O ônibus sob demanda vem ganhando fôlego e notoriedade na mobilidade urbana global, por oferecer um serviço 100% personalizado, totalmente voltado para as solicitações e desejos do usuário em se deslocar do ponto A ao B, com a melhor experiência em viagem possível.
E não é para menos: com a chegada da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o setor de mobilidade foi o primeiro a sentir a perda de clientes e de demanda, uma vez que toda a população global, inclusive a brasileira, entrou em quarentena deixando de sair todos os dias para fazer seus afazeres e trabalhos.
Segundo as estatísticas, no mês de abril a queda de demanda no setor de mobilidade urbana brasileiro foi de 62%. Na Europa, continente onde impera a variedade de modais em detrimento do automóvel, esse número atingiu 90%. Com isso, empresas de transporte tiveram que se reinventar.
Este serviço já está disponível em mais de 70 cidades ao redor do mundo. As rotas, além de mais flexíveis, são mais rápidas do que aquelas feitas com empresas convencionais.
Em resumo, o serviço de ônibus sob demanda funciona de maneira similar aos aplicativos de transporte individual. O usuário escolhe o destino e horário de partida e, do outro lado, a empresa de transporte o direciona para o ônibus que está disponível para o trajeto desejado.
Por outro lado, existe um longo percurso que uma empresa de transportes deve percorrer para se adequar a este tipo de serviço, uma vez que estamos tratando de serviços totalmente personalizados, fora dos padrões tradicionais vivenciados até então pelo setor.
E como o ônibus sob demanda acontece dentro da mobilidade urbana? É o que vamos debater neste post. Vamos lá!
Ônibus sob demanda: como este serviço ocorre nas cidades?
O serviço de ônibus sob demanda não é algo que surgiu durante a proliferação do novo coronavírus ao redor do mundo, porém tem se demonstrado a melhor opção viável para as empresas de transportes, bem como a população que precisam dos ônibus para se deslocar.
De fato, o projeto de lei 01-00119/2020, de autoria do vereador Police Neto (PSD-SP), autoriza a operação emergencial de ônibus sob demanda na cidade de São Paulo, como uma forma de resposta à exposição que a população tem se submetido todos os dias à COVID-19.
O serviço já uma realidade, e funciona como uma alternativa paralela ao transporte público convencional. Afinal, permite o controle de embarque dos passageiros. Além de dar ao usuário a previsibilidade de chegada dos veículos ao ponto de espera.
De acordo com o parlamentar, nesta modalidade de transporte “as operadoras conseguem restringir a quantidade de pessoas dentro dos ônibus e distribuir o fluxo de usuários, evitando aglomerações”. Com isso, a experiência de viagem torna-se melhor e com mais qualidade, comparado com o que se oferece hoje pelo sistema atual.
Para oferecer serviços de ônibus sob demanda, a empresa de transportes deve primeiramente investir fortemente em tecnologia de ponta. Principalmente em softwares inteligentes de gestão, como o ERP, por exemplo.
E como este sistema funciona, de fato?
ERP para serviços de ônibus sob demanda
O ERP, da sigla Enterprise Resource Planning, é um software que agrega todos os dados de uma empresa. Sua principal missão é integrar informações entre departamentos, facilitando o trabalho ao automatizar diversas etapas operacionais, que, portanto, ficam muito mais rápidas e seguras.
As possibilidades de coleta de dados são infinitas, ficando a critério da empresa ao instalar este software. Independente deles, o ERP permite uma visualização realista do que acontece dentro de uma empresa. O que proporciona ao gestor as melhores tomadas de decisão sob diversos aspectos.
No caso específico do setor de transportes, a Praxio possui o ERP para transporte rodoviário, tendo mais de 30 anos de experiência neste mercado. O ERP Passageiros coleta não só os dados de backoffice, mas como os de operação logística em tempo real.
Para atuar no serviço de ônibus sob demanda, a empresa de transportes precisa investir em três frentes: um aplicativo para o usuário, onde ele consegue escolher o seu destino e horário; outro aplicativo para o motorista, para que receba os pedidos do passageiro; e, por fim, a gestão inteligente da empresa, mediante o ERP integrado.
Por estar atenta às novidades e ao mercado rodoviário, a Praxio oferece em seu ERP Passageiros todas as ferramentas necessárias para a gestão de operações no transporte sob demanda.
Afinal, os processos são otimizados e organizados com o auxílio do ERP. Além disso, a Praxio possui a parceria com a Ubus, empresa que dispõe o serviço de transporte sob demanda no Brasil. Isso significa que a parte operacional e aplicativo já nascem integrados. Assim, fazendo com que o empresário e os gestores lidem com a implantação de sistemas como se fosse um único fornecedor.
Por fim, o uso de um software ERP robusto permite a otimização de toda a rotina de trabalho de uma empresa, minimizando as falhas humanas e aumentando a produtividade. A frota de ônibus, por sua vez, tem maior disponibilidade de operação, pois o ERP Passageiros também permite a gestão de manutenção e de toda a oficina.
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