Quando se tem uma empresa de qualquer ramo, um dos principais objetivos é a ampliação das suas receitas e do seu lucro. Em qualquer organização, isso é facilitado por meio de um aumento das vendas do produto ou serviço oferecido pela empresa, seja através de novas plataformas ou estratégias multicanais. E para conseguir tal façanha, investimentos e metas claras são bem-vindos.
O gerenciamento de todos os custos, de forma a aumentar a produtividade da sua empresa, é fundamental. Afinal, quem é que não deseja fazer mais, gastando menos? E no ramo de vendas de passagens rodoviárias as coisas não são tão diferentes. São necessários diversos planejamentos para expandir os seus negócios.
Além disso, coordenar tudo isso com estratégias multicanais pode se provar um verdadeiro diferencial no desenvolvimento das suas vendas. Por isso, preparamos este texto. Vamos aprofundar de maneira mais completa cada um dos principais temas na hora de otimizar as suas vendas de passagens em multicanais.
Por que é importante otimizar a venda de passagens?
A otimização das vendas de passagens é parte fundamental, para não dizer o pilar central de todo o desenvolvimento de uma empresa do setor rodoviário. Isso se dá, pois é das vendas de passagens que derivam a maior parte das receitas de qualquer empresa de transporte de passageiros.
Ou seja, sem a venda de bilhetes, ou com ela em níveis reduzidos, a queda de receitas pode ser prejudicial. Isso significa que a sobrevivência da empresa e a manutenção dela no mercado dependem fortemente das vendas de passagens.
Porém, o objetivo da empresa não é apenas sobreviver. É também crescer, evoluir, aumentar seus lucros, ter mais clientes e prestar melhores serviços. E para que esses objetivos sejam possíveis, o desenvolvimento das vendas de passagens é fundamental. Portanto, a gestão de vendas multicanais também se torna um processo muito importante. Afinal, é uma ótima ferramenta para atingir esses objetivos.
Como fazer essa otimização em multicanais?
Uma das grandes questões é justamente essa, o que deve ser feito para otimizar as vendas de passagens em multicanais? Pode ser um pouco complexo, mas com a devida atenção será possível compreender bem o que deve ser feito. Por isso, siga conosco para entender melhor.
A estratégia multicanais consiste na venda de passagens através de diferentes plataformas, o que é financeiramente benéfico por alcançar um público mais abrangente e, assim, ampliar as possibilidades de ganhos.
Também pode envolver empresas parceiras – inclusive para a divulgação dos produtos ou serviços – e, ainda, a adoção de ofertas únicas, a fim de criar diferenciação em relação à concorrência.
Vale destacar, nesse contexto, o papel da tecnologia: novas modalidades para a venda multicanais no mercado de transporte rodoviário foram têm sido viabilizadas pela transformação digital no setor. Continue lendo para saber mais!
Como um sistema pode ajudar na gestão de passagens multicanais?
Gerir todas passagens vendidas em locais diferentes por meio de canais distintos pode se tornar uma tarefa um tanto quanto árdua. Portanto, ter um software especializado pode ser uma ótima opção para melhorar a organização da sua empresa. Isso porque ele faz a junção e administração das informações vindas de diferentes fontes e canais em um só lugar.
Como o fluxo de vendas de passagens rodoviárias é contínuo, controlar essas informações para serem repassadas a todos os setores é fundamental.
Portanto, com um sistema de gestão de passagens é possível ganhar eficiência e se tornar uma empresa mais organizada e produtiva.
Confira a seguir o caso de sucesso de um cliente Praxio, que migrou a venda de passagens rodoviárias para um ambiente leve e que integra todas as vendas das empresas do grupo!
Grupo Moreira de Transportes amplia vendas de passagens rodoviárias com plataforma Luna
Por que contar com o sistema Luna?
O sistema Luna, desenvolvido pela Praxio, uma empresa com mais 40 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologias para o transporte rodoviário de passageiros. Seu objetivo é melhorar e maximizar a gestão de vendas de passagens rodoviárias.
O Sistema Luna é uma poderosa aliada na gestão das vendas em multicanais, trazendo agilidade, funcionalidade e produtividade para a sua empresa, além de integrar-se perfeitamente com o Ministério da Fazenda, evitando problemas em casos de quedas nos sistemas e operando vendas em contingência, se necessário.
Afinal, as vendas em multicanais são uma boa forma de aumentar o seu potencial de comercialização. Porém, para isso ser feito, uma boa gestão e administração se mostram necessárias.
Quais são os principais benefícios da plataforma Luna?
Algumas das principais vantagens do sistema são:
- Fluidez nas Vendas e Processos Integrados: Maior fluidez nas vendas de passagens e processos operacionais e financeiros integrados, contribuindo para as metas de receita.
- Expansão dos Canais de Venda: Ampliação dos canais de venda de passagens, aumentando o marketshare e o volume de vendas da empresa.
