Quando o assunto é gestão, é inevitável pensar em estratégias para otimizar os pontos de venda. Isso porque, independentemente do ramo do negócio, o PDV reflete a imagem da empresa perante o público. Um bom projeto traz resultados positivos nas vendas. Assim como o contrário também é verdadeiro. O mesmo ocorre em empresas que desejam aumentar as vendas no transporte rodoviário.
Alguns fatores, como ambiente acolhedor e experiência de compra agradável, influenciam diretamente na venda de passagens. Além disso, traz mais consumidores, o que alavanca os lucros do negócio. Confira como a gestão de PDV pode aumentar as vendas no transporte rodoviário de passageiros:
1. Localização certa
A escolha do local para instalação é um dos fatores que norteiam o sucesso das vendas. Para garantir destaque em relação as concorrentes, vale a pena procurar o ponto mais próximo do público-alvo. Assim a visualização é imediata quando o consumidor entrar no terminal, garantindo a preferência dos passageiros pela sua empresa de transportes.
Variar pontos de venda também é uma alternativa inteligente. Com as tecnologias atuais, é possível instalar totens de autoatendimento nos terminais, portanto, evitando filas para a compra de passagens. Bem como os Guichês em comércios locais, que vendem passagens por meio de uma máquina portátil. A possibilidade se expande se tiver um aplicativo mobile para venda de passagens, com possibilidade de check-in digital.
2. Projeto visual
Tão importante quanto à localização do PDV, é importante que o negócio se destaque diante dos concorrentes. Por isso, deve chamar atenção visualmente dos passageiros. Aposte em uma boa comunicação visual. A fachada deve atrair os consumidores. Desse modo, precisa ser iluminada e limpa.
É um diferencial apresentar todas as informações necessárias para o passageiro efetuar a compra com rapidez, como, por exemplo, valores, horários de partida e previsão de chegada.
3. Qualidade do serviço
Não adianta criar um espaço acolhedor e uma fachada que chama atenção se o serviço oferecido não é de qualidade. Ou seja, é importante garantir o melhor serviço. Portanto, ouça sempre os consumidores e peça feedback para quem utiliza os transportes da empresa.
Afinal, nada melhor do que a opinião do consumidor para analisar o seu negócio e identificar possíveis falhas, desde a venda de bilhetes até o final do trajeto.
4. Invista nos funcionários
Motivar os colaboradores é uma maneira de garantir eficiência no serviço oferecido. Dessa maneira, além dos benefícios financeiros e o bem-estar dentro do ambiente de trabalho, é importante buscar pessoas capacitadas para a função.
Investir em um treinamento de ponta é uma forma de mostrar que valoriza a equipe. Bem como de estimular a motivação no ambiente de trabalho. Por isso, busque qualificar os funcionários para atender bem os clientes, oferecer os melhores serviços e solucionar problemas caso aja necessidade.
5. Tecnologia como aliada
A tecnologia é um importante recurso para o empreendedor e pode servir como uma ferramenta eficiente para garantir um bom serviço para os consumidores. Ter um sistema lento ou complexo pode atrasar a venda e gerar filas indesejadas.
A plataforma Praxio Luna, da especialista em sistemas de gestão Praxio, integra todos os canais de vendas de passagens. Desde a tradicional venda nos terminais até os quiosques, passando por modalidades novas no mercado, como a Venda Embarcada. Nela, o próprio motorista vende passagens dentro do ônibus, ao longo do trajeto, com ajuda de um app mobile.
As informações de venda podem ser gerenciadas por um sistema completo, que permite a extração de dados de venda em tempo real. Assim, não atrasa o departamento financeiro ou administrativo da empresa de transporte.
Facilita, desse modo, o gerenciamento de informações e otimiza o fluxo de vendas, permitindo ao gestor economizar na operação. Bem como vender mais, com tantas possibilidades para alcançar novos públicos.
A vantagem da plataforma é que pode ser totalmente hospedada na nuvem, o que torna o sistema 100% responsável pelo controle comercial, operacional e financeiro de passagens. Assim, o processo é automatizado de ponta a ponta.
Outro beneficio é que a plataforma está preparada para o Pricing – precificação dinâmica de passagem de ônibus interestadual – que tem como projeto estender a liberdade tarifária para empresas, semelhante à aviação civil. Portanto, sua empresa se adequa às futuras demanda do transporte rodoviário e as tendências de gestão para o sgemento.
Confira mais sobre a Praxio, que oferece para o seu negócio a oportunidade de obter uma integração nativa com os melhores portais de vendas da Web, e usufruir de todas as opções para aumentar as vendas no transporte rodoviário!