Vencer os desafios da mobilidade urbana não é uma missão exatamente fácil. O fretamento contribui de forma importante nos deslocamentos e, para garantir a eficiência necessária deste serviço, um bom software para transporte fretado faz toda a diferença.
Para melhorar a gestão da empresa, aumentar o número de clientes satisfeitos e obter a lucratividade desejada, o ERP é uma das ferramentas mais adequadas. Se for uma solução específica para as empresas de fretamento, melhor ainda, porque esse investimento potencializa o sucesso da operação.
Certamente, você já ouviu falar de ERP, que vem do termo em inglês Enterprise Resource Planning – um software que coleta, agrega e unifica as informações e dados dos departamentos da empresa em uma única plataforma criptografada.
Dessa forma, a gestão do fretamento se torna mais ágil, assertiva e reflete no nível de satisfação dos clientes. Além disso, reduz os custos operacionais e as margens de erro porque garante a automação necessária à operação de transporte de passageiros.
Seja qual for o porte da empresa, um software para transporte fretado é a certeza de ampliação dos resultados e de melhoria na performance operacional deste setor. Quer saber mais sobre as vantagens do ERP? Confira tudo neste artigo.
O que é um ERP?
O ERP é um sistema que centraliza os dados da operação e disponibiliza as informações, em tempo real, para gestores, analistas e demais profissionais envolvidos na operação de fretamento. Esse acesso pode ser feito por computadores (desktop) ou dispositivos móveis. Ou seja, os dados estão à palma da mão.
Além de automatizar as atividades do dia a dia, o software para transporte fretado faz o controle de clientes, orçamentos, contratos, receitas, despesas, terceiros/agregados, documentação, vencimentos, relatórios, gestão contábil e fiscal, jornadas, quilometragem, manutenção, roteirização e todos os demais processos da empresa de fretamento.
Diferença entre ERP comum e ERP especialista
Um ERP comum – ou genérico – faz a gestão dos dados de backoffice, aqueles essenciais ao funcionamento mínimo de uma empresa, integrando as áreas financeira, suprimentos, contas a pagar e a receber, recursos humanos etc.
Já um software para transporte fretado, como o ERP Passageiros, por exemplo, oferece possibilidades específicas à gestão de fretamento, ou seja, é feito “sob medida” para as necessidades do setor.
Ao ter um software inteligente e robusto para mobilidade, as empresas gerenciam tanto os dados de backoffice quanto os processos logísticos. Os ganhos? Aumento dos lucros e da produtividade, redução de custos e mais qualidade no serviço.
O que esperar do ERP da Praxio?
Contar como um ERP para transporte fretado é fundamental para otimizar as rotinas diárias, fazer o controle da frota, gerenciar a manutenção de veículos e o consumo de combustível, a vida útil dos pneus, as escalas, fazer a roteirização e o gerenciamento da jornada dos motoristas.
O software desenvolvido pela Praxio de forma customizada para o transporte de passageiros tem uma série de vantagens:
- Pessoas: gestão de jornadas, folha de pagamento e obrigações do eSocial de colaboradores internos e externos (motoristas) de forma otimizada e integrada.
- Operação: controle de escala de horários.
- Receita: gestão e integração das áreas contábil e fiscal.
- Manutenção: controle de custos e acompanhamento de quilometragem, rodagem de pneus e outros componentes necessários à gestão da frota.
No caso de fretamentos, o software tem funcionalidades ainda mais específicas, como sistemas para gestão da oficina, aferição de pneus, checklist da manutenção, controle virtual do ponto, integração contábil e fiscal, emissão de OS (ordens de serviço) e roteirização de fretados.
Roteirização de fretados
No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a frota de ônibus em 2021 era superior a 672,9 mil veículos, além de outros 426,2 mil micro-ônibus. Boa parte dessa frota está dedicada ao fretamento.
Agora imagine como as empresas conseguem gerenciar a complexidade das operações de fretamento e estabelecer as melhores rota sem tecnologia? Impossível!
O Sistema de Roteirização de Fretados integrado ao ERP Passageiros da Praxio permite a melhor gestão das rotas, redução no tempo das viagens e economia com combustível, pneus e horas extras.
A solução oferece:
- Planejamento automático de trajetos, com redução de 50% no tempo de roteirização e economia de até 15% na quilometragem rodada.
- Auditoria de linha, com relatórios sobre os serviços prestados.
- Gestão e monitoramento da jornada de trabalho, com redução nos custos de diárias e horas extras.
Por que contratar um software de gestão de fretamento?
O transporte de passageiros é uma atividade com muitas oportunidades, mas que exige responsabilidade extrema, já que lida com pessoas. Para manter a competitividade e garantir o melhor serviço rodoviário, com alto nível de conforto, segurança e comodidade a preços justos, os investimentos em softwares especializados se fazem cada vez mais necessários.
De acordo com a pesquisa EY Future Consumer Index 2021, da consultoria EY-Parthenon, 64% dos trabalhadores entrevistados no Brasil querem usar menos transporte público. Outro levantamento mostra que 84% das empresas estão em busca de novas alternativas de deslocamento para seus funcionários, como o fretamento.
Entre as vantagens do fretamento apontadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte por Fretamento e por Turismo da região metropolitana de São Paulo (Transfretur) estão:
- Tranquilidade e segurança;
- Flexibilidade de horários;
- Variedade de destinos;
- Custo-benefício;
- Rotas funcionais e personalizadas;
- Praticidade e conforto.
E o que permite que todas essas vantagens sejam exploradas ao máximo?
A resposta é:
Um ERP específico para empresas de fretamento com plataformas de roteirização integradas e recursos customizados que facilitem o gerenciamento da operação e possibilitem o acesso a dados de maneira simultânea e em tempo real em todos os departamentos da empresa.
Softwares ideais para a gestão do fretamento
Uma boa gestão de fretamento requer o mapeamento das necessidades dos clientes, gestão operacional e controle de custos. Para profissionalizar o serviço, é necessário investir em tecnologia.
Oferecer um transporte fretado de qualidade passa pela inovação e pela utilização de sistemas especializados, como o ERP Passageiros que oferece, como já dissemos, a funcionalidade de um sistema de roteirização.
Ao recorrer à tecnologia para automatizar a gestão de fretamento e contratar um software específico, as empresas garantem que os profissionais envolvidos tenham tempo para atividades mais estratégicas do negócio.
Se você também quer um software robusto, voltado para o transporte fretado eventual ou contínuo, migre agora mesmo para o ERP Passageiros da Praxio.
Agende uma demonstração e coloque a sua operação muito à frente da concorrência.