O sucesso de uma empresa de transporte vai além do que simplesmente sorte. Pelo contrário: esse é um ramo desafiador, que carece de muita dedicação por parte do gestor. Lidar diariamente com vários obstáculos no caminho é rotina para a gestão de transporte e mobilidade.
Assim, é fundamental que o gestor bem-informado busque por alternativas capazes de otimizar o seu trabalho, como ferramentas tecnológicas. Isso porque a revolução digital veio para revolucionar o trabalho em diversos setores, de modo que a sua empresa de transporte não deve prescindir dela.
Prepare-se para descobrir como a tecnologia pode ser sua maior aliada na gestão de transporte e mobilidade. Confira o conteúdo completo!
Como a tecnologia pode ajudar na gestão de transporte e mobilidade?
A tecnologia na gestão de transporte é a maior aliada para uma redução de custos e uma automatização de processos. Muitas soluções de TI fazem a integração de dados de diversas fontes para entregar insumos no formato de informações estratégicas ao setor de transporte e mobilidade.
Empresas de tecnologia da era digital estão disponibilizando, a cada momento, produtos e serviços para atender às demandas necessárias e auxiliar os gestores do ramo de transporte. Essas soluções envolvem bilhetagem eletrônica, telemetria, gestão de frota e muito mais.
Nesse contexto, deixar de levar em consideração a Tecnologia da Informação em operações de transporte de passageiros não é mais uma opção.
Isso está se tornando cada vez mais impossível graças à revolução digital e ao surgimento de concorrentes vorazes que utilizam a digitalização em modelos de negócios disruptivos.
Quais os principais fatores envolvidos na incorporação da tecnologia à gestão de transporte?
Você já percebeu como a tecnologia pode ajudar na gestão de transporte e mobilidade. Abaixo, elencamos os principais fatores envolvidos nessa integração. Verifique!
Integração dos setores fiscal e contábil
Os setores fiscal e contábil de uma empresa de transporte estão diretamente conectados. Logo, a integração entre os dois departamentos garante que o gestor tenha controle total sobre todas as demandas.
Essa centralização de informações acontece por meio do uso de ferramentas tecnológicas aptas a aprimorar os processos internos desses setores.
Realizar todo o trabalho financeiro e de arrecadação do transporte de passageiros é uma tarefa desafiadora quando feita manualmente.
Por isso, fazer uso de tecnologia, como a bilhetagem eletrônica e os softwares de integração, é a melhor maneira de otimizar o trabalho do gestor.
Escala de veículos e motoristas
Manter as operações do transporte de passageiros em bom andamento sem gerenciar corretamente a escala de motoristas e veículos é uma tarefa árdua.
Dessa forma, é extremamente necessário controlar as jornadas, as faltas, as horas extras e outros detalhes mediante softwares e aplicativos de controle de ponto.
Com assistência dessas ferramentas, fica mais fácil documentar as jornadas dos motoristas e observar a sua localização.
O controle de ponto realizado por aplicativos tecnológicos consegue registrar o início do expediente e calcular automaticamente o horário de descanso e de término da jornada de trabalho.
Gestão da manutenção e estoque de peças
Cada ônibus precisa estar com a manutenção em dia para evitar problemas de falhas mecânicas no meio do caminho, afora promover a segurança dos passageiros.
Caso você não saiba, existem dispositivos capazes de realizar o checklist veicular antes das viagens, sendo essa uma medida que reduz efetivamente os custos com manutenção e aumenta a vida útil dos veículos.
Ônibus modernos contam com navegadores de bordo que avisam quando alguma peça está funcionando indevidamente.
Quais as principais tecnologias para melhorar o transporte?
A seguir, listamos as principais tecnologias a serem empregadas para melhorar o transporte de passageiros. Veja!
Roteirização
A roteirização é um tipo de método de definição das rotas ou trajetos preferíveis, baseando-se nos pontos de parada percorridos pelo veículo.
Esse trabalho é realizado com base na codificação geográfica de latitude e longitude de cada ponto de embarque e de descida de passageiros.
Desse modo, durante o deslocamento, o transporte sempre utilizará o itinerário mais curto, percorrendo menores distâncias, o que, no fim das contas, representa uma redução de custos.
Rastreamento e monitoramento
O rastreamento logra proteger o condutor do veículo e os passageiros por meio de informações produzidas e transmitidas de maneira automatizada.
Esse monitoramento acontece em tempo real, sendo acompanhado por uma central que certifica todos os acontecimentos envolvendo o veículo.
Sistemas integrados
Sistemas integrados são ferramentas fundamentais para uma gestão eficiente de transporte de passageiros. Eles possibilitam unir departamentos valendo-se de softwares que centralizam dados e informações, da mesma forma com que se dá a integração entre o setor fiscal e o contábil acima mencionada.
Além disso, esses softwares podem ser incorporados a outras ferramentas utilizadas pela empresa e aplicadas à logística, por exemplo, a gestão de escala de veículos, os ERP’s e os sistemas de controle para manutenção do veículo.
Controle de jornada
Despesas com pessoal são, em qualquer corporação, a área que mais despende gastos e consome recursos.
Nesse contexto, existem mecanismos capazes de controlar a jornada dos motoristas para aperfeiçoar esse tipo gestão, gerando assertividade e controle do comportamento dos colaboradores.
Como as empresas podem se preparar para o futuro?
O jeito ideal de uma empresa de transporte se preparar para o futuro é investir em tecnologia. O aproveitamento de ferramentas e dispositivos tecnológicos é a maneira mais eficiente de reduzir custos, gerir a frota e otimizar a gestão.
A concorrência está vindo com tudo no ramo de transporte de passageiros, o que confere ainda mais importância ao investimento em soluções com potencial de conceder tais benefícios e colocar o seu empreendimento na dianteira desse mercado.
Ademais, procurar por uma empresa especializada para implementar esse tipo de solução em seu negócio o auxilia muito a ter resultados positivos.
Entretanto, lembre-se de que é indispensável contratar empresas já consolidadas no mercado e que apresentem diferenciais de serviços.
Você acabou de aprender sobre gestão de transporte e mobilidade. Agora, chegou o momento de colocar a mão na massa e apostar em recursos tecnológicos. Não fique com receio de implementar ferramentas para otimizar a sua gestão. Seja inovador e invista em tecnologia o quanto antes.
Procurando por recursos que possibilitem um planejamento adequado e uma vantagem competitiva? Entre em contato com a Praxio! Nós temos as melhores soluções para a sua empresa de transporte!
https://www.youtube.com/watch?v=olzC-7gVOZg&t=12s