A Viação Alvorada, – que opera na AML (Área Metropolitana de Lisboa) em 33% do transporte público de ônibus da cidade de Lisboa, em Portugal, – escolheu o sistema Globus, da empresa brasileira Praxio, para gerenciar manutenção e oficina dessa gigantesca operação, que foi iniciada em 1º de janeiro de 2023 e conta com uma frota de 474 viaturas.
A Viação Alvorada é o resultado da fusão de outras duas empresas (Scotturb e Vimeca/Lisboa Transportes, que também pertencem ao Grupo Barraqueiro, o maior operador de transporte público em Portugal), e que passaram a funcionar como uma só para atender as regiões de Amadora, Cacém, Carnaxide, Oeiras e Sintra. Sem dúvida, uma das maiores concessões para operação de transporte público em Portugal.
Para entender um pouco mais desta grande operação, conversamos com a Alice Rodrigues, Gestora de Qualidade, Ambiente e Segurança da Viação Alvorada, que nos contou sobre os desafios encontrados, o processo de escolha da Praxio e a implantação do sistema Globus na empresa.
Os Desafios:
Integração e Automação de Processos
“Melhorar a comunicação, melhorar a visibilidade do processo, eliminar o papel, e com isso tudo também otimizar a eficiência dos processos de manutenção” – Alice Rodrigues.
Alice Rodrigues: Com a fusão, nosso maior desafio de gestão era juntar as informações e os processos de duas empresas diferentes em um sistema de gestão único e já adequado as novas necessidades do setor como a automação de processos e eliminação do uso do papel, sobretudo no processo de manutenção da frota.
Mesmo antes da fusão, já havia a necessidade de melhorias nos processos de ambas as empresas que ainda eram muito manuais. Sentíamos a necessidade de encontrar uma tecnologia que trouxesse mais eficiência a operação.
Mais que isso. Precisávamos de um sistema de gestão único para dar mais eficiência ao processo, como por exemplo: um maior controle sobre os carros que precisavam de manutenção, os carros na oficina, os serviços a serem realizados, a necessidade do uso das peças integrado as informações dos setores de compras.
Mais Eficiência
“Com o Globus, o nosso processo vai ganhar eficiência. Ou seja, vai ser mais rápido, a comunicação entre as diferentes áreas vai ser muito mais fácil” – Alice Rodrigues.
Alice Rodrigues: Apesar de haver um sistema, todo o processo era ainda manual. O armazém, por exemplo, fazia parte do departamento de manutenção, mas as compras faziam parte da área financeira. Portanto, toda essa comunicação e todo o fluxo do processo precisava ser facilitado.
Antes nós tínhamos um processo manual definido. O mecânico chegava com um pedido de peça em papel que o encarregadol do armazém ia verificar se tinha a peça ou não.
Depois, o responsável pela manutenção, ou chefe da oficina, tinha que avisar que aquela peça era necessária para o carro. Se não existisse em armazém tinha que fazer o pedido das compras, o responsável do armazém tinha que autorizar as compras e tudo isso manualmente.
E nem sempre as pessoas estão disponíveis para fazer a aprovação em papel, portanto, acabava-se por perder algum tempo no processo.
Outra coisa que acontecia também é que muitas vezes os procedimentos que estavam definidos não eram cumpridos para conseguirmos ter as coisas na oficina.
Nós tínhamos também um software de apoio para as compras, mas na Vimeca, por exemplo, se quiséssemos saber qual o volume de compras de um determinado período, eu não conseguia ter essa visibilidade. Se eu quisesse calcular um indicador, por exemplo, eu tinha que ir ao software, descarregar a informação, tratá-la e apresentá-la.
Com o Globus é ele que vai fazer isso por nós. Ou seja, com o Globus é possível ter acesso a informação de forma rápida sempre que eu precise dela.
A escolha da Praxio: sistema Globus
Alice Rodrigues: Antes de buscar uma solução brasileira, nós estudamos algumas opções de sistemas aqui no mercado de Portugal, mas não encontramos nada que se adequasse a realidade desse nosso novo momento.
Fomos ao Brasil conhecer o Globus em operação e a partir daí entendemos que ele seria aquele que melhor iria se adequar à nossa realidade atual. Entendemos que tem sistemas e funções específicos para o transporte urbano de passageiros. Essa foi a principal razão da escolha do Globus.
O início da Operação
Alice Rodrigues: A Praxio definiu uma equipe de quatro pessoas para implementar o software. E do lado da Viação Alvorada também definimos uma equipe, inclusive com os técnicos que trabalham na manutenção, cada um com a sua responsabilidade.
Está tudo correndo muito bem. Todos muito motivados e com expectativas altas quanto a esse projeto: controle de custos, controle do próprio processo de manutenção… veremos se daqui a 6 meses essas expectativas estarão cumpridas. Estou convencida de que sim.
A conclusão que nós chegamos nessa primeira parte da implementação é de que temos os processos definidos. E agora, com o Globus, vamos potencializá-los.