A Praxio, empresa brasileira que desenvolve tecnologia de gestão para mais de 750 grupos de empresas do transporte rodoviário no país, fechou parceria com a Plataforma 10 – um dos maiores grupos de venda de passagens online da América Latina. Assim, empresas do transporte rodoviário do Brasil podem comercializar passagens para estrangeiros que desejam viajar por estradas brasileiras.
A facilidade vem com um estímulo ao turismo rodoviário no país. Além de encontrar mais de 5.000 destinos de viagem para diversos países no portal online, turistas de qualquer uma das 20 nações pertencentes à América Latina podem comprar passagens brasileiras com sua própria moeda via cartão de crédito ou débito. Ou seja, sem ter que converter o valor para o real (BRL) previamente.
Dessa forma, a iniciativa visa o desenvolvimento do mercado do Mercosul, países associados e latinos, bem como valorizar o modal rodoviário no país – uma oportunidade para estimular o turismo de roteiros personalizados, que cresce globalmente nos últimos anos.
É caso do turismo cultural e do ecoturismo. Isso porque o transporte rodoviário pode favorecer o acesso aos locais em que não há aeroportos. Outro ponto a ser destacado, por exemplo, são os mochilões – um estilo de viagem mais econômico e ideal aos que desejam ir além dos pontos turísticos e desfrutar paisagens durante o percurso.
Isso possibilita a conexão entre as empresas brasileiras e os turistas estrangeiros. É algo que tecnologias como a plataforma de gestão de vendas para empresas do transporte rodoviário e a rede internacional de comercialização podem fazer – e proporcionar experiências únicas com muito do que o Brasil têm a oferecer, mas nem sempre é tão conhecido ou valorizado, que é o turismo rodoviário”, afirma Valmir Colodrão, CEO da Praxio.
Transporte rodoviário atrai turismo estrangeiro
O portal online também possibilita a venda de passagens rodoviárias entre o Brasil e outros países, o que representa uma alternativa em relação modal aéreo. Apesar de não competirem diretamente entre si, uma mudança no hábito dos passageiros em geral tem encorajado novos movimentos no mercado.
Segundo a Abrati, em 2021, de janeiro a setembro, foram vendidos cerca de 500 ônibus rodoviários para o mercado brasileiro. Já em 2022, no mesmo período, foram emplacadas cerca de 1.270 unidades, alcançando um crescimento exponencial na ordem de 145%.
O aquecimento no mercado foi motivado pelo aumento da demanda de passageiros de ônibus rodoviário, em um cenário de aumento de preço de passagens aéreas.
Assim, empresas de transporte rodoviário estudam o lançamento de novas rotas, bem como a geração de novos pontos de venda facilitados pela tecnologia de gestão de venda, como é o caso da Venda Embarcada, da Praxio – em que o próprio motorista do ônibus pode comercializar passagens ao longo do trajeto, com auxílio de sistema mobile online.
Conheça a solução Praxio em nuvem que integra todos os seus canais de venda, desde a tradicional venda no guichê até nos quiosques, passando pela venda embarcada.
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