As cidades estão crescendo, a população aumentando e o sistema convencional de transporte público nem sempre consegue atender a demanda com qualidade. Para melhorar a mobilidade urbana, um conceito vem ganhando força: o Mobility as a Service (MaaS).
Assim como outros serviços streaming que já se disseminaram – como as TVs por assinatura – o transporte sob demanda traz uma série de oportunidades e benefícios para cidades, empresas e usuários.
A integração de diferentes modais é apenas um exemplo do que esse novo modelo de negócio pode fazer. A estimativa da consultoria ABI Research é que esse mercado movimente U$ 1 trilhão até 2030.
A flexibilidade da mobilidade como serviço (MaaS) coloca o usuário no centro da atenção, melhora a experiência dos passageiros e tem sido amplamente discutido por entusiastas da ideia, governos, concessionárias do transporte coletivo e investidores.
Neste artigo, vamos explicar melhor o conceito de MaaS, como ele funciona, as vantagens do sistema de transporte sob demanda para cidades, empresas e passageiros, além das oportunidades que ele oferece para a construção de cidades mais inteligentes.
O que significa a sigla MaaS?
MaaS é a sigla do termo inglês Mobility as a Service – ou Mobilidade como Serviço, em português. O conceito nascido em Helsinque, capital da Finlândia, tem como premissa melhorar a experiência dos usuários de transporte e a mobilidade urbana.
Basicamente, é um sistema de transporte personalizado, um pouco mais caro do que o transporte público coletivo, mas com custo inferior ao dos serviços individuais. Com tecnologia streaming (distribuição digital), o MaaS prevê o compartilhamento de ônibus, vans, micro-ônibus, trens, metrôs e qualquer outro modal.
Esse novo conceito está totalmente alinhado às transformações digitais e aos novos hábitos de consumo, formas de se relacionar e modelos de trabalho. A partir de um sistema integrador, os prestadores de serviço de transporte ficam reunidos em uma mesma plataforma e o passageiro requisita o serviço por app.
Como funciona o MaaS?
O conceito MaaS segue a mesma premissa das plataformas de streaming ou delivery. Há um “cardápio” de serviços de transporte e as viagens são solicitadas por meio de um aplicativo de celular que conecta o passageiro ao modal mais adequado, de acordo com a localização, o trajeto e o horário.
O usuário define o local de embarque e parada diretamente do smartphone. O pagamento também pode ser feito via aplicativo, seja por viagem – de acordo com a distância percorrida – ou com a contratação de pacotes mensais que mais se ajustam às necessidades do cliente.
A mobilidade como serviço concentra a atenção no usuário, que pode planejar e pagar pelos deslocamentos de forma simples, sem complicação e com o melhor custo/benefício. Além disso, as empresas se mantêm competitivas e as cidades têm seus congestionamentos reduzidos.
Ou seja, assim como pedem sua comida em casa por aplicativos e escolhem filmes, séries ou músicas on demand, os usuários do transporte poderão também solicitar o transporte coletivo por app com rotas e horários personalizados.
MaaS e o futuro da mobilidade no Brasil
As grandes cidades enfrentam sérios problemas de mobilidade: excesso de automóveis em circulação – muitas vezes circulando com uma única pessoa, congestionamentos, acidentes de trânsito, poluição atmosférica, transporte clandestino de passageiros etc.
A lista é extensa e a solução passa por sistemas mais modernos e eficientes de transporte público, que priorizem a intermodalidade e a micromobilidade. Diante deste cenário, uma série de oportunidades se abre, com vantagens para os municípios, as empresas de transporte e os usuários.
O futuro da mobilidade no Brasil está diretamente ligado ao conceito de cidades inteligentes, à eficiência no transporte público e aos investimentos em tecnologia.
O que esperar do futuro? 8 insights para empresas de transporte
- O conceito de Mobility as a service (MaaS) vai impactar fortemente o transporte de passageiros no Brasil.
- A inovação e o desenvolvimento de tecnologias de integração terão papel determinante para a implementação da Mobilidade como Serviço – MaaS.
- O mercado global de mobilidade deve crescer 75% até 2030, saltando de $14,9 trilhões em 2017 para $26,6 trilhões, segundo dados do Oliver Wyman Forum.
- Processos de aquisição de passagens online, flexibilidade nos pagamentos em plataformas integradas e modernização da frota são medidas necessárias para manter a competitividade.
- O transporte coletivo sob demanda vai melhorar o aproveitamento de lugares nos ônibus, ajudar na roteirização e no gerenciamento das escalas e jornadas de motoristas.
- A micromobilidade, com o uso de patinetes e bicicletas elétricas a custos acessíveis para trajetos curtos, será importante para consolidar a MaaS.
- O transporte de passageiros será customizado para atender demandas específicas ou tornar variável a capacidade da frota.
