Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

5 formas para economizar no setor de compras no transporte rodoviário

O setor de compras dentro de uma empresa pode representar um grande gasto que muitas vezes pode ser evitado com boa gestão. Além de ajudar a economizar no setor de compras, ainda ajuda a melhorar a qualidade do serviço oferecido aos clientes, tanto do setor logístico quanto de passageiros.

O departamento de compras é o setor da empresa que fica responsável por comprar todo o material necessário para a manutenção dos veículos que compõem a frota, e que tem grande importância para a produção e operação da empresa de transportes.

Afinal, é esse departamento que faz as cotações e ordens de compra, negocia com os fornecedores, e faz a comparação das diferentes propostas oferecidas pelos parceiros e faz o gerenciamento de estoque das peças.

Dessa forma, a administração correta do departamento a otimizar demandas, identificar pontos de melhorias, o que acaba ajudando a economizar no setor de compras, que tem grande representação nas finanças da empresa.

1. Organize o departamento de compras

O primeiro passo para colocar em ordem a operação do departamento de compras é a organização do estoque. Só com tudo arrumado é possível saber quais itens é preciso comprar e o que tem em excesso.

Isso já é uma boa forma de poupar recursos da empresa, deixando de comprar itens desnecessários, ou de perder estoque por conta de vencimento de materiais.

2. Categorize as despesas

O próximo passo é atualizar as informações, e garantir que os dados estejam integrados.

Com o cruzamento dessas informações, fica mais fácil identificar os setores que estão demandando mais gastos e interromper gargalos que prejudicam a operação, que vai ajudar a economizar no setor de compras.

3. Escolha os fornecedores com atenção

É preciso pensar nos fornecedores como parceiros de negócio, isso é além dos melhores prazos e preços. Isso porque a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos só é conquistada com tempo de parceria e confiança.

Na empresa de transportes, um mal fornecedor de combustível, por exemplo, pode resultar em uma vida útil menor para os veículos. O mesmo vale para peças dos veículos, que podem colocar em risco inclusive a segurança da frota.

4. Acompanhe os resultados

Um setor de compras pode não ter tanta importância em pequenas empresas, que demandam apenas a compra de itens de escritório. Porém, em empresas de transporte influenciam em toda a operação. Pois é o setor responsável por adquirir itens de reposição, como pneus e óleo para os veículos. Ou seja, itens de extrema necessidade e que podem influenciar no desempenho dos veículos.

Por isso, uma análise dos resultados pode ser importante para a transportadora. E a tecnologia pode ser grande aliada nesses casos, um sistema de Business Intelligence é perfeita para coletar, armazenar e analisar as informações de maneira inteligente. Ajudando nas tomadas de decisão, inclusive no setor de compras.

5. 99Kote como aliado

Contar com uma ferramenta de gestão de compras dentro do sistema de gestão integrada é uma maneira assertiva de  administrar todas as operações pertinentes ao setor de compras.

Isso porque a plataforma vai além de economizar no setor de compras, como também garante agilidade nos processos comerciais.

A ferramenta de compra e venda traz ao acesso de um clique milhares de fornecedores de qualidade, com os mais variados e serviços, bem como compradores interessados em fechar negócio. Reduzindo dessa maneira a busca por clientes e fornecedores. Ou seja, reduz o tempo gasto com cotações, negociações e fechamento de negócios.

Além da diminuição nos custos de telefonia, da eliminação da burocracia e da superação do problema de falta de retorno em função do não recebimento dos e-mails, a produtividade é destaque no uso de uma plataforma de compra e venda, uma vez que as operações são simples e claras.

Como funciona?

Plataformas especializadas em comércio eletrônico possibilitam que em poucos minutos centenas de fornecedores escolhidos pelo cliente recebam pedidos de cotação a partir de um único procedimento. Assim, funcionando como uma rede de relacionamento, o que garante grandes oportunidades de negócios e contatos.

Outro benefício garantido pelo 99Kote, ferramenta integrada as ERPs da Praxio é a integração das informações. Isto é, facilitando todos os processos envolvendo cotação e pedido de compra em plataformas de comércio eletrônico de maneira que facilita as tomadas de decisão.

Isso porque as informações estão todas reunidas em um só lugar, aumentando a confiabilidade no processo, e reduzindo os processos dentro da empresa. 

Uma vantagem de contratar o ERP Passageiros é a integração nativa com o 99Kote. O que permite a integração de dados com mais facilidade, e relatórios completos que otimizam a operação e permitem economizar no setor de compras.

Entre em contato com um dos nossos consultores e veja como contratar o software de gestão integrada da Praxio para a sua empresa.