A quantidade de informações, produtos e serviços nas empresas é cada vez maior, sobretudo nesses tempos de meios digitais, em que aumenta a competitividade. Isso não é diferente para o setor de transporte rodoviário de passageiros. Por esse motivo, é crucial implementar estratégias a fim de melhorar a organização e o uso de tal conteúdo, mantendo as informações mais efetivas dentro dos processos. Um dos métodos para isso é a Curva ABC.
Neste texto vamos explicar do que se trata esse conceito, por qual motivo é bastante indicado para o setor de mobilidade de transporte rodoviário, de que modo funciona e quais as vantagens de aplicá-lo no segmento de mobilidade e transporte rodoviário. Por fim, vamos apontar maneiras de empregar a Curva ABC do modo mais produtivo possível na empresa de transporte rodoviário.
Fique com a gente e descubra mais sobre esse tema!
O que é a Curva ABC?
Trata-se de um método usado para classificar informações, itens ou produtos e ordená-los de acordo com o seu nível de importância, levando em consideração a demanda e/ou a rotatividade. Dessa maneira, é possível distinguir esses graus de maior impacto nos processos da empresa, priorizando-os.
Essa ferramenta também é chamada de 80-20, pois foi fundamentada no teorema de um economista do século 19, Vilfredo Pareto. Ele elaborou um estudo sobre a riqueza e a renda daquele tempo, com isso comprovou que 20% da sociedade possuía 80% da riqueza mundial na época. Essa desigualdade social, de lá para cá, apenas aumentou.
Ao categorizar as informações e outros itens do setor de mobilidade e transporte rodoviário, esse método vai trazer a relevância conforme a qualidade de uso e o valor do conteúdo. Tal conceito ainda pode ser empregado, inclusive, para classificar passageiros, ao relacionar o quanto eles gastam com a empresa.
Como funciona?
Essa sigla está diretamente relacionada com as classificações das informações e produtos empregadas na gestão. Cada item é categorizado por A, B e C. Vamos elucidar melhor os motivos a seguir.
Itens A
Apresentam alta rotatividade por terem relevância estratégica. Por essa razão, são os itens, produtos e serviços que a empresa aplica mais recursos financeiros e são responsáveis por produzir 80% do lucro dela. Pense nos serviços mais consumidos pelos seus passageiros, os destinos rodoviários mais comprados, as rotas urbanas em que há grande fluxo de pessoas, por exemplo, e quais são os lugares que, por consequência, são capazes de gerar mais renda.
Itens B
Acarretam uma média rotatividade, porque não têm a mesma qualidade estratégica que os itens da categoria A, ao gerar menos lucro à empresa. Mas ainda assim podem evoluir para a classificação A ou até C. Por esse motivo, é crucial prestar atenção nos itens B.
Períodos sazonais, por exemplo, como as viagens de férias, podem gerar compras de passagens para destinos da categoria B, evoluindo para a A, durante a alta temporada. E depois é possível retornar para a classificação anterior.
Itens C
Geram uma baixa rotatividade e são menos consumidos pelos clientes. Isso os torna menos relevantes na estratégia da empresa. Por isso, a organização não despende muito investimento em tais produtos e serviços. Mas, de qualquer maneira, é crucial manter a atenção neles para não se tornarem mercadorias ou serviços totalmente obsoletos para a empresa e desperdício. Nesse caso, deve-se perguntar-se: ainda vale a pena investir recursos nesses produtos ou serviços que são poucos consumidos pelos nossos clientes?
Por que é indicada para o setor de mobilidade de transporte rodoviário?
A Curva ABC é um método bastante interessante para uma empresa do setor de transporte rodoviário de passageiros e mobilidade. Com ela, o negócio consegue analisar melhor o que vale a pena investir e utilizar em suas estratégias comerciais, a fim de focar no lucro corporativo.
Ela pode ser implementada em vários departamentos de um negócio de mobilidade e transporte rodoviário, como no ramo de vendas, nas táticas de precificação dos serviços, no controle e planejamento de rotas, em estoque e armazenamento de mercadorias, entre outros segmentos.
Desse modo, é um conceito bastante versátil capaz de contribuir em diferentes partes de um negócio de mobilidade e transporte rodoviário de passageiros, proporcionando muitas vantagens. Leia algumas delas a seguir.
Quais as vantagens de utilizar a Curva ABC no transporte rodoviário?
Métodos como este são cruciais para qualquer empresa para melhorar processos e torná-los efetivos. Desse modo, naturalmente eles são capazes de oferecer benefícios ao negócio. Confira alguns deles gerados pela Curva ABC!
Melhor planejamento
Um melhor planejamento no estoque, nas rotas e demais áreas é efetivado com a Curva ABC no transporte rodoviário. Isso se dá pela classificação dos produtos, itens e serviços, o que ajuda a planejar o uso deles de acordo com o grau de importância estratégica para a empresa.
Otimização na operação de transporte
Essa classificação citada proporciona uma organização melhor de frotas, rotas e destinos mais viáveis estrategicamente para a empresa de mobilidade e transporte rodoviário, pensando na demanda de uso dos passageiros e na compra dessas pessoas, em relação às viagens oferecidas pelo negócio de transportes.
Estratégias melhores
A otimização citada no tópico anterior já é uma estratégia usada no setor de mobilidade e transporte rodoviário. Mas ainda é possível empregar a Curva ABC nos departamentos de marketing e vendas da empresa. Para isso, os dois setores podem trabalhar mais campanhas em cima dos produtos de categoria A e B, porém, sempre observando a oscilação entre as mudanças de classificação, inclusive durante demandas sazonais.
Como aplicá-la de maneira mais produtiva?
Esse método contribui na identificação de oportunidades e possibilita uma perspectiva acerca de como usá-las. Dessa maneira, a Curva ABC permite aplicar avaliações com mais exatidão, porém, é necessário notar os seguintes aspectos capazes de gerar falhas nas análises:
- novidade;
- sazonalidade;
- validade.
Além disso, recursos tecnológicos, como software de gestão ERP/TMS, são indispensáveis na implementação de tal estratégia, pois conseguem gerenciar e colher informações dos produtos, serviços e várias áreas do negócio, além de montar gráficos e planilhas que ajudam bastante na aplicação instrumental do método.
Como vimos, a Curva ABC é um conceito muito importante, estratégico e efetivo para o setor de mobilidade e transporte rodoviário de passageiros. Ela pode ajudar o negócio em diferentes departamentos dentro dele, melhorando o uso do investimento e aumentando o lucro da empresa.
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