Saiba por que a Viação Progresso e Turismo apostou na migração de plataforma de gestão de vendas, optando pela implementação da Plataforma de Gestão de Vendas de Passagens Luna, da Praxio.
Entre elas: tecnologia mais leve, em nuvem, telas intuitivas, parcerias robustas e pronta para as necessidades do mercado e legislação. Vários painéis de indicadores operacionais, memória do BPe na venda embarcada e informações das vendas em tempo real, o que têm feito a diferença na operação da empresa.
Sobre a Viação Progresso e Turismo:
Desde o seu nascimento em 1952, a Viação Progresso vem se reinventando. De uma empresa familiar, passou por diversas fases de gestão com foco em tecnologia, inovação e treinamento de pessoas.
A família Soares acredita que todas as conquistas alcançadas em toda sua história são fruto dos valores herdados do Sr. Chiquinho e da Sra. Joana, e que precisa, acima de tudo, da união de todos os membros acionistas.
E é com esse pensamento que a Viação Progresso ruma em direção ao que definiu como seu slogan: “Viação Progresso – O melhor caminho”.
Abaixo, você vê o resultado do bate-papo que tivemos com André Soares, Diretor na Viação Progresso e Turismo.
Desafios
Quais eram as dificuldades que Viação Progresso encontrava antes de conhecer a Plataforma Luna para a gestão da venda de Passagens?
Tínhamos uma parceria de mais de 15 anos com uma outra solução de venda de passagens. Estávamos satisfeitos com os recursos oferecidos para a operação, já que é um sistema robusto, estável e que permitia a integração com o ERP da Praxio (Globus), nosso software de gestão já há alguns anos.
Mas, por outro lado, a solução não atendia com informações das nossas vendas de forma gerencial, com dados estatísticos de performance. Esse era o ponto fraco. Mesmo o módulo estatístico deles não entregava o que nós precisávamos. E, em meio a esse desconforto com a solução, surgiu a questão do BPe, uma necessidade do setor que a ferramenta também não estava pronta.
O BPe nos estimulou a buscar outra solução que atendesse as exigências legais. Porém, queríamos que atendessem as nossas necessidades também.
Nosso antigo parceiro chegou a apresentar um sistema que poderia atender às novas exigências regulatórias do BPe, com inovações tecnológicas que também resolveriam a questão do BI. Entretanto, o investimento necessário para trocas de equipamentos e o curto prazo de implantação necessários para atender a legislação do BPe foi determinante para buscarmos uma nova opção.
Precisávamos atender a legislação, mas também buscávamos o menor investimento possível, aliados a segurança na implantação e agilidade no atendimento. Tarefa nada fácil falando em tecnologia!
Como ficou conhecendo a Plataforma Luna?
Em meio a esse contexto, fomos convidados a participar de um evento da Praxio que apresentou, entre outras novas soluções para o setor do transporte de passageiros, a Plataforma Luna. Foi em maio de 2019. Iniciamos a conversa ali mesmo, quando um dos diretores da empresa me apresentou os indicadores da Plataforma Luna no celular.
Ter um painel de indicadores na gestão de passagens era a minha maior necessidade na ocasião. Avaliamos outros sistemas e fizemos um checklist das vantagens e desvantagens de cada um, mas quando conheci mais a fundo a Plataforma Luna, com todos seus recursos e suas possibilidades, vi que era 100% o que eu buscava.
O LUNA foi escolhido dentro dos quesitos avaliados, e tinha como grande diferencial o fato de ser PRAXIO. Percebemos que era ferramenta ideal!
Atendia a legislação do BPe e pertencia ao mesmo fornecedor do nosso ERP. Esse conjunto de situações nos deixava muito mais tranquilos com relação a integração dos dados, que é fator primordial para o nosso sonho de consumo, o tão sonhado BI.
A solução
Quais os diferenciais da Plataforma Luna em relação ao seu antigo sistema e demais que buscou informações?
Além dos indicadores, tenho aconfiança de que as informações estão corretas, pois a integração é nativa com o Globus – ERP da Praxio – a questão da infraestrutura também foi fator decisivo para a mudança.
O fato de ser um sistema em nuvem, um sistema leve, numa tecnologia nova, que não me obrigava a trocar os equipamentos que eu já tinha nas agências, fez toda a diferença para a Viação Progresso apostar na solução.
Uma outra questão que chama atenção no caso da Venda Embarcada é a Memória do Bpe. O sistema opera bem em todas as situações. É muito comum as linhas passarem por regiões que não tem conexão com a Internet, mas essa memória não inviabiliza a venda embarcada. A Plataforma Luna permite realizar a venda off-line e assim que encontra o sinal, a informação já é transmitida. Essa é outra vantagem importante. Hoje eu tenho a informação online do que estou vendendo no POS, facilitando e garantindo segurança no fechamento do caixa, com integração total das informações de todos os canais de vendas.
Resultados
Quais resultados você alcançou usando a Plataforma Luna?
Começando pelo atendimento personalizado da PRAXIO, uma empresa que é nossa parceira há anos e que sempre nos atendeu de forma exemplar. Contamos com sua equipe extremamente capacitada e estruturada para dar suporte ao cliente. Em seguida, pela economia no investimento. Ele é leve e ao mesmo tempo robusto! O sistema está em nuvem, o que facilita ainda mais a nossa utilização e gestão.
Para finalizar, ressalto as informações gerenciais do BI que atenderam nossas necessidades e desejos. Hoje temos como analisar a performance de todas as linhas, horários, trechos e agências de nossa operação. Temos informações estatísticas do passado, do presente (on-line) e do futuro com a evolução das vendas. Essas informações nos ajudam nas análises de toda nossa demanda, propiciando uma adequação muito melhor de nossa oferta e também nas promoções de vendas.
Melhorou muito também a nossa operação de fechamento de caixa, que não dá mais
erros, o que era comum anteriormente, causando muito retrabalho. Os relatórios de vendas em tempo real também ajudam a evitar fraudes de vendas, já que eu tenho a hora e o local exato da venda da passagem embarcada. Sem intervenção humana.
Porque recomenda a tecnologia da Praxio?
A Praxio está sempre de portas abertas, inovando, trazendo novos negócios para os seus clientes. Entende a nossa realidade, nossos problemas e entrega as soluções. É uma empresa grande que permite atendimento de forma personalizada.