O transporte sob demanda segue uma tendência global presente em todos os setores. Isto é, os serviços on demand, como são conhecidos, ganham protagonismo quando o assunto é a maneira atual de consumir: personalizada, customizada e pontual.
Dessa maneira, por meio de acesso online os contratos de serviço acontecem da forma e no local onde for mais oportuno para os clientes. Ou seja, diante de uma expectativa de mercado em que a facilidade e qualidade são palavras de ordem, a forma de consumo movimenta o mercado global.
Nesse sentido, o setor de tecnologia se une em esforços e ideais para que soluções sejam criadas e postas a favor do público. Por isso, o on demand já é uma realidade também para o transporte coletivo.
Nesse artigo, você conseguirá entender melhor como funciona o transporte sob demanda no Brasil e como essa tendência pode beneficiar a sua empresa.
O que é o transporte coletivo sob demanda?
O transporte sob demanda é uma forma versátil de se pensar e fazer a mobilidade urbana. Isto é, por meio de uma plataforma digital os usuários conseguem contratar o serviço de acordo com suas necessidades.
Entretanto, não trata-se de um serviço como os de carros de aplicativos, embora haja semelhanças e pontos em comum como a tecnologia, por exemplo. Dessa forma, as rotas são definidas de acordo com o destino final dos usuários. Assim, são estabelecidos trajetos e horários.
O transporte sob demanda já é uma realidade em grandes cidades ao redor do mundo. E isso inclui desde bicicletas até metrôs. Todavia, no Brasil já é possível utilizar transporte sob demanda em cidades como São Bernardo do Campo, Goiânia, Fortaleza e DF.
O que é micro trânsito?
No contexto de transporte sob demanda é comum que o termo “microtrânsito” surja. Mas afinal, o que seria o tal microtrânsito?
Microtrânsito nada mais é do que uma forma de se referir ao transporte sob demanda. Isto é, o termo faz alusão ao fato de que o transporte sob demanda representa uma forma de mobilidade nas cidades fazendo parte, portanto, de um sistema de “microtrânsito”.
O que significa sob demanda?
A expressão “sob demanda” tem sido utilizada em vários segmentos. Porém, o que vem a ser, de fato, o “sob demanda”?
O conceito de on demand, ou, sob demanda, como o próprio nome sugere, significa algo feito ou oferecido sob demanda. Isto é, para atender necessidades do usuário na hora em que ele necessitar.
Um bom exemplo dessa tendência são os serviços de streaming, onde o usuário assiste o que quer na hora que quer. Dessa maneira, os serviços on demand ganham cada vez mais adeptos graças a sua capacidade de adaptar-se ao dia a dia dos usuários.
Logo, o transporte sob demanda tende a seguir a mesma corrente e adaptar-se aos horários e necessidades de locomoção dos passageiros de um jeito mais confortável do que o serviço de transporte coletivo tradicional.
A evolução dos serviços sob demanda
É notório que serviços sob demanda crescem a olhos vistos. As plataformas que aproximam os clientes dos recursos que necessitam conquistam cada vez mais usuários.
Dessa maneira, muitas empresas começaram a investir em recursos para se adaptar e até criar oportunidades nesse meio.
Um bom exemplo de serviço sob demanda que conquistou adeptos em diversos países, inclusive no Brasil, é o transporte individual de passageiros por carro de aplicativo.
Essa modalidade de transporte sob demanda provocou uma verdadeira revolução no mercado. Afinal, mostrou que a satisfação dos clientes é essencial para a sua fidelização ao provar que é possível inovar mesmo em setores que pareciam estagnados.
Além disso, revelou um dado importante para o transporte em geral: os usuários aderem ao transporte sob demanda.
Quais as tendências na demanda por transporte?
Considerando as tendências globais, não é precipitado dizer que o transporte sob demanda é o próximo setor a cair no gosto popular. Sobretudo após o auge da pandemia do novo Coronavírus.
De acordo com dados do Centro de Excelência BRT+, com apoio do WRI Brasil, durante a fase aguda da pandemia o uso do transporte coletivo diminuiu drasticamente.
É fato que com muitos trabalhadores exercendo suas funções em regime de home office, era esperada uma queda. Todavia, chama atenção que mais de 60% dos entrevistados das principais cidades latino-americanas tenham demonstrado muita preocupação com a lotação e higiene do transporte coletivo.
Além disso, alguns pontos relevantes no comportamento dos consumidores alavancam a tendência do transporte sob demanda. Por exemplo:
Independência dos horários de transporte público
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group com cerca de 2000 pessoas economicamente ativas, sobretudo da geração Y, a forma de pensar a mobilidade urbana se modificou.
Assim, a preocupação de 48% dos entrevistados é a independência dos horários do transporte público. Dessa maneira, o transporte sob demanda atende às necessidades de uma parcela considerável de consumidores.
Sustentabilidade
Ainda de acordo com o estudo, os consumidores se preocupam ainda mais com a sustentabilidade ambiental. De forma que, o transporte coletivo e demais formas alternativas de deslocamento são a principal escolha de deslocamento.
Afinal, com um transporte coletivo sob demanda, transporta-se muito mais pessoas e evita-se que a frota fique ociosa transitando e emitindo gases poluentes.
Transporte sob demanda e tecnologia MaaS
O “Mobility as a Service”, ou MaaS, em tradução para o português significa “Mobilidade como Serviço”. A sigla, por sua vez, tem origem no modelo SaaS, que seria o “Software como Serviço”.
Apesar das muitas siglas parecerem distantes da realidade das pessoas, não são. Afinal, a maioria dos consumidores utiliza serviços de streaming de música e produções audiovisuais, não é mesmo?
