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Práticas de ESG: entenda essa tendência e saiba como aplicar!

Descubra como implementar práticas de ESG no transporte por ônibus para promover sustentabilidade e inovação na mobilidade!

O conceito de ESG está cada vez mais integrado às estratégias de negócios das empresas de todos os setores, influenciando investidores, consumidores e outros stakeholders. Isso inclui o transporte de passageiro por ônibus, seja urbano, rodoviário, fretamento ou turismo.

Empresas com boas práticas de ESG são vistas como mais sustentáveis, resilientes e socialmente responsáveis, o que pode resultar em benefícios financeiros, mitigação de riscos, atratividade para investimentos e maior reputação no mercado.

Mas como aplicar ESG na empresa de transporte? Neste artigo, vamos explicar os principais termos relacionados ao tema e como implementar ações na prática!

O que é ESG?

Primeiro, vamos entender o que de fato significa essa pequena sigla que tem gigante importância para a humanidade.

ESG é a sigla para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social, Governance, no inglês), e se refere a um conjunto de critérios usados para avaliar o desempenho e o impacto das práticas de uma empresa nestas áreas:

  • Ambiental (Environmental): relacionadas ao impacto da empresa no meio ambiente, que inclui pegada de carbono, gestão de resíduos, uso de recursos naturais, políticas de conservação, eficiência energética, emissões de gases de efeito estufa e práticas de sustentabilidade.
  • Social: que se refere ao impacto da empresa nas pessoas e nas comunidades onde atua. Isso abrange questões como diversidade e inclusão, direitos humanos, condições de trabalho, saúde e segurança dos funcionários, relações com fornecedores, envolvimento comunitário, responsabilidade social e impacto na sociedade.
  • Governança: é a parte que diz respeito à estrutura de gestão da empresa, seu modelo de negócio e transparência. Ou seja, inclui questões como independência do conselho, sua composição e diversidade, além de práticas de remuneração, ética nos negócios, conformidade regulatória e transparência nas divulgações financeiras.

O que é Agenda 2030?

Se você já ouviu falar em ESG, pode também ter ouvido o termo Agenda 2030. Trata-se de um plano de ação global adotado pelos Estados-membros das Nações Unidas em setembro de 2015.

Ela é composta por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas interconectadas. Essa agenda representa um compromisso coletivo para alcançar um futuro mais sustentável até o ano de 2030.

Portanto, a Agenda 2030 foi concebida como um guia abrangente para abordar os desafios globais de bem-estar para a humanidade. É por isso que abrange níveis da sociedade, desde líderes globais até comunidades locais, promovendo a colaboração entre governos, empresas do setor provado e sociedade para alcançar as metas desejadas.

Dessa forma, a Agenda 2030 pode ser utilizada como referência para as empresas implementarem práticas relacionadas ao ESG.

O que é ODS?

Como vimos, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma série de 17 metas globais estabelecidas pela ONU. Eles servem como um guia global para orientar políticas, programas e ações de ESG.

Assim, cada um dos 17 ODS tem metas específicas a serem alcançadas até 2030. Eles são universais, ou seja, aplicáveis a todos os países, independentemente do seu nível de desenvolvimento.

Entre os objetivos, estão a eliminação da pobreza e da fome, fornecimento de água potável e saneamento, acesso à educação de qualidade, combate às mudanças climáticas, promoção de cidades sustentáveis, estímulo à inovação, entre outros.

Nesse sentido, os ODS agem em nível local, nacional e internacional, e promovem parcerias entre governos, setor privado e sociedade civil.

Aplicação de ESG na empresa de transporte por ônibus

A aplicação eficaz do ESG nessas empresas requer um gerenciamento abrangente e integrado. Aqui, o software de gestão desempenha um papel fundamental.

Isso porque ele permite o monitoramento em tempo real das operações, facilitando o controle de diversos aspectos, desde a eficiência operacional até a redução de desperdícios, conforme veremos adiante:

1. Redução da Pegada de Carbono

Pegada de carbono se refere ao total de gases de efeito estufa emitidos direta ou indiretamente por uma pessoa, organização, evento ou produto ao longo de seu ciclo de vida.

É uma forma de avaliar o impacto ambiental das atividades humanas, aferindo as emissões de gases que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Para tanto, é o ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima que visa combater os impactos dessas mudanças, promovendo ações que reduzam as emissões de gases de efeito estufa e aumentem a resiliência a fenômenos climáticos extremos.

Um software de gestão auxilia a empresa de transporte por ônibus na organização dos valores de emissões de carbono da frota.

Dessa forma, a tecnologia permite que a empresa monitore esses valores por meio de relatórios analíticos e, assim, estabeleça metas de redução e implemente estratégias para minimizar essas emissões a longo prazo.

