.
Em outras palavras, ao armazenar os dados em nuvem e não em servidor físico, além de mantê-los mais seguros, é economicamente mais interessante para as empresas.
Afinal, não será necessário arrumar um espaço físico para alocar o servidor, o que não é seguro e os deixa suscetíveis a oscilações elétricas que podem destruir todas as informações.
Nesse sentido, o cloud computing conta com mais camadas de escalabilidade, segurança, privacidade, disponibilidade e sustentabilidade.
O Luna Data Center, por exemplo, tem quatro níveis de hospedagem e entende de forma inteligente as demandas de vendas e gestão considerando os dias da semana e sazonalidade.
A plataforma de gestão Praxio Luna ilustra muito bem todas as funcionalidades e facilidades de uma ferramenta robusta. Suas funcionalidades garantem à gestão um controle total e assertivo de venda de passagens.
Agora que você já conhece alguns benefícios da gestão de venda no transporte, venha ver na prática como a Praxio Luna otimizou a gestão do Grupo Moreira de transportes! Confira aqui este caso de sucesso da plataforma Luna da Praxio!