Pois bem, o MaaS representa a otimização da oferta do transporte coletivo. Isto é, mais flexível e com uso de alta tecnologia permitem-se melhores rotas em menor tempo. Como resultado, diminui-se o trânsito e agrada-se o gosto do consumidor, ávido por facilidades e tecnologia.
Os ônibus sob demanda no contexto de crise no transporte
O transporte sob demanda pode ser uma saída para a crise no setor de transporte que se arrasta há algum tempo. Isto é, com o uso da tecnologia aplicado a um contexto de mobilidade urbana otimizada, o transporte coletivo como um todo pode se beneficiar.
Afinal, tudo indica para um desafogamento do sistema de transporte urbano quando o assunto é ônibus sob demanda. De modo que, o transporte sob demanda ajuda a aliviar a pressão sobre o transporte coletivo dito público.
Sendo assim, ambas as modalidades representam um ganho para o passageiro, pois, a qualidade do serviço oferecido tende a melhorar exponencialmente.
Transporte sob demanda e o futuro da mobilidade urbana
O transporte sob demanda visa tornar o transporte coletivo mais confortável, acessível e flexível. Além disso, visa também a eficiência operacional, uma vez que, possui paradas personalizadas e um trajeto menor. Assim, é possível transportar um número maior de passageiros por um custo mais baixo.
Ademais, o modal reúne os benefícios já conhecidos dos aplicativos para transporte. Isto é, permite um remanejamento do sistema público de mobilidade. Sobretudo em grandes centros urbanos.
Dessa maneira, não é prematuro dizer que o futuro da mobilidade está, realmente, relacionado ao transporte sob demanda, conforme o artigo “Plataforma MaaS e Inteligência Artificial vão definir o futuro da mobilidade no Brasil”, publicado no Diário do Transporte nos releva.
Em suma, a implantação e popularização de um sistema de transporte sob demanda proporciona inclusive a redução do valor da passagem, conforme aponta a projeção do Fórum Internacional de Transporte (ITF) que usou Lisboa (Portugal), como objeto de estudo de tal projeção.
Quais são as vantagens do transporte sob demanda?
Em diversas cidades pelo país existem passageiros com a expectativa de conhecer o serviço de transporte sob demanda. Sobretudo aquelas pessoas que pretendem deixar de utilizar o carro para utilizar o transporte coletivo com mais conforto.
Atualmente, para a felicidade dos potenciais passageiros, já existem plataformas que fazem esse intermédio. No entanto, ainda é preciso focar na ampliação das linhas oferecidas. Nesse cenário, entram em cena as empresas de transporte rodoviário.
Afinal, aderir a essa tendência de mercado não apenas é um diferencial competitivo; mas principalmente o presságio de um modelo de negócio de sucesso em muitos segmentos.
Ademais, o transporte sob demanda representa vantagens para todas as pontas dessa equação:
Para os usuários:
Os usuários têm como principal vantagem ao contratar esse tipo de serviço uma qualidade de vida melhor. Afinal, ao contratar o transporte sob demanda o usuário conta com paradas personalizadas, o que diminui o trajeto e o tempo final de viagem.
Além disso, com o transporte sob demanda assegura-se a locomoção de um número maior de pessoas. Assim sendo, o valor da viagem acaba também sendo mais atrativo do que o valor do transporte individual.
A disponibilidade de wi-fi, tomadas e USB nos ônibus, também entram como vantagens para o usuário. Ademais, a segurança também é um fato diferencial tanto nas paradas personalizadas quanto dentro dos ônibus.
Os assentos marcados evitam que haja superlotação dos ônibus e a presença de ar-condicionado em toda a frota permite que as viagens sejam mais agradáveis.
Para a cidade:
A mobilidade é um dos grandes desafios nas cidades. Isto é, o excesso de veículos somados às condições precárias do transporte coletivo aumentam o tempo gasto no trânsito. Portanto, é importante oferecer oportunidades que facilitem a rotina dos trabalhadores.
Entretanto, o impacto nas cidades vai muito além do trânsito e caos do transporte público. Assim, o transporte sob demanda pode também diminuir as emissões de gases poluentes. Afinal, reduz o transporte individualizado.
Além de ser uma opção de transporte mais econômica do que o transporte individual (por app ou carro próprio), o transporte sob demanda democratiza o acesso aos bens da cidade como instituições de ensino, centros culturais e trabalho. Afinal, reduz o tempo de deslocamento.
Para empresas de transportes:
É inegável que oferecer um serviço inovador como o transporte sob demanda é uma forma de se destacar no mercado e aumentar a receita da empresa. Afinal, com o transporte sob demanda a empresa consegue transportar mais passageiros, em um trajeto menor que culmina em um custo menor, que gera lucro.
Todavia, para oferecer um transporte público sob demanda é preciso também contar com a tecnologia adequada.
Afinal, além de fazer a ponte entre usuário e motorista, a tecnologia também é a responsável por traçar as rotas e fazer o controle de veículos. Portanto, ao investir no transporte sob demanda é essencial investir também em uma tecnologia capaz de integrar todos os dados da empresa, centralizando as informações.
O transporte sob demanda no Brasil
Em algumas cidades brasileiras já é possível assistir a iniciativas para o transporte sob demanda. Em São Bernardo do Campo, cidade nos arredores da capital paulista, já é possível contar com os serviços da Plataforma Ubus, por exemplo.
Em parceria com a prefeitura da cidade e com a SBCTrans, a Ubus comanda um projeto piloto que visa melhorar a mobilidade da cidade através do transporte sob demanda.
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