Além disso, um software para gestão auxilia o controle de compras e estoque de forma integrada, permitindo a otimização do inventário de peças de reposição e materiais. Assim, reduzindo o desperdício e promovendo práticas de consumo mais sustentáveis.

2. Redução de papel

É o ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis que busca promover padrões sustentáveis de produção e consumo.

Nesse sentido, a diminuição do consumo de papel contribui para a preservação de recursos naturais, reduz o desperdício e os impactos ambientais associados à produção de papel, além de minimizar a pegada de carbono da empresa.

É por isso que a transição de processos em papel para sistemas digitais está alinhada a este ODS. Afinal, permite armazenar e gerenciar documentos eletronicamente, eliminando a necessidade de imprimir contratos, relatórios, faturas, entre outros.

Mesmo a gestão de Ordens de Serviço no setor de manutenção, e o próprio controle de manutenção preventiva da frota, podem ser digitalizados.

Isso não só reduz a quantidade de papel utilizada pela empresa, bem como traz uma melhora financeira ao economizar este insumo.

Além disso, a empresa passa a ter uma comunicação digital. Mensagens e comunicados podem ser feitos através de aplicativos online.

Do mesmo modo, a integração a sistemas de bilhetagem eletrônica para vendas de passagens e a emissão de faturas digitais aos passageiros reduzem drasticamente a impressão de bilhetes e recibos em papel.

3. Consumo de combustível e controle de pneus

O ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis aborda cidades mais seguras, resilientes e sustentáveis com infraestrutura adequada, serviços essenciais, preservação patrimonial, planejamento urbano eficiente, menor impacto ambiental e mobilidade sustentável.

A gestão eficiente de combustível e pneus contribui para cidades sustentáveis ao reduzir as emissões de poluentes atmosféricos, como CO2, resultantes do transporte, melhorando a qualidade do ar.

A tecnologia de gestão viabiliza o controle detalhado de insumos. Dessa forma, é possível monitorar o consumo de combustível de cada veículo, identificar padrões de consumo, anomalias e áreas de melhoria para reduzir o consumo geral.

Também é possível fazer a gestão de bombas e abastecimento, evitando desperdícios. Assim, os pneus são recursos que podem ser otimizados na empresa de transporte do mesmo modo.

Com um software para gestão da frota, o gestor pode controlar cada pneu individualmente, acompanhando sua vida útil da sua aquisição até a sua condição final. Isso inclui histórico de uso, desgaste, aferições e manutenções.

4. Gestão de veículos elétricos

O uso de ônibus elétricos está alinhado com o ODS 7: Energia Acessível e Limpa. Esse objetivo visa garantir o acesso universal a energia acessível, confiável, sustentável e moderna.

Ao adotar a eletromobilidade, reduz-se a dependência de combustíveis fósseis, como o diesel, e passa-se a utilizar energia elétrica, que pode ser proveniente de fontes renováveis, como solar, eólica ou hidrelétrica. Assim, contribuindo para a redução de emissões, promovendo energia limpa.

Para gerenciar essa operação, é importante contar com um sistema de gestão, já que se faz necessário acompanhar indicadores inerentes aos veículos elétricos, como programação de manutenções preventivas, planejamento de rotas e recarga, bem como análise da eficiência da frota como um todo.

5. Governança e compliance

Na empresa de transporte, a governança e o compliance podem estar associados a vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mas aquele que está diretamente relacionado a esse tema é o ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

Isso porque o ODS 16 busca promover sociedades mais inclusivas para o desenvolvimento sustentável. Assim, defende o acesso à justiça para todos, bem como instituições eficazes e responsáveis para toda a comunidade.

Isso inclui o cumprimento de leis e regulamentações, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por exemplo, ou mesmo o eSocial.  

Na empresa de transporte, a governança e o compliance se relacionam com a transparência na gestão, a ética nos negócios, o cumprimento das regulamentações de segurança, ambientais e trabalhistas, além do comprometimento com práticas empresariais responsáveis.

Uma forma de garantir a conformidade e entregas dentro do prazo é manter um sistema de gestão, que auxiliará o controle de todos os dados e viabilizará uma sólida base de informações para a empresa trabalhar, já dentro das leis vigentes, facilitando as entregas. 

O papel do sistema de gestão em ESG

Em resumo, sistemas de gestão como o Globus desempenham um papel muito importante na execução de práticas relacionadas ao ESG em empresas de transporte por ônibus.

Isso envolve a capacidade de gerenciamento de informações e de toda a operação, favorecendo a implementação de práticas alinhadas aos princípios de ESG no que diz respeito à gestão ambiental, eficiência operacional e governança corporativa.

Um exemplo é a empresa de transporte urbano Transwolff, que utiliza o sistema Globus para gestão de suas operações de ponta a ponta, incluindo frota de ônibus elétricos.

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