- Decisões Estratégicas: Facilidade para tomar decisões estratégicas com dados de venda e operação disponíveis em tempo real.
- Segurança e Consistência: Segurança e consistência nos dados e valores de venda entre canais físicos e digitais, incluindo taxas de conveniência e comissões.
- Aumento das Vendas: Incremento nas vendas de passagens através da multicanalidade e da facilidade nos processos do bilheteiro.
- Modernização e Fidelização: Modernização e fidelização dos clientes através de múltiplos canais de venda (como WhatsApp, venda embarcada, guichê, site próprio e marketplaces), reduzindo filas e assegurando estabilidade na jornada de compra.
- Promoções e Ações Estratégicas: Estruturação de promoções e ações estratégicas baseada na análise de hábitos de viagem dos clientes.
Dê o play no vídeo a seguir e saiba mais sobre como a plataforma Luna pode ajudar a sua empresa!
Quais os principais canais?
Mas de quais canais estamos falando quando nos referimos às vendas em multicanais? No caso da comercialização de passagens rodoviárias, podemos pensar nos tipos de canais principais mais utilizados para as vendas dos bilhetes. Saiba um pouco mais sobre cada um deles!
Guichês e agências
O mais comum dos canais são, certamente, os guichês. Apesar de tradicionais, eles podem receber novas roupagens com o intuito de agilizar as vendas de passagens. Afinal, ninguém gosta de pegar filas. Portanto, ter computadores e softwares bem atualizados, além de uma equipe bem treinada, é uma ótima forma de otimizar as vendas por meio da diminuição das filas de espera.
Uma alternativa paralela são os guichês de autoatendimento. Eles podem cumprir um papel interessante em desafogar as cabines tradicionais, atendendo ao público mais adepto das modernidades.
Para elevar o nível de gestão da sua agências, o sistema Luna oferece uma série de funcionalidades que promovem a centralização de todos os controles administrativos, incluindo despesas, receitas e desempenho por canal de venda.
Isso permite uma análise detalhada dos dados de desempenho por agência e canais de venda, facilitando a criação e sugestão de estratégias promocionais mais assertivas para a sua equipe. Com uma visibilidade clara das despesas e vendas por agência, é possível definir estratégias de eficiência com precisão.
Essa fluidez nos processos de venda, proporcionada por um sistema intuitivo, aumenta as vendas e melhora a satisfação dos bilheteiros. Do mesmo modo, a fidelização dos passageiros é promovida através de uma experiência aprimorada, que facilita desde a compra até devoluções e cancelamentos.
Assim, a apuração das comissões e fechamentos da agência também se torna mais fácil, melhorando as entregas realizadas à matriz e diretoria. No dia a dia, a fluidez dos processos operacionais é garantida por procedimentos intuitivos e integrados para devoluções, substituições e acerto de caixa.
Ou seja, não é exagero dizer que o sistema Luna não só aprimora a eficiência operacional, mas também contribui significativamente para a satisfação e fidelização dos clientes.
Site, aplicativo e WhatsApp
Ao ter um site próprio, você ganha liberdade para ajustar preços e taxas de conveniência conforme necessário, fortalecendo sua vantagem competitiva. O mesmo ocorre com a possibilidade de ter um aplicativo próprio para venda de passagem.
É fundamental também garantir a segurança contra fraudes nas vendas online, uma preocupação crescente para os passageiros. Com um sistema online consistente e estável, você evita a paralisação das vendas, garantindo uma experiência tranquila para seus clientes.
Considere também a integração da venda por WhatsApp, uma forma ágil e inovadora de comunicação e compra.
Vale lembrar que o sistema Luna também possui integração com os principais portais de venda de passagens da internet, desde os principais portais brasileiros até agências de outros países que vendem passagens rodoviárias do Brasil, contribuindo para o turismo rodoviário no país.
Venda embarcada
As vendas embarcadas consistem na prática da comercialização da passagem diretamente no ônibus por parte do motorista. Isso possibilita pegar o cliente em pontos específicos do trajeto. Dessa forma, esse canal garante à empresa um maior leque de opções de vendas, e ao passageiro, um melhor ponto de partida para a viagem.
Guichês POS
Essa é uma nova tecnologia que tem ganhado espaço no mercado. Ocorre através da utilização de uma máquina portátil que emite bilhetes de passagem de forma similar ao que ocorre na venda embarcada.
No entanto, pode ser alocada em comércios locais, evitando a necessidade de o passageiro se deslocar até a agência ou guichê no dia da viagem, permitindo a compra com antecedência. Trata-se de uma boa iniciativa para locais com menor infraestrutura, que não possuem rodoviária própria, para aumentar a sua demanda por passagens.
Você gostou do artigo e de saber sobre a variedade de canais de venda e o sistema Luna? Então, que tal entrar em contato conosco para entender como essa tecnologia pode alavancar as vendas no seu negócio?
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