desafios e habilidades para turismo rodoviário

Quer lucrar com turismo rodoviário? 10 habilidades para empresas de transporte

O turismo rodoviário envolve uma série de desafios. Ainda assim, o momento econômico favorece esse setor. Saiba como aumentar a lucratividade na empresa de transporte rodoviário de passageiros.

O turismo rodoviário sofreu um forte impacto com a crise da pandemia. Entretanto, já é possível perceber uma otimista e ascendente mudança no cenário geral. Por isso, as empresas de transporte tem necessidade de estar preparadas para esse momento em que novas oportunidades surgem no setor.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em julho de 2022 o setor de turismo apresentou crescimento de 25,9% com relação ao mesmo período do ano passado.

Essa expressiva alta é fortemente impulsionada, entre outros, pelo transporte rodoviário de passageiros para fins de turismo. Assim, para que a sua empresa consiga aproveitar a boa fase do turismo rodoviário, elencamos algumas habilidades principais para desenvolver internamente. Aproveite!

10 habilidades para empresas de turismo rodoviário

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1. Gestão de contratos

Para garantir o lucro da sua empresa de forma saudável, é importante preservar a boa organização das informações. Dessa maneira, todos os contratos devem ficar armazenados de forma fácil para que você ou alguma outra pessoa da equipe pertinente consiga consultar sempre que necessário.

Portanto, idealmente é preferível ter os contratos arquivados em softwares específicos. Assim, a gestão pode ter um banco de dados dos clientes, o que auxiliará na gestão efetiva dos contratos.

2. Escala

Caso a empresa concilie atividades de fretamento eventual e contínuo, é necessário que a disponibilidade dos motoristas com relação à frota seja bem organizada. Isto é, ter fácil acesso de uma maneira organizada a agenda que está disponível.

Portanto, é essencial ter um controle efetivo da escala dos motoristas para que você possa honrar os contratos. Caso contrário, a operação pode sofrer com atrasos e outros problemas relacionados à má qualidade do serviço.

Tudo isso por acarretar em perda de credibilidade, processos judiciais, entre outras adversidades.

3. Gestão de manutenção

As empresas de transporte que querem otimizar suas habilidades precisam ter atenção ao básico, em primeiro lugar. Nesse sentido, o controle assertivo de manutenção faz com que a empresa tenha sempre uma frota de qualidade na rua. 

Assim, garante-se a segurança de passageiros e colaboradores, evita-se multas por mau estado de conservação, pane seca, pneus carecas, etc. Além disso, quando a frota está conservada e com a parte mecânica em dia, a imagem da empresa se fortalece.

4. Financeiro

Assim como em todos os negócios, uma empresa de transportes e turismo rodoviário necessita lidar com uma série de contratos e valores variáveis. Dessa maneira, é de suma importância para manter a saúde financeira da organização que haja um controle sobre o dinheiro que entra, fica ou sai.

Por isso, ter o controle de todos os boletos parcelados ou à vista, pagos ou não, garantirá a sobrevivência do seu negócio. E, vale lembrar, que não adianta desenvolver inúmeras planilhas, facilmente alteráveis; é importante ter dados confiáveis neste momento.

5. Controle de Comissões

A parceria comissionada com agências e operadoras de viagem é uma prática comum entre empresas que trabalham com turismo rodoviário. Assim, garante-se que a frota não ficará ociosa e gerará lucro.

No entanto, é sempre bom ressaltar que as referidas parcerias são comissionadas. Ou seja, é preciso antever e se programar para o repasse do valor acordado. Dessa maneira, a gestão conseguirá visualizar o quanto está, de fato, lucrando com a parceria.

Além disso, ter esse controle de pagamentos diversos na administração das finanças do turismo rodoviário, faz com que a empresa de turismo fortaleça a sociedade e tenha sempre parcerias em vista.

6. Serviço de encomendas pelo bagageiro do ônibus

O envio de encomendas pelo bagageiro do ônibus vem ganhando cada vez mais espaço no turismo rodoviário. Logo, uma prática já difundida e muito popular entre os passageiros ao se oficializar se transforma em uma maneira de gerar lucro para as empresas de transporte.

O funcionamento é simples e garante que a frota seja utilizada em sua totalidade. Porém, sem o uso de uma solução tecnológica a gestão dessa nova fonte de renda pode se tornar um problema dentro da empresa.

Por isso, o TMS Encomendas, uma das ferramentas integradas com sistema nativo ao Globus, permite cotações online feitas diretamente no site da empresa de transportes. Dessa maneira, ampliam-se as opções de vendas por e-commerces também.

