Pneu careca: entenda os riscos e por que prejudica a sua frota?

O pneu careca é indicativo de problemas em toda a frota. A gestão de pneus é essencial para manter a produtividade, saiba como fazer!

Entre as várias coisas que compõem uma gestão de frota eficiente, uma merece especial atenção: a existência de pneu careca na frota. Quando os pneus ficam carecas, isso compromete o desempenho do veículo e a segurança do motorista e do trânsito em geral.

Ter cuidado sobre o estado dos pneus pode ser encarado como uma das etapas da manutenção preventiva. Fazer a avaliação e trocas periódicas dos jogos de pneus da frota, evita custos operacionais onerosos para a empresa.

Corrigir um problema quando ele já se estabeleceu é sempre mais caro do que prevenir antes que ele aconteça. Isso com certeza se aplica nesse caso. A troca dos pneus deve ser feita sempre que as peças apresentam deformidades. Ou também quando estão fora do prazo de validade indicado pelo fabricante.

Identificando pneu careca na frota

Considera-se que os pneus estejam carecas quando os sulcos, ranhuras presentes na superfície dos mesmos, já não existem mais. Entretanto, outras alterações que acontecem nos pneus também são prejudiciais. Tais como, deformações, bolhas e fissuras.

Quando os pneus apresentam alguma anomalia ou estão carecas, isso prejudica a forma como o veículo se comporta no asfalto. A falta de aderência faz com que derrapagens aconteçam e os riscos de acidentes dobram.

Em caso de pista molhada o perigo é ainda maior; os sulcos presentes nos pneus são responsáveis por impedir que a água fique em contato com o pneu e o asfalto. Resultado: quando os pneus estão em mau estado e a pista está molhada pode ocorrer a aquaplanagem.

Além dos evidentes riscos à segurança, não se pode ignorar o fato de que pneus carecas na frota significam um problema para outras etapas gerenciais dentro da empresa de transporte. Inclusive risco até para as próprias mercadorias.

Assista ao vídeo a seguir e entenda como o Sistema Globus, da Praxio, é utilizado na gestão de pneus da frota de ônibus: 

 

 

Riscos de pneu careca na frota

Apesar de ser do conhecimento da maioria das pessoas e, principalmente, dos gestores, que pneus carecas representam um enorme risco, ainda é comum a prática de prolongar a vida útil dos pneus para além do recomendado.

Muitos gestores acreditam que fazendo isso estão gerando economia para a empresa mas, na verdade, estão produzindo prejuízos, retrabalhos em outros setores e multas.

Podemos citar como exemplo os prejuízos para as peças do veículo. Com a perda de estabilidade do veículo, ocasionada pelos pneus carecas os motoristas podem acabar forçando a direção, gerando prejuízo em outras partes da mecânica.

Um dos problemas que os pneus carecas geram para o veículo e, concomitantemente para a segurança no trânsito, é que o tempo de resposta da frenagem aumenta. Então, além de forçar mais o veículo para parar, ainda é possível não conseguir e gerar um grave acidente.

A manutenção corretiva, com possibilidade de trocas de peças por desgaste e mau uso são, como se sabe, extremamente dispendiosas para a empresa. Em suma, as peças automotivas são caras e é sempre melhor investir na manutenção preventiva do que na manutenção corretiva.

Como a troca de pneus ajuda a reduzir riscos e custos?

Como todos os processos dentro da gestão de frotas estão intimamente conectados um ao outro, com a saúde dos pneus não seria diferente. Para entender que a redução de custos referentes aos pneus carecas não se restringe aos pneus em si, precisamos entender a cadeia na qual essa etapa se insere.

A alta no valor do combustível é um problema que povoa 10 em cada 10 cabeças de gestores. Uma boa solução para não desperdiçar combustível é manter os pneus em bom estado. Isso porque, pneus em dia significam que a estabilidade do veículo não é prejudicada.

Uma vez que a estabilidade do veículo esteja alinhada, o consumo do combustível é mais adequado, pois, o motorista tem mais consciência espacial e de direção sobre o equipamento que dirige.

Nem todas as rodovias brasileiras têm um bom recapeamento, o que acaba por si só, fazendo com que a frota sofra durante os trajetos que não são possíveis de evitar, então é melhor que a frota esteja em seu melhor estado de desempenho.

Não se pode esquecer também das ocorrências com pneus carecas em trajeto. Quando o veículo está realizando uma entrega e, simplesmente, não consegue mais rodar por causa dos pneus, mais suscetíveis a furos quando estão gastos, interferem em toda a cadeia logística.

A queda na produtividade da empresa é geral, pois, se a equipe externa não consegue realizar as entregas a equipe interna acaba trabalhando apenas para corrigir os erros gerados e não mais para otimizar a operação.

A médio e longo prazo isso significa atrasos nas entregas e manchas na imagem da empresa perante o mercado, competitivo por si só. As consequências de manter pneus carecas na frota são muito ruins para a organização como um todo.

Como e quando trocar os pneus da frota?

Realizar a gestão de pneus dentro de uma empresa de transporte rodoviário pode ser desafiador. Não há como ter uma sazonalidade uniforme para trocar os jogos de pneus de toda a frota. Ainda mais se há veículos diferentes. O tempo de troca dos pneus depende de diversos fatores. Entre eles, modelo do veículo e tipo de uso feito.

De maneira geral, a melhor maneira de saber se está na hora de trocar os pneus é olhar os sulcos presentes na superfície. Quando estão carecas, ficam gastos e quase imperceptíveis.

Entre os pontos a serem analisados pode-se listar:

Quilometragem

Verificar e registrar a quilometragem rodada a cada troca de pneus é uma excelente maneira de calcular o tempo médio de vida útil dos mesmos. Acompanhar a média da quilometragem pode ser um bom parâmetro para programar as próximas trocas.

Trepidação

O motorista pode perceber que a direção está mais difícil pela vibração do volante. Esse pode ser um indicativo de vários problemas mecânicos de maior ou menor complexidade, inclusive, pneus carecas. Quando o motorista identificar essa anormalidade, a melhor coisa a se fazer é buscar avaliação mecânica.

Bolhas

Quando os pneus estão gastos, é comum que surjam pequenas bolhas na borracha. Essas bolhas também podem significar aumento de temperatura, mas quaisquer que sejam as causas, deformidades nos pneus significam que é hora de trocar.

A observação pode ser feita durante manutenções preventivas, ou, simplesmente, incorporar-se a cultura da verificação de pneus pelos colaboradores.

Quando o veículo estiver saindo para circular, por exemplo, é um bom momento para checar a altura das bandas de rodagem. Se elas estiverem na mesma proporção em relação aos sulcos do pneu, ou forem imperceptíveis, é um sinal de que o pneu está desgastado.

Agora que você já abe o que é necessário para evitar o uso de pneu careca na frota de transporte rodoviário, é hora de contar com um sistema eficiente, capaz de ajudá-lo na gestão dessas informações.

Integrado ao Software Praxio, o Afere Fácil é o aplicativo certo para essa operação, uma vez que permite a extração de dados de cada pneu da frota, organizando-os no software para controle de pressão, calibragem e tudo o que precisa ser averiguado para a correta utilização de pneus. Assim, viabilizando o rodízio de pneus e o prolongamento da vida útil desse insumo tão importante.

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