Treinamento para motorista de ônibus: como capacitar sua equipe

As empresas de transporte de pessoas estão sempre apostando em melhoria contínua de seus processos. Há alguns anos, ao contratar condutores, as companhias não tinham orientações técnicas que, agora, são fundamentais nesse mercado, em atendimento à Lei Nº 13.103, de 2 de março de 2015, a Lei do Motorista, que define e controla a jornada de trabalho desses profissionais. Isso é reflexo de um reconhecimento do valor estratégico das políticas de segurança e da alta competitividade, por isso, o treinamento para motorista é tão importante.

No entanto, para garantir o melhor aproveitamento dos treinamentos, é necessário saber identificar quais são as reais demandas e dúvidas da equipe de motoristas. É essencial procurar conhecer as principais dificuldades desses profissionais, priorizando cursos com ações pensadas especificamente para capacitá-los da forma mais adequada, com toda a segurança e a qualidade que essa atividade exige.

Com base nisso, selecionamos algumas sugestões para elaboração de um programa de capacitação efetiva para a equipe. Tem interesse pelo assunto? Continue com a gente e saiba mais!

Qual a importância do treinamento para motorista?

São muitas as razões que explicam a necessidade de adotar treinamentos de motoristas dentro de uma empresa de transporte de pessoas. Além das questões relativas a custos, há uma demanda especial por qualidade, segurança e agilidade dos transportes. Esses fatores influenciam diretamente a capacidade de competir de um negócio.

Nesse cenário, para manter a atividade lucrativa e segura, é importante usar bons métodos para eliminar ao máximo o desperdício de recursos e reduzir os custos. É nesse ponto que a importância do treinamento do motorista pode fazer toda a diferença, promovendo o melhor aproveitamento da frota, a otimização de recursos, a alta qualificação, além de melhoria da eficiência e maior segurança nos deslocamentos.

Podemos citar um exemplo prático descrevendo como uma direção qualificada pode reduzir custos com pneu e combustível. É o que se propõe a direção econômica, já que o consumo de combustível é sempre um desafio para gestores de frotas. Assim, de acordo com um estudo disponível no Portal PMKB, o gasto com combustíveis pode chegar até 35% dos custos variáveis de uma frota.

Sendo assim, é muito importante para a gestão procurar controlar e diminuir esse gasto da frota, como forma de ajudar a melhorar a lucratividade da empresa, tornando-a mais competitiva. E, para colocar essa ideia em prática, primeiramente, é necessário entender o que está causando um consumo além do necessário. Isso deve ser feito com transparência, por meio de dados e de informação sobre abastecimento.

Com as informações em mãos, como valor gasto, odômetro do veículo, data e motorista responsável, é possível identificar a causa do uso excessivo de combustível. Por exemplo: se ficar registrado que o veículo deveria ter 3,5 Km/L de autonomia, mas foi apresentado apenas 2,5 Km/L, esse é um sinal claro de que algo não está certo e a resposta pode até ser encontrada no modo de condução do motorista.

No entanto, esse é apenas um exemplo do quanto o treinamento é fundamental para empresas que desejam aprimorar a gestão de suas frotas, entregando resultados cada vez mais satisfatórios para os clientes. Além disso, os motoristas ganham muito com conhecimento das inovações tecnológicas dos veículos, tornando-se mais experientes e capacitados para a função, enquanto lidam melhor com situações inesperadas.

Quais os principais treinamentos para motorista de ônibus?

Veja alguns exemplos de capacitações que podem ser interessantes para sua equipe.

Direção defensiva

A segurança nas estradas é um fator fundamental no cotidiano de motoristas e requer muita consciência e responsabilidade. Afinal, é preciso evitar ao máximo a ocorrência de acidentes e outras intercorrências graves, que coloquem em risco a vida de passageiros e condutores de ônibus.

Por isso, a direção defensiva é indispensável. Trata-se de uma prática desenvolvida especialmente para antecipar problemas que possam acontecer durante os percursos, permitindo a redução de seus efeitos.

É importante entender que a qualidade de vida dos condutores de veículos afeta diretamente sua performance no trabalho. Isso torna a conscientização uma medida de grande relevância.

Essas ações envolvem questões relativas à saúde e à segurança de todos que trafegam pelas estradas e nas cidades, sem falar que se revertem em benefícios financeiros para a empresa. Com melhor qualidade de vida, diminuem os custos de manutenção de danos nos ônibus e a produtividade dos profissionais aumenta.

