Gestão de manutenção: 5 estratégias para reduzir custos operacionais

A gestão de manutenção eficaz otimiza operações, reduz custos e prolonga a vida útil dos ativos. Prevenção, planejamento e automação são essenciais.

A gestão de manutenção é um processo importante para que as empresas mantenham o fluxo das operações e os custos em dia. Fazer o controle de manutenção melhora a competitividade, a produtividade e a rentabilidade das empresas.

Afinal, a boa gestão de manutenção não só mantém os custos em dia, como é responsável pela otimização de recursos, gestão do tempo gasto com reparos, redução das perdas no estoque e diminuição nos índices de acidentes, além de evitar quebras definitivas e multas.  

Quer otimizar a gestão de manutenção e melhorar o acompanhamento dos indicadores de manutenção? Aproveite a leitura!

O que é gestão da manutenção?

É a atividade de supervisão dos ativos da empresa. Combina atividades técnicas e processos de monitoramento para garantir o funcionamento de máquinas, equipamentos e veículos. No caso das empresas de transporte de passageiros, por exemplo, dá atenção especial à manutenção de ônibus, garantindo que a frota circule em bom estado.

A gestão de manutenção responde pelo plano de manutenção, controle de estoque da oficina, disponibilidade e performance da frota. Dessa forma, faz com que o fluxo operacional não seja constantemente interrompido por quebras inesperadas.

O gestor de manutenção deve identificar os problemas no início, investindo na prevenção, e conciliar a manutenção dos ônibus com o controle de custos. A gestão da manutenção se encarrega ainda de desenvolver bons fornecedores, negociar preços e prazos, checar a qualidade das peças da oficina.

Qual é o impacto da gestão de manutenção na performance da empresa?

A gestão de manutenção eficiente é capaz de evitar impactos negativos nas operações, reduzir a ociosidade, controlar o fluxo de trabalho, prolongar a vida útil dos ativos e elevar a performance operacional.

Um bom plano de manutenção garante, principalmente, a disponibilidade da operação. Tudo o que as empresas não precisam é ter seu fluxo interrompido por quebras inesperadas ou problemas que poderiam ter sido resolvidos preventivamente. 

Para as empresas de ônibus, isso é ainda mais importante, uma vez que as falhas impactam diretamente a disponibilidade da frota. 

Ao programar as revisões e manutenções preventivas, a gestão de manutenção reduz consideravelmente os prejuízos à operação, os custos com reparos e com consertos de última hora – sempre mais caros do que as revisões periódicas e planejadas. Além disso, evitam danos à imagem e à reputação da empresa.

O que a gestão de manutenção pode fazer

  • Monitoramento das condições dos veículos da frota.
  • Controle dos veículos e serviços de manutenção.
  • Geração de dados para análise e acompanhamento dos indicadores de manutenção.
  • Melhoria no desempenho da frota e na qualidade da manutenção de ônibus.
  • Redução de custos com a frota.
  • Negociação junto a fornecedores em busca de melhores preços de insumos e serviços da oficina.
  • Visibilidade, indicação de ônibus que precisam de conserto e controle de manutenção.
  • Planejamento da manutenção de ônibus, impedindo interrupções nas viagens.
  • Melhoria da imagem da empresa junto aos clientes.

O que a gestão de manutenção pode evitar

  • Não cumprimento de prazos e serviços.
  • Falhas no gerenciamento de riscos e aumento no número de acidentes.
  • Aumento dos custos e redução nos lucros.
  • Insatisfação dos clientes.
  • Rompimento de contratos e perda de competitividade.

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Entenda a relação entre gestão de manutenção e redução de custos

Empresas que otimizam a gestão de manutenção melhoram o controle de recursos: tempo, peças e mão de obra. Ou seja, um bom plano de manutenção está diretamente associado ao controle e redução de custos.

Empresas que fazem a manutenção de forma estruturada e organizada não só mantêm a operação rodando em perfeitas condições, como aumentam a segurança e reduzem o número de manutenções corretivas, que são naturalmente mais caras e tendem a demorar mais.

As manutenções corretivas são sempre mais caras do que as preventivas, tanto do ponto de vista da mão de obra quanto da troca de peças. Muitas vezes um problema simples se agrava porque a situação não foi reparada a tempo.

Além disso, o conserto emergencial não costuma ser rápido. Por exemplo, com a retirada inesperada de um ônibus de circulação, todo o fluxo operacional fica comprometido. Nestes casos, é preciso remanejar veículos para a linha que deixou de ser atendida e há possibilidade de atraso nas viagens.

Dicas para fazer uma boa gestão de manutenção 

1. Otimize o controle de estoque de manutenção

Não adianta ter um plano de manutenção com o cronograma de revisão dos ônibus se a oficina não tiver peças de reposição no estoque.

A gestão da manutenção precisa fazer esse controle, sabendo exatamente quais são as peças necessárias, quantos itens devem permanecer em estoque, qual o tempo que os fornecedores levam para a entrega, quantas e quais peças sobressalentes são necessárias em um estoque ideal etc.