7. Otimize a gestão de venda de passagens

A venda de passagens no turismo rodoviário, inerente à operação de empresas de transporte intermunicipal e interestadual, por mais incrível que pareça, pode se tornar o elo fraco da operação comercial de uma empresa.

Isto é, quando a venda de passagens não é otimizada, provavelmente a empresa não irá lucrar tanto quanto poderia.

Portanto, uma das maneiras de aumentar a lucratividade da empresa é trabalhar com mais pontos de venda de passagens. Assim, aumenta-se as chances de alcançar potenciais passageiros e efetivar vendas.

Dessa maneira, um sistema para gestão de venda de passagens multicanais pode ser uma excelente solução para esse déficit. Afinal, com ele é possível integrar todos os canais de vendas de passagem para um controle financeiro assertivo.

Isso significa que a empresa de transporte não precisa ter receio de investir em um novo ponto de venda e não conseguir gerenciar essas informações.

Afinal, toda a gestão comercial, operacional e financeira das vendas de passagens são automatizadas, incluindo seus Programas de Fidelidade​.

8. Venda embarcada

A modalidade de venda embarcada aumenta as chances de ter mais lucro na empresa de transportes. Sobretudo se tratando do turismo rodoviário.

Assim, é importante possuir também essa modalidade de venda nos canais da empresa. Em outras palavras, com a venda embarcada, os passageiros não precisam mais se deslocar até uma rodoviária para embarcar. Com pontos de encontro pré-determinados, o motorista se torna um canal de vendas móvel.

Dessa forma, o turismo rodoviário pode contar com um maior campo de atuação em cidades menores, sem estrutura para rodoviárias. Logo, além de democratizar o acesso ao turismo rodoviário para cidades menores, a modalidade de venda representa um ganho para o setor,

9. Controle de abastecimento

Empresas de transporte que anseiam aumentar os lucros com turismo rodoviário não podem perder de vista os custos operacionais. Entre eles, o custo com abastecimento – que assusta muitos gestores de transporte devido aos preços de combustível pelo país.

Manter um bom controle de abastecimento através de dados da operação, como km rodada por litro de combustível, vias utilizadas, tempo de viagem, etc, é uma excelente forma de não perder dinheiro.

Vale lembrar que para começar a lucrar, primeiro é preciso parar de desperdiçar dinheiro. Sobretudo quando se trata de empresas de transporte rodoviário de turismo.

10. Organize-se internamente

Para lucrar com turismo rodoviário não basta investir em ações externas. Por isso, é de suma importância que a sua equipe esteja alinhada com as ideias da empresa. 

Sendo assim, ter uma boa gestão também do departamento de Recursos Humanos, com folha de pagamento em dia, férias, apontamento de horas, etc promove bem estar aos funcionários e evita que os gestores tenham problemas com as leis trabalhistas futuramente.

Além disso, por se tratar de uma operação que lida basicamente com o alto fluxo de trânsito, para manter o controle da equipe de motoristas, adote um sistema de ponto eletrônico/virtual. Com isso será possível manter o controle da equipe e dar maior comodidade a todos.

Como aproveitar o crescimento do turismo rodoviário?

De acordo com dados da Fundação Getúlio Vargas, o setor de turismo no Brasil corresponde a 3,7% do PIB e empresa 3% do total de empregos no país. Sendo assim, investir no crescimento do turismo rodoviário é uma forma de empresas de fretamento e agências expandirem os negócios.

Porém, inicialmente pode parecer difícil galgar um lugar nesse mercado tão concorrido. Contudo, é perfeitamente possível. Afinal, a demanda é grande e tende a crescer ainda mais.

Sendo assim, através do controle assertivo de processos, digitalização da operação, e soluções tecnológicas voltadas para o setor, é possível gerar economia de recursos, aumento de produtividade e receita.

Vale lembrar também que, para se manter competitivo no mercado é essencial ter clareza em seus processos. Portanto, há espaço para crescimento para aqueles que estão atentos às tendências de mercado e soluções digitais.

Tecnologia como diferencial

O software de gestão software Globus, da Praxio, é a solução para agregar em um único lugar todas essas funcionalidades citadas acima. Afinal, é uma referência no segmento; integra todas as áreas da empresa, escala de motoristas, e muitas outras funcionalidades, trazendo mais agilidade para os processos internos.

Se você está em busca de oportunidades lucrativas para expandir o seu negócio, não deixe de conhecer a nossa solução! Além de gerenciar empresas de transporte rodoviário, também conta com um módulo totalmente voltado para o segmento de turismo, abrangendo toda a operação e parte administrativa deste processo.

Entenda como nosso sistema pode te ajudar a resolver os mais complexos desafios contando para um especialista o que você precisa! É do setor de turismo rodoviário? Então, entre em contato conosco e agende uma demonstração!

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