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Gestão de compras e estoque na empresa de transporte: como fazer?

Com impacto direto no caixa da empresa, o processo de gestão de compras e estoque na empresa de transporte precisa ser pensado estrategicamente para reduz os custos e promover o crescimento do negócio.

Portanto, investir nesse setor é essencial para otimizar os processos e garantir melhoria na operação de toda a empresa. Afinal, o setor de compras é responsável por obter todos os insumos necessários para que a empresa funcione eficientemente.

Por isso, separamos algumas dicas de ponta para ajudar no processo de gestão, caminhando para a evolução da empresa de transporte!

Diagnóstico

Independentemente do setor, a primeira medida a ser tomada para melhoria da gestão de compras e estoque na empresa de transporte é um diagnóstico. Ou seja, estudar a fundo todo o processo de compras e suprimentos.

Nesse sentido, levante todos os dados, convoque a equipe e mapeie todo o setor. Assim, fica mais fácil identificar os gargalos existentes no departamento e, consequentemente, traçar novas estratégias que proporcionem à empresa de transportes a redução de custos e o aumento da produtividade.

Integração entre departamentos

Se o setor de compras é responsável por todas as demandas existentes na empresa de transportes, nada mais justo que ficarem no centro dessa operação, padronizando os processos e organizando a demanda.

Controle de estoque

Com a correta administração do estoque, o processo de compras é realizado de acordo com as necessidades da organização.  Dessa forma, é possível identificar o que é preciso comprar, evitando perdas e excessos, e garantindo a economia de recursos. Um Sistema de Gestão Integrada, o ERP, por exemplo, é um software que oferece suporte nesse sentido.

Das PMEs de transporte às grandes empresas do segmento, não importa o tamanho do negócio. Atualmente, já é possível encontrar uma tecnologia de gestão que tire do papel e das planilhas manuais o controle de estoque. Bem como viabilize a gestão de compras automatizada, levando em conta níveis de estoque, periodicidade, variação de preço do produto, perecibilidade, entre outros fatores que auxiliam na programação de compras.

Fornecedores

A escolha dos fornecedores é fundamental para garantir o sucesso dentro do setor de compras. Por isso, confira as dicas:

Fornecedores como aliados

No setor de compras, a segurança e confiabilidade são essenciais para fechar bons negócios, e por isso merecem atenção. Assim, é importante se preparar antes de encontrar os fornecedores e buscar estratégia de compras antes de negociar com eles. Estabelecer o preço limite para cada produto também é uma estratégia que ajuda a conduzir a negociação.

Dentro da empresa de transportes, o fornecedor de autopeças deve ser encarado como um verdadeiro parceiro de negócios. Isso porque ele pode toda a cadeia logística da sua empresa. Além de suprir a demanda de produtos com preço bom e qualidade, para que seja um bom parceiro, precisa entender e atender todo o fluxo de operação da sua empresa, como fluxo de produção e prazos de entrega. 

Avalie a reputação do fornecedor

Uma dica, que se tornou ainda mais fácil de seguir na era digital, é avaliar a reputação do fornecedor antes de adquirir os produtos.  Portanto, pesquise em oficinas atendidas por ele, ou nas páginas em redes sociais ou site de reclamação se existe algo contra o fornecedor, reclamações sobre produtos ou não cumprimento de prazos pré-estabelecidos.

Nesse sentido, é importante que o padrão seja passado para todos os colaboradores da empresa, independentemente dos setores, e eles devem ser motivados a seguir estes processos, o que evita falhas e gastos desnecessários.

Faça cotações

Não é novidade, mas sempre é bom lembrar: Cotar com diversos fornecedores é uma maneira de obter melhores condições de negociação e preços mais atrativos. Dessa forma, quanto mais comparar preços, fica mais fácil alcançar uma redução de custos e otimizar o processo de compras.

Verifique a variedade de produtos

Antes de bater o martelo na escolha do fornecedor, confira o catálogo de produtos disponibilizados por ele. Afinal, de nada adianta ter um bom preço se a variedade de produtos disponibilizados não é o suficiente para a sua empresa de transportes.

Ao conferir o catálogo, é necessário verificar os fabricantes das peças fornecidas, para analisar a qualidade e desempenho dos produtos. Dessa forma, até é possível negociar descontos ao comprar mais de um produto.

Busque fornecedores próximos

Além de reduzir o custo do frete, ao escolher um fornecedor próximo, você reduz o tempo de entrega e garante um serviço mais rápido caso ocorram imprevistos como reparos ou a substituição da peça.

Compare preços e condições de pagamento

Não é novidade que hoje é comprar facilmente por sites, o que traz um enorme conforto e praticidade para quem compra. E comparar os preços e condições de pagamento pode ser mais fácil que você imagina.

Conforme falamos anteriormente, com um Sistema de Gestão Integrada é possível ter acesso a uma plataforma de compra e venda que conecta clientes e fornecedores, reduzindo custos na área de pessoal e possibilitando maior rapidez nas cotações, negociações e fechamento de negócios. E, assim, simplificar o processo de gestão de compras e estoque na empresa de transporte.

Com o ERP Passageiros, da Praxio, fica mais fácil integrar todas as áreas da sua empresa, independentemente do tamanho do seu negócio. A plataforma conta com o 99Kote, um marketplace de autopeças agilidade para os processos internos e recursos que colaboram no desenvolvimento do seu planejamento estratégico.