A Praxio, empresa especializada em software de gestão para o transporte e unidade especialista em mobilidade da nstech – reuniu em SP, em 7 de abril, mais de 50 executivos do setor de transportes, com foco nos segmentos urbano, rodoviário e fretamento, além de presidentes de Associações e Federações para o Mobility Future: Construindo o Futuro da Mobilidade. Juntos, os convidados contribuíram para um debate amplo sobre economia, sustentabilidade e experiência dos clientes (antes chamados de passageiros).
“Depois da pandemia, o impossível ficou mais próximo”. Foi assim que Valmir Colodrão, CEO da Praxio e idealizador do evento, deu as boas-vindas aos participantes que, pela primeira vez, estiveram reunidos em prol do fortalecimento do setor de transporte coletivo sobre rodas.
O evento foi 100% pautado em dinâmicas, como brainstormings, iniciadas a partir do levantamento dos acontecimentos dos últimos 20 anos e que interferiram no desenvolvimento da mobilidade no Brasil. Em seguida, todos buscaram entender “ventos (tendências) e âncoras (amarras)” de ordem econômica, política, social, tecnológica, legal e ambiental que impactam o setor da mobilidade e impedem o seu desenvolvimento.
João Paulo Ledur, diretor de estratégia e transformação digital da Marcopolo, empresa patrocinadora do evento, participou ativamente das discussões coletando possibilidades em relação a construção de produtos especialmente focados em cada setor. “Participamos com um time multidisciplinar na Marcopolo Next e saímos daqui com muitas ideias disruptivas, que misturam tecnologia, experiência do cliente e o conceito das cidades inteligentes”, comemora Ledur.
Vivemos uma fase de reinvenção a partir de um momento crítico, que foi a pandemia. Descobrimos muito nesse período, apesar das dificuldades. Estamos muito felizes em construir e participar desse evento que reuniu agentes de mudança e transformação, exatamente nesse momento de retomada econômica não somente do transporte, mas da mobilidade em si”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz que também patrocinou o evento.
E como podemos construir a mobilidade do futuro?
Atualmente, o Brasil conta com 1.720.700 quilômetros de estradas e rodovias, assumindo a quarta posição entre as maiores malhas rodoviárias do mundo, o que torna inegável a responsabilidade do setor no planejamento da mobilidade como parte de um mundo melhor para todos.
Ainda assim, apenas 12,4% dessas rodovias são pavimentadas. Além de problemas de infraestrutura e segurança, o custo do combustível, ociosidade da frota, isonomia jurídica e falta de políticas públicas, entre outras, são desafios a serem driblados nos próximos anos para melhoria no setor.
Entre as soluções que já estão sendo discutidas entre os executivos, estão a precificação dinâmica para passagens rodoviárias, a digitalização da operação com tecnologia mobile, além de novos formatos de pagamento e aquisição.
O Mobility Future também foi marcado pela presença da Juliana Tubino, nova CEO da nstech. “Foi um momento de muito aprendizado e que só fortalece a decisão e escolha da Praxio como nosso braço para mobilidade. Encontros como este estreitam as relações, ampliam os horizontes, fortalecem o ecossistema e todo mundo sai ganhando”, comemora Juliana
Nunca, nem nos meus melhores sonhos, pensei que conseguiríamos reunir e manter pessoas tão importantes do segmento participando ativamente do evento. Ainda há muito trabalho a ser feito. Ficou claro que a união de todos aqui é fundamental para o fortalecimento do transporte de passageiros. Ficamos satisfeitos em promover, agora como parte da nstech, esse encontro inédito entre profissionais dos setores urbano, fretamento e rodoviário, e por termos sido o agente centralizador de ideias e ações tão importantes para os próximos anos. Contem com a gente”, finaliza Valmir.