Noções de manutenção

Por falar em manutenção, os ônibus são muito mais sofisticados e saem das fábricas com diversos recursos de conectividade, monitoramento de sistemas e de manutenção. São inovações que visam à redução de gastos com o veículo, prolongando sua vida útil.

A telemetria é um desses mecanismos, que disponibilizam no painel uma grande quantidade de dados referentes à condução. Esses dados informam o consumo médio do veículo, a temperatura do motor e dos fluidos. Indicam, também, as emissões de poluentes, o funcionamento do freio-motor, a pressão dos freios de serviço e dos sistemas de ar etc.

Tudo isso é útil para o controle do motorista e colabora para a melhor conservação dos componentes dos ônibus, como motor e freios. Assim, a segurança durante a condução aumenta e os riscos podem ser antecipados.

Mas, para que esse auxílio tecnológico cumpra a sua função, o motorista precisa ser devidamente instruído e treinado para manusear suas funcionalidades. Ele deve conhecer bem o veículo, seus recursos e saber como operá-los.

Testes com simuladores

Já ficou evidente o quanto a inovação tecnológica é decisiva na rotina de um motorista de ônibus. Portanto, os treinamentos desses profissionais também podem ser incrementados com ferramentas tecnológicas, como os simuladores, que permitem a realização de testes reais de desempenho dos condutores em inúmeras situações.

Dessa forma, é possível avaliar os motoristas diante de emergências, analisando sua conduta, reações e decisões. Portanto, os simuladores funcionam como uma imitação de ocorrências do cotidiano do transporte e possibilitam a experiência e o aprendizado, bem como a revisão das melhores maneiras de se lidar com as intercorrências.

Ética e gestão de riscos no transporte

Essa é uma das grandes preocupações das empresas nos dias de hoje. As atitudes dos profissionais podem ser avaliadas de acordo com seu comportamento individual ou coletivo. Sendo assim, eles precisam de capacitação para saber exatamente como reagir perante situações que exijam a confiança esperada pela empresa.

Portanto, o treinamento voltado à ética profissional e pessoal pode contribuir muito com redução de custos com furtos e roubos, por exemplo. Com isso, há uma significativa melhora na produtividade.

Por isso, é importante se capacitar para gerenciar riscos, a fim de conhecer melhor e saber controlar eventuais ameaças relativas a uma operação de transporte de passageiros. Desse modo, ao concluir um curso de gerenciamento de riscos, o profissional pode atuar, ainda, como especialista em segurança do trabalho.

Meio ambiente

Em tempos de preocupação com o meio ambiente, as empresas têm demonstrado interesse em se posicionar como sustentáveis. Contudo, na prática, nem sempre essa conduta é fácil de se estabelecer, uma vez que esses valores, para surtirem algum efeito, dependem muito da postura de todos os envolvidos.

Nas companhias, líderes e funcionários precisam estar engajados nessa causa, trabalhando juntos de forma sustentável. Por isso, o comportamento das pessoas que integram as equipes deve estar alinhado ao desenvolvimento interno do negócio.

Do contrário, os esforços acabam não atingindo o objetivo pretendido. Assim, um treinamento orientado para essa conscientização pode ser integrado à cultura da empresa e ao dia a dia dos funcionários.

Como manter a gestão de motoristas em dia?

Durante muito tempo, o controle de ponto de motoristas foi feito manualmente. Hoje, com a evolução da tecnologia, o ponto eletrônico ou ponto virtual traz uma inovação que ajuda o RH a observar a produtividade dos colaboradores remotamente. Além disso, adiciona mais praticidade à rotina do motorista, que pode “bater seu ponto” sem precisar se dirigir até o local físico.

São soluções inovadoras que, por meio de um smartphone, ajudam os gestores a monitorar o descanso dos condutores e o tempo usado para seu deslocamento, facilitando o cumprimento das leis trabalhistas pelas empresas. Vale esclarecer que a Lei 13.103/2015 (Lei do Motorista) dispõe de normas que regulam a jornada diária máxima dos motoristas e o intervalo que deve ser observado entre uma jornada e outra.

Conforme podemos concluir, com o suporte da tecnologia e o adequado treinamento para motorista, a jornada de trabalho desses profissionais pode ser computada corretamente, garantindo a certeza de uma gestão eficaz, além de evitar problemas judiciais para a empresa. Os condutores também ganham muito com capacitação, engajamento e motivação decorrentes desse suporte. Tudo isso colabora positivamente para o sucesso dos negócios.

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