- A MaaS facilita a oferta de serviços agregados, como o uso de bagageiros dos ônibus para o transporte de encomendas, gerando receita complementar sem custo operacional adicional às empresas de transporte de passageiros.
11 benefícios na implementação da MaaS
1. Integração de sistemas nas cidades
As cidades oferecem diferentes formas de transporte coletivo e com plataformas MaaS é possível integrar todos os modais e as formas de pagamento. Além disso, o sistema favorece a micromobilidade – bicicletas, patinetes e scooters – que, se estivere integrada, se torna uma excelente opção para trajetos curtos ou para percursos não atendidos por ônibus, por exemplo.
2. Personalização do transporte e mais opções de escolha
O usuário passa a contar com um transporte personalizado, mais em conta do que os serviços individuais e bem mais confortável e cômodo do que o serviço tradicional. Além disso, tem mais opções de escolha na palma da mão.
3. Democratização do serviço de transporte de passageiros
O transporte sob demanda torna o serviço mais democrático, já que facilita a ligação de zonas periféricas aos grandes centros, onde estão concentrados os postos de trabalho, locais de cultura e entretenimento, escolas, serviços de saúde etc.
4. Redução dos congestionamentos e mais segurança no trânsito
A MaaS é fator determinante para a redução dos congestionamentos porque estimula as pessoas a deixar o carro em casa. Com um transporte sob demanda, as viagens são mais rápidas, eficientes e confortáveis. Além disso, reduz o estresse de dirigir o próprio carro no trânsito caótico das grandes cidades.
5. Flexibilidade e redução de custos
Tanto passageiros quanto empresas se beneficiam com a MaaS. As concessionárias de transporte público não precisam mais viajar com ônibus vazios ou superlotados e podem otimizar o uso da frota, reduzindo custos. Já os passageiros escolhem o horário, o local de embarque e a forma de pagamento.
6. Gestão baseada em dados
Como a MaaS está amparada em tecnologia e plataformas inteligentes de gestão dos serviços, fica muito mais fácil ser assertivo na tomada de decisões.
Com soluções de gestão integradas aos aplicativos de transporte sob demanda, as empresas podem criar melhores políticas tarifárias, por exemplo, ampliar a oferta de serviços em determinada região ou horário e entender melhor o comportamento do usuário.
7. Aumento no número de passageiros
Insatisfeitas com o transporte público oferecido em muitas cidades, as pessoas acabam trocando os ônibus, trens e metrôs pelo automóvel próprio. Com o fortalecimento da MaaS, as empresas poderão recuperar os passageiros que “abandonaram” as linhas fixas comuns.
8. Melhoria da qualidade de vida
O transporte coletivo é essencial para o deslocamento das pessoas. Se for sob demanda aumentará a qualidade de vida, a segurança no trânsito, os prejuízos com acidentes em função do excesso de veículos em circulação, vai melhorar a qualidade do ar nas grandes cidades e contribuir para a sustentabilidade.
9. Aumento da receita
As empresas que adotarem a MaaS terão novas formas de incrementar a receita. Isso porque não apenas a frota será melhor utilizada como também os usuários vão voltar a enxergar o transporte coletivo como a melhor forma de deslocamento.
10. Planejamento multimodal da mobilidade urbana
Cidades inteligentes têm a mobilidade como um dos pontos centrais e enxergam os usuários de transporte como “clientes”. A MaaS é peça fundamental nesse processo, ajudando governos e empresas a traçar melhores planos para a mobilidade urbana e a integrar os diversos modais disponíveis.
11. Infraestrutura mais adequada
O Brasil precisa aperfeiçoar suas políticas de transporte e os investimentos em infraestrutura. Com tecnologia e integração de dados, os governos e empresas serão mais assertivos no planejamento estratégico de infraestrutura, reduzirão custos e ainda terão uma população mais satisfeita.
Soluções MaaS que potencializam a mobilidade
As transformações digitais estão interferindo nos hábitos das pessoas e a modernização tecnológica do transporte coletivo será, muito em breve, uma necessidade das empresas que quiserem se manter competitivas.
A Mobilidade como Serviço pode parecer, para alguns, uma realidade distante, mas não é. Já existe, inclusive, tecnologia para fazer a integração de diferentes operações de transporte em uma plataforma única.
A Praxio oferece softwares e aplicativos especializados no transporte de passageiros que podem ser integrados ao UBus, uma plataforma de mobilidade coletiva que conecta passageiros às operadoras do transporte coletivo – seja em rotas fixas ou no modelo porta a porta, sob demanda.
O uso dessas tecnologias e a parceria da Praxio e da UBus permitem a conversão de dados em inteligência para o transporte de passageiros e, assim, potencializam a mobilidade urbana. Além da comodidade aos passageiros, a tecnologia torna o negócio viável às empresas.
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