Quanto mais tempo a oficina perde procurando uma peça no estoque ou esperando pela compra e entrega do material, maior o custo envolvido na manutenção de ônibus.

2. Alinhe o setor de compras ao estoque

Para ter em mãos as peças necessárias, o plano de manutenção deve estar em sinergia com o setor de compras. Os responsáveis pela área de suprimentos não têm como adivinhar o que a oficina precisa. E a oficina não saberá informar o que precisa se o controle de estoques não for feito corretamente.

Quando a gestão da manutenção é alinhada com o setor de compras, fica mais fácil negociar preços e prazos, garantir a qualidade das peças e do serviço realizado, reduzir o tempo que o ônibus fica parado para manutenção e, assim, melhorar a produtividade da empresa sem aumentar os custos.

3. Invista na manutenção preventiva

A manutenção preventiva é a mais indicada para as empresas porque evita paralisações inesperadas no serviço, atrasos, agravamento de problemas mecânicos e insatisfação dos clientes ou passageiros.

Como o nome diz, a manutenção preventiva tem foco na prevenção e reduz a necessidade de manutenções corretivas, melhora a visibilidade sobre as operações – já que é possível saber quais ônibus ficarão fora de circulação para reparos -, diminui o tempo na oficina e faz com que as operações fluam melhor.

4. Monitore metas e indicadores

A gestão de manutenção se baseia no monitoramento de metas e indicadores de manutenção.  Após definir e colocar em prática o plano de manutenção, a empresa consegue saber como está o ritmo de trabalho na oficina, a produtividade da frota, as horas e os custos envolvidos na manutenção, identificando inclusive as melhorias na operação.

Entre as métricas estão o tempo médio entre falhas ou quebras, tempo médio de reparo, confiabilidade no serviço realizado, índice de serviços realizados dentro do prazo, produtividade, índice de acidente etc.

5. Use a tecnologia a seu favor

A automatização das atividades da gestão de manutenção agiliza o processo e melhora a visibilidade a respeito da eficiência e dos custos do serviço realizado pela oficina.

Além de melhorar o fluxo de informação e a tomada de decisões, o uso de tecnologia facilita o acesso aos registros de trabalhos realizados na oficina (por meio de ordens de serviço e checklist dos veículos) e organiza os processos da gestão de manutenção.

Uma ótima estratégia é contar uma um sistema dedicado à manutenção da frota. Uma solução deste tipo faz desde a emissão das ordens de serviço até a criação de programas de manutenção com todas as etapas e cronogramas orquestrados.

4 vantagens da gestão de manutenção de frota

Reduzir os custos é apenas uma das vantagens da gestão de manutenção. Veja outras:

Eficiência operacional

A gestão de manutenção aumenta a organização e o controle da manutenção, fazendo com que a frota circule em boas condições e sem interrupções no meio do caminho. Desta forma, aumenta a eficiência no trabalho e a produtividade.

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Agendamento prévio das tarefas

Quando a empresa faz a gestão da manutenção de ônibus, sabe exatamente quais veículos estarão fora da operação naquele dia, remaneja escalas de motoristas e aumenta a visibilidade sobre os recursos disponíveis para o transporte de passageiros.

Tudo o que é agendado com antecedência facilita o processo.

Aumento da vida útil da frota

Os ônibus que passam por revisão periódica e manutenção preventiva têm sua vida útil ampliada e apresentam menos defeitos e falhas. Além disso, quando a gestão da manutenção mantém um histórico atualizado dos serviços e reparos na frota pode planejar melhor os investimentos na renovação dos veículos.

Nestes casos, a compra de novos ônibus deixa de ser urgente porque os ônibus em bom estado duram mais tempo.

Segurança aprimorada

A manutenção regular não apenas mantém os veículos em bom estado de funcionamento, mas também contribui para a segurança dos motoristas, passageiros e outros usuários das vias. Veículos bem cuidados têm menos probabilidade de apresentar falhas mecânicas perigosas que possam resultar em acidentes. Além disso, as verificações regulares garantem que os sistemas de segurança, como freios e airbags, estejam funcionando corretamente.

Como automatizar a gestão de manutenção de frota?

Ao automatizar a gestão de manutenção de ônibus, as empresas não apenas melhoram a visibilidade sobre os processos, mas controlam melhor os custos com combustível, pneus e outros recursos operacionais caros e fundamentais para a prestação de serviços de qualidade.

Um bom software de gestão realiza de forma automática os controles de manutenção e o gerenciamento dos gastos, economizando tempo dedicado ao planejamento, à aquisição de peças e à gestão de mão de obra da oficina.

O sistema Globus é uma excelente forma de automatizar as tarefas porque oferece recursos 100% focados na rotina das empresas de transporte, de ponta a ponta. O sistema desenvolvido pela Praxio possui módulos para acompanhar cada etapa do plano de manutenção,, da abertura da OS ao controle dos indicadores.

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