Nunca foi tão necessário atrair novos clientes para o transporte de passageiros. E é preciso ficar de olho nas tendências de mercado para atender as expectativas dos passageiros das empresas de transporte, cada vez mais exigentes.
O primeiro passo para isso está em uma boa gestão, que consegue amarrar todas as pontas da operação, fator que ajuda a reduzir os custos da empresa de transporte, permitindo oferecer um bom serviço e ainda lucrar com a operação.
A tecnologia é uma grande aliada e revolucionou o modo operante do transporte de passageiros, trazendo inovação e eficiência na operação. Bem como elevou a expectativa do passageiro diante da operação. Confira as principais percepções dos passageiros e como a tecnologia pode ajudar.
1. Custo-benefício
As empresas de transporte aéreo cresciam cerca de 15% ao ano antes da crise, segundo o Ministério do Turismo. Isso se dava pelo fato das empresas passarem a oferecer passagens mais acessíveis para os públicos das classes C e D. O que estava de acordo com a exigência número um dos passageiros, e que deve aumentar diante da crise financeira atual: Pagar o menor valor disponível para adquirir a experiência mais completa possível!
No caso de passagens de ônibus, o preço nem sempre tem grande variação. Entretanto, os diferenciais atraem os passageiros. Além de uma boa experiência na viagem, com ônibus modernos e recursos como wi-fi e porta-USB para celulares, por exemplo, a dica é aliar a estratégia de preço a uma política de fidelização de clientes.
2. Segurança
Esse é um ponto de suma importância e que influencia muito a quantidade de passageiros que a sua empresa recebe. A empresa não deve operar apenas de acordo com a legislação, é preciso ir além.
Além da própria segurança oferecida, é preciso que o cliente enxergue isso. Por isso, precisa estar evidente em toda a experiência do cliente. E isso começa desde a organização do ponto de venda e operação, até higiene e cuidado com os veículos.
A comunicação também é ponto importante para o cliente, que precisa ter fácil acesso as informações da empresa de transporte, como histórico, serviços prestados e também tipo de operação da empresa. Detalhes sobre a política de preços, devolução e cancelamento de passagens também precisam ser mostradas de maneira clara para os passageiros. Jogos Friv página local na rede Internet,
3. Qualidade de serviço oferecido
O conforto dos veículos também chama atenção dos passageiros, que buscam por qualidade no serviço comprado, ainda mais no caso de viagens longas. Fotos nos sites chamam atenção no período de decisão de compra, mas é preciso que seja real.
Também é necessário oferecer qualidade de serviço adequado para todo tipo de passageiro, como crianças, idosos e até para portadores de necessidades especiais.
4. Facilidade da compra
Um fator que também leva o passageiro a escolher a sua empresa é a facilidade de comprar passagens. Disponibilizar múltiplos canais de compra é uma maneira de aumentar a oferta pelo seu serviço. Assim, invista em venda embarcada, sites, agências de viagens, totens de venda, aplicativos, e outros canais de venda.
Tecnologia como aliada na qualidade do serviço para passageiros das empresas de transporte
A Praxio, líder em tecnologia voltada para empresas de transportes, oferece o ERP Passageiros, um software de gestão integrada que garante agilidade nos processos internos e otimiza a operação da sua empresa de transportes.
A ferramenta, que pode ser hospedada em nuvem, permite o acesso em qualquer dispositivo com acesso à internet. Assim, possibilitando ao gestor o controle completo da operação de qualquer lugar. Outro fator importante é oferecer a gestão nos múltiplos canais de venda, o que facilita a análise e controle do comércio em sites, aplicativos e outros pontos eletrônicos ou físicos.