Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

Como a tecnologia de gestão para PMEs ajuda a aumentar a receita

Um dos grandes desafios enfrentados por pequenas e médias empresas (PMEs), é encontrar um ponto de equilíbrio entre redução de custos e aumento da eficiência operacional. Para que as transportadoras possam considerar a produtividade como um diferencial competitivo, a tecnologia de gestão para PMEs pode ajudar.

A fim de extrair os melhores resultados em cada etapa do fluxo de operações, a automatização dos processos é tendência para este mercado. Ou seja, utilizar recursos tecnológicos que agilizam processos permitem não só maior desempenho para reter clientes, como também gera lucratividade para ir em busca de novos negócios.

Dessa forma, é possível enxugar despesas excedentes, eliminar gargalos e extrair informações concretas que auxiliam na tomada de decisões. Mas afinal, quais tecnologias podem solucionar essas questões de forma eficiente e integrada? É o que você vai entender neste artigo. Continue e boa leitura!

Realidade administrativa

Quando se trata de pequenas e médias empresas, muitos diretores costumam se equivocar quanto às decisões financeiras do negócio. Isso porque, conforme a empresa cresce e ganha mercado, fica cada vez mais difícil controlar a performance organizacional.

Isso é ainda mais observado quando se trata de novas empresas, como também aquelas de origem familiar. Cada empreendedor tem sua própria forma de organizar suas finanças. Alguns, inclusive, ainda monitoram o volume de operações da frota em planilhas de Excel.

É aí começam as divergências entre os números financeiros. As PMEs que não automatizam processos não só precisam de mais pessoas para fazer o trabalho, como também de maior tempo para a execução. Ou seja, há um aumento de gastos, mas pouca produtividade.

Além disso, o trabalho manual torna passível de erro todos os lançamentos da operação, comprometendo o verdadeiro panorama de como a empresa está se saindo.

e-book para controle de custos da transportadora

Tecnologia de gestão para PME

É importante ressaltar que bons recursos tecnológicos não se restringem apenas às grandes empresas. Há softwares de gestão voltados especificamente para a parcela de PMEs do mercado. Além de acessíveis, estes softwares possibilitam o controle financeiro do negócio, desde contas a pagar e receber, até a gestão de tributos fiscais e da própria frota.

Estes softwares são os chamados sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), que ajudam no crescimento das empresas. Eles garantem maior visibilidade da operação, bem como agilidade na obtenção de informações. São capazes de integrar dados e gerenciar ações como:

• Escala de veículos e motoristas;
• Plantão para partidas e chegadas;
• Retaguarda da venda, com integração à bilheteria;
• Controle da bilhetagem;
• Controle do fretamento contínuo ou eventual (turismo);
• Controle da oficina e dos materiais de insumo;
• Gestão de Recursos Humanos;
• Organização de documentos de veículos e seguros.

Além, é claro, da gestão financeira e contábil, incluindo previsão orçamentária. Tudo isso de forma automática e digital. Ou seja, um sistema ERP, por ser integrado a todas as áreas da empresa, permite acompanhar o desempenho geral da empresa.

Com ele, é possível visualizar como os processos contribuíram para a receita, bem como a forma que os recursos foram utilizados, garantindo economia com materiais e mão de obra.

 Qual ERP decidir

Agora que você compreendeu como a automatização pode trazer maior retorno financeiro para a sua empresa, precisa saber qual sistema de gestão escolher. Existem diversos ERP’s no mercado, porém, há diferenciais que devem contar na sua escolha.

O principal deles vai além dos valores da contratação. Saiba quais são os benefícios e quais áreas da empresa ele permite a integração. Além disso, em quais módulos atua e como é realizado o atendimento pela empresa.

O Siga-i, por exemplo, é o ERP completo para PMEs desenvolvido especificamente para empresas de transporte de passageiros. Desenvolvido pela Praxio, conta com 98% da satisfação de seus clientes, e com todas as funcionalidades que auxiliam o planejamento financeiro da transportadora.