As mudanças rápidas na tecnologia trouxeram benefícios para os mais diferentes setores empresariais, e o segmento rodoviário de passageiros segue as tendências desse avanço. As novas tecnologias no transporte vão além da gestão integrada dos departamentos internos ou o controle de ponto dos motoristas.
Nesse sentido, as transformações também se aplicam à venda de passagens rodoviárias em formato ampliado. Ou seja, hoje, a tecnologia permite a gestão de diferentes pontos de venda, criando oportunidades para os empresários do setor.
São as plataformas de gestão de venda de passagens que permitem que as empresas de transporte rodoviário comercializem passagens em diferentes canais. Por exemplo, há os portais web, totens eletrônicos, apps mobile, além das já conhecidas agências de viagem, entre outros.
Assim, a Praxio, empresa que é líder em soluções de gestão para o segmento de Transporte Rodoviário e Logística, oferece às empresas de transporte por turismo, a plataforma online Praxio Luna, que apresenta a gestão de uma série de possibilidades de venda para o setor, seguindo a tendência das novas tecnologias no transporte de passageiros.
A plataforma totalmente em nuvem faz a gestão comercial, operacional e financeira das vendas de passagens. Dessa maneira, garantindo a facilidade e integração de todos os canais. Confira alguns diferenciais que a plataforma Praxio Luna pode gerenciar!
1.Venda Embarcada
Primeiramente, um dos recursos que chamam mais atenção dos gestores de empresas de transporte: a Venda Embarcada. A inovação permite que o próprio motorista, por meio de um aplicativo para celular com internet 3G, venda a passagem dentro do ônibus.
Além da facilidade garantida para o cliente final, essa nova tecnologia de transporte traz como benefício a possibilidade de aproveitar todos os assentos do veículo ao longo do trajeto, cujo embarque de passageiros é feito em pontos pré-definidos.
2.Guichê POS
Outro recurso moderno no mercado é o Guichê POS, que traz a inovação aliada à tecnologia 3G, em que uma máquina portátil substitui os tradicionais computador e impressora de grandes agências.
Dessa forma, é possível atender cidades que não possuem infraestrutura para comportar terminais maiores, mas possui a demanda de passageiros. Assim, a venda é feita em parceria com um ponto comercial, como uma padaria ou mercado.
Ou seja, a tecnologia permite alcançar passageiros em locais mais afastados, que só precisam estar em um dos pontos de embarque pré-definidos no dia da viagem. Garantindo, portanto, praticidade e segurança aos consumidores na experiência de compra!
3.Check-in digital
De forma eletrônica, o check-in elimina a necessidade de impressão de bilhetes para o embarque. Assim, o cliente pode comprar a passagem de qualquer lugar a qualquer hora e, ao finalizar a compra, armazena o número do voucher no dispositivo mobile.
A alternativa facilita o embarque, pois o passageiro não precisa pegar filas para retirar seu bilhete. Além disso, a solução colabora para a preservação do meio ambiente, evitando desperdício de papel.
4.App próprio das empresas de transporte
Já pensou em ter seu próprio aplicativo para venda de passagens? Com a crescente demanda de consumidores que preferem fazer compras online, ter um app próprio pode ser um bom canal para aumentar as vendas no transporte rodoviário.
Assim, o passageiro pode adquirir a própria passagem sem precisar enfrentar filas – e com acesso ao e-ticket para o embarque. Com o aplicativo, portanto, também é possível visualizar dia e horário das viagens.
5.Totens eletrônicos
Por meio do autoatendimento, o próprio passageiro pode efetuar a compra das passagens. Nesse sentido, o investimento também ajuda a empresa de transportes a poupar com alugueis e funcionários.
Diferenciais da tecnologia
A plataforma online está preparada para o Pricing – precificação dinâmica de passagem de ônibus interestadual. O recurso visa estender a liberdade tarifária para empresas, ampliando a concorrência e permitindo a venda de passagens rodoviárias semelhante às normas da aviação civil.
Do mesmo modo, Praxio Luna também está integrada ao Bilhete de Passagem Eletrônico. Dessa forma, gerencia informações de bilhetagem do BPe no sistema, facilitando o controle para a empresa.
Como contratar
Não há dúvidas, ao construir novas oportunidades e diversificando os canais de venda, sua empresa poderá crescer participando ativamente do mercado, utilizando métodos variados para impulsionar as vendas.
Por isso, contrate hoje mesmo a plataforma Praxio Luna! Entre em contato com a Praxio e saiba como a gestão de novas tecnologias pode elevar a sua empresa de transporte para o futuro do transporte rodoviário.