bilhetagem eletrônica no transporte por ônibus

Bilhetagem eletrônica: como analisar dados da receita da arrecadação

A gestão de dados da bilhetagem eletrônica deve ser realizada de maneira segura e respeitando todas as diretrizes da LGPD. Confira!

A revolução digital chegou para remodelar todos os setores da economia. Embora alguns profissionais mais experientes no transporte de passageiros tenham receio de certas mudanças no padrão de trabalho, manter-se atualizado sobre as novas tecnologias é fundamental.

Nesse contexto, a bilhetagem eletrônica chega para trazer mais segurança aos dados dos passageiros e revolucionar o setor de transporte.

Quer aprender mais sobre bilhetagem eletrônica, mas ainda não sabe como? Não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa tecnologia. Então, fique atento e confira o conteúdo completo!

O que é e para que serve a bilhetagem eletrônica?

Bilhetagem eletrônica é um sistema integrado de equipamentos e softwares que funcionam de forma automatizada para efetuar pelo pagamento e controle das passagens no transporte.

Ou seja, ela realiza todo o processo de emissão, venda de créditos para passes de acesso aos ônibus.

Esse sistema compreende tudo o que envolve o processo de compra e acesso ao transporte, como cartões e validadores da catraca.

Tais validadores são aquelas pequenas máquinas, nas quais inserimos ou aproximamos o cartão para obter acesso ao interior do ônibus.

e-book gestão da informação

Como a bilhetagem eletrônica funciona na prática?

Esse sistema de cartões, máquinas e softwares funciona a partir da primeira etapa de validação que verifica o saldo e o tipo de cartão para debitar o valor da passagem, além de gravar o novo saldo e liberar o acesso do usuário.

Durante a entrada e saída dos passageiros, o sistema que atua em segundo plano, chamado backoffice, reúne todas as informações necessárias sobre o horário de embarque.

Além disso, o local, a data da entrada, além de outros dados, também são armazenados. Isso contribui de maneira ativa na gestão e otimização do transporte nas cidades.

Logo, pela importância que possui, é necessário que o conjunto de máquinas e softwares ofereça disponibilidade e confiança — sendo esse o principal motivo para que alguns distribuidores desses sistemas criptografem todo e qualquer dado armazenado.

Como um sistema especializado ajudará na obtenção de informação estratégica para a tomada de decisão?

Como abordamos, os sistemas de bilhetagem eletrônica podem armazenar diversos dados importantes: data, hora, local de embarque, saldo do cartão, entre outros.

Essas informações são valiosas para a tomada de decisão estratégia, não apenas das companhias de transporte, mas do setor público responsável pela mobilidade urbana.

Um sistema especializado é capaz de gerar relatórios automatizados para dar informações relevantes aos gestores do ramo, para que eles possam criar as melhores estratégias de mobilidade, de acordo com o fluxo de pessoas que utiliza o transporte de ônibus.

Por isso, ressaltamos a importância da segurança de dados relacionada ao transporte público, no sentido de que as informações de cada usuário, como local e hora de embarque, não caiam nas mãos de pessoas indevidas — como hackers, que fariam mau uso desse tipo de informação.

Como aplicar um sistema de bilhetagem eletrônica?

Para implantar um sistema de bilhetagem eletrônica é necessário desenvolver um topo de cartão dotado de chips de memória e segurança, no qual o dispositivo armazenará as informações de crédito e número de passagens que o usuário deverá adquirir.

O cartão deve ser recarregável e substituirá o dinheiro, os passes escolares e os vales-transportes descartáveis.

Nesse contexto, ao aproximar o cartão do validador, ou o equipamento de leitura dos cartões, o preço da passagem deve ser descontado dos valores armazenados no cartão para que a catraca seja liberada.

Quais são as boas práticas voltadas para a bilhetagem eletrônica?

Abaixo citamos as principais boas práticas voltadas para a bilhetagem eletrônica. Confira!

Transparência

É fundamental, para qualquer empresa que lide com o tratamento de dados, que ela seja transparente e tenha como princípio norteador a LGPD.

Essas características contribuem para a legitimidade do tratamento de dados e da estruturação adequada para os recursos necessários a ocasionais requisições dos titulares.

Agindo assim, é possível diminuir a quantidade de eventuais processos administrativos e judiciais relacionados a LGPD.

Sensibilização, cultura de proteção de dados e treinamento

A difusão horizontal do conhecimento sobre a temática da proteção de dados inclui diretamente ações de sensibilização, fortalecimento da cultura referente a LGPD e treinamento adequado conforme a necessidade de cada setor envolvido.

Dessa maneira, é possível atender igualmente os vetores de responsabilidade social e proporcionar a todos os profissionais envolvidos nessa estrutura de proteção de dados o comprometimento adequado e organização das informações mais relevantes sobre o tema.

Segurança da informação

É fundamental que os órgãos encarregados pela administração dos dados garantam a segurança das informações pessoais durante as operações de tratamento.

Assim, a LGPD exige que os responsáveis pelo tratamento dos dados adotem medidas de segurança para prevenir prejuízos aos titulares, desde a criação do serviço de bilhetagem eletrônica, até a sua execução e durante todo o processo de tratamento dos dados.

Quais são as vantagens da bilhetagem eletrônica?

Você já sabe quase tudo sobre o assunto, assim, prepare-se para conferir abaixo as principais vantagens da bilhetagem eletrônica!

Otimização da experiência do usuário

Um dos principais motivos da criação da bilhetagem eletrônica foi a otimização da experiência do usuário, principalmente no momento de embarcar no ônibus.

Ou seja, quem utiliza o transporte público tem o benefício de poder pagar as passagens com cartões recarregáveis, sem que haja a necessidade de dar dinheiro ao motorista e esperar o troco.

Integração rápida entre modais de transporte

Além de gastar menos tempo para validar a passagem, o usuário do transporte público pode utilizar o cartão para fazer integração com o metrô ou trem.

Para garantir que esse benefício seja aplicado, são utilizados cartões eletrônicos especiais, desenvolvidos com as tecnologias mais recentes e apropriadas para essa finalidade.

Bilhetagem eletrônica é mais segura

Além das vantagens citadas para a mobilidade urbana, a bilhetagem eletrônica também é capaz de conceder maior segurança aos usuários, pois as recargas podem ser realizadas em postos autorizados, sem que haja a necessidade de as pessoas andarem com dinheiro para pegar ônibus.

Fora isso, os antigos vales de papeis, mesmo que tivessem tarja magnética, seriam mais facilmente submetidos à falsificação.

Agora que você aprendeu mais sobre bilhetagem eletrônica, já pode conversar sobre o assunto com mais propriedade.

Lembre-se, utilizar cartões eletrônicos para pagar a passagem traz benefícios não apenas para as operadoras de transporte, mas também aos próprios usuários.

Quer conhecer as melhores soluções em tecnologia especificamente para o setor de transporte rodoviário de passageiros? É só agendar uma demonstração aqui!

Você pode gostar!

Fale conosco

Conte com um Software Especialista para integrar todas as áreas da sua empresa e realizar uma gestão de frota – e de passageiros – mais eficiente!

Preencha seus dados e entraremos em contato!