A gestão integrada para frota de veículos rodoviários permite integrar as informações de logística e expedição. Assim, auxiliando na redução de erros operacionais e ganhando em produtividade de toda a equipe. Ela é importante, inclusive, nas pequenas e médias empresas.
Com a chegada de softwares de gestão, a tecnologia dentro do setor logístico permite acompanhar de perto o desempenho da empresa de transportes, garantir a redução de custos e, como consequência, aumentar as margens de lucro do seu negócio.
Primeiramente, vale a pena ressaltar o que é a gestão de frotas. O termo se refere ao processo fundamental que envolve todo o gerenciamento de veículos, centralizando todas as atividades.
Por exemplo, pode-se citar manutenção, combustível, controle de quilometragem, entre outras características que se referem à frota de veículos.
Mais do que organizar e otimizar a frota, a gestão inteligente ajuda elaborar todo o fluxo dos processos operacionais da empresa de transportes. Além disso, também permite ao gestor avaliar a performance de toda a empresa
Ou seja, de garantir a disponibilidade dos veículos, a fim de melhorar o desempenho e entrega de serviços.
Separamos algumas dicas para te ajudar a entender a necessidade da gestão inteligente da frota e como ela pode colaborar com as pequenas e médias empresas de transportes!
1. Controle total da frota
O software de gestão integrada permite ao gestor descobrir com precisão se todos os veículos estão sendo usados corretamente, assim como ajuda a mensurar o desempenho de cada um dos componentes da frota.
Outra vantagem garantida pela gestão inteligente é que a tecnologia possibilita ao gestor fazer a manutenção preventiva dos veículos que compõe a frota. Dessa maneira, tem acesso a leitura de sinais vitais dos equipamentos, como o consumo de combustível, por exemplo.
Dessa forma, com a gestão inteligente para frota é possível controlar os veículos de forma eficiente, monitorando a manutenção de cada veículo e controlando itens importantes. Por exemplo, a troca de pneus e o óleo do motor, evitando imprevistos e quebras, reduzindo os custos de manutenção.
Além do benefício de saber quanto cada veículo está gastando, a gestão de frota mostra indicadores que permitem enxergar o faturamento individual de cada um. Isto é, de maneira que possa fazer um comparativo e descobrir quais dos veículos estão garantindo maior lucro ou estão no prejuízo.
2. Melhoria de processos
A gestão inteligente para frota traz outro benefício para a empresa de transporte: a melhoria de processos. Por exemplo, com o sistema de gestão faz toda a confirmação dos processos operacionais, ajudando a identificar o motorista e veículo com rapidez e eficiência.
Além disso, a partir da indicação das atividades realizadas em tempo real é possível analisar cada atividade, possibilitando a redução dos ciclos e otimizando a frota.
3. Monitoramento dos colaboradores
Vale ressaltar que com a gestão inteligente para frota, os motoristas são controlados de perto, tendo assim o seu comportamento monitorado, desde a velocidade até a rota mantida. Isso porque o gestor tem acesso à velocidade, aceleração e ociosidade dos veículos diretamente na tela computador, smartfone ou tablet.
Como fazer a gestão inteligente da frota
Um software de gestão integrada, como o ERP Passageiros, da Praxio, traz em meio as suas funções o monitoramento da frota e demais funcionalidades que permitem ao gestor fazer a gestão inteligente da frota.
Com os recursos garantidos pelo ERP, é possível ter o controle total da frota, desde o gasto com combustível, manutenção, pneus, estoque, compras, até a gestão de oficinas com o Manu360 e o 99kote.
O Manu360 é uma das funcionalidades garantidas pelo software, e é responsável pela organização de trabalhos de reparo e prevenção.
Ou seja, as atividades relacionadas à manutenção dos veículos são reportadas no Manu360. Entre as ações, registra: status do veículo, horário e reparos em funilaria, pintura, eletrônica, elétrica, mecânica diesel, mecânica de trólebus e limpeza.
Já o 99kote faz a ponte entre o comércio eletrônico destinado a compra e venda de peças e serviços para frota de empresas de transporte rodoviário de passageiros.
Confira aqui mais vantagens que o ERP Passageiros pode oferecer para a sua pequena ou média empresa.
Confira também nosso case de sucesso com a empresa Planalto