transporte corporativo fretamento

Como o transporte corporativo influencia a rotina dos seus funcionários

O transporte corporativo pode ser uma alternativa para gerar mais produtividade na sua empresa, sabia disso? Para entender, leia este texto:

O transporte corporativo é utilizado por empresas para possibilitar mais conforto aos funcionários na ida e volta do trabalho ou de eventos. É uma opção interessante para tornar a vida deles mais cômoda, já que em deslocamentos os trabalhadores não terão de enfrentar atrasos com transporte público, por exemplo.

Neste post mostraremos os desafios da gestão da empresa de transporte responsável pelo fretamento corporativo, detalhando como esse transporte influencia a rotina dos funcionários. Para isso, vamos explicar de que modo ele funciona, os benefícios de oferecê-lo na empresa e por que a tecnologia é indispensável no transporte de fretamento.

Fique conosco e confira mais a seguir!

Como funciona o transporte corporativo?

Esse tipo de deslocamento consiste em um (ou mais) ônibus contratado para levar passageiros de uma empresa específica até a sua sede. Esse tipo de viagem, normalmente, inclui a ida e a volta do endereço profissional, e a rota tem uma escala de horários e pontos de embarque e desembarque, mas apenas nos bairros onde há funcionários da empresa.

Há ainda outra modalidade, chamada de transporte executivo, a qual a empresa de fretamento usa um carro para levar uma quantidade menor de passageiros, similar a um táxi. Nesse caso, a viagem pode ser para a sede profissional ou a eventos corporativos onde os funcionários precisem estar.

Quais são os benefícios em oferecer transporte corporativo para empresas?

Após a pandemia de Covid-19 muitas coisas mudaram, e a forma de cuidar dos funcionários também. Além das reuniões por meios tecnológicos, as empresas buscam maneiras de ter os colaboradores presentes fisicamente, mas sem deixar de atentar para a saúde.

Conforme dados de pesquisa realizada pela startup Fretadão, 84% das empresas estão à procura de novas opções de deslocamento para seus colaboradores. Isso é uma oportunidade para os negócios de transporte corporativo e fretamento, pois é possível encontrar uma demanda entre tais empresas.

Confira outros benefícios de proporcionar transporte corporativo as empresas!

Tecnologia e gestão

Essa é parte fundamental para o setor, sobretudo na atividade de roteirização. Um sistema para roteirização de fretados consegue traçar rotas a partir das peculiaridades de cada passageiro para apontar os melhores pontos de desembarque para cada funcionário.

Além disso, tal recurso tecnológico ainda pode ser integrado aos demais setores, o que proporciona uma gestão mais precisa e atualizada instantaneamente em relação a dados e alterações.

Ele possibilita também o mapeamento dos clientes da empresa de fretamento, além de gerenciar motoristas e ônibus. Com essas vantagens, é possível otimizar processos, tornando-os mais precisos, menos falhos e mais rápidos.

Investimento preciso

O transporte fretado consegue ser mais preciso em relação ao vale-transporte. Muitas vezes os valores depositados nos bilhetes ou contas dos colaboradores podem não refletir a realidade, mesmo calculados sobre o endereço correto e atualizados conforme as mudanças de ajustes de tarifa.

Alguns funcionários se mudam e se esquecem de alterar o endereço ou até não fazem isso pela burocracia. O fretamento é obedecido à risca, o que gera um investimento com mais exatidão e menos suscetível a essas contingências, reduzindo desperdícios com o vale-transporte para as empresas.

Produtividade em alta

Quando uma empresa freta um ônibus para os funcionários irem confortavelmente ao trabalho, será proporcionado bem-estar para eles e, com isso, chegarão muito mais dispostos para fazer as tarefas profissionais.

Imagine acordar muito cedo e ter de tomar um transporte público cheio, onde as pessoas te empurram, pisam no seu pé, te dão cotoveladas, mulheres podem ser assediadas, pessoas são furtadas, entre outros inconvenientes. Isso claro, fora os atrasos comuns que ocorrem. Agora pense nisso em um dia de chuva, quando tudo isso piora, porque o transporte fica parado por mais tempo.

Mas se a pessoa dirige até o trabalho, ela vai no ar-condicionado e sem aperto, certo? Sim, mas há o trânsito, que só tende a aumentar, porque nas cidades todo mundo deseja ter um carro. E o trânsito sempre é estressante.

Então, se uma empresa consegue eliminar tais eventos estressantes logo do começo do dia, um colaborador inicia as atividades muito mais disposto. Afinal, chegar estressado no trabalho a tendência é levar mais tempo para se recuperar e começar a produzir com eficiência. Quando essa pessoa chega relaxada, ela já está pronta para trabalhar. Além disso, durante a viagem no ônibus os funcionários podem:

  • ler;
  • cochilar;
  • estudar;
  • ouvir música;
  • assistir a séries ou filmes.

Como o transporte corporativo influencia a rotina dos funcionários?

Colaboradores com menos estresse conseguem produzir mais, pensar melhor, ter mais resiliência e, consequentemente, superar com mais efetividade os desafios profissionais que surgem no dia a dia.

Pessoas que já chegam estressadas no trabalho devido ao trânsito ou transporte público vão ter mais dificuldade de solucionar os problemas da empresa, demoram mais para resolver tarefas simples e acumulam mais estresse, graças aos eventos externos e internos.

Ou seja, funcionários mais estressados com o deslocamento de casa para o trabalho, não só perdem em quantidade produtiva, mas também na qualidade das tarefas.

Mais segurança

Um transporte fretado gera mais proteção, já que as pessoas não precisam ficar em locais públicos por muito tempo aguardando a espera, porque ele passa em um horário exato, sem grandes atrasos.

Fora isso, o ônibus deixa os colaboradores na porta da empresa, não sendo preciso caminhar do ponto à sede, isso reduz as chances de abordagens criminosas.

Como citado, as mulheres sofrem em transportes públicos com casos de assédio de diferentes níveis. Um transporte fretado é uma segurança a mais para elas, já que não vai haver vários desconhecidos em volta nem pessoas muito próximas fisicamente. Como segurança também podemos pensar nas câmeras no transporte, inibindo assédios e demais abordagens suspeitas, como furtos ou roubos.

Há ainda a questão de panes ou problemas mecânicos e elétricos no próprio metrô, trem ou ônibus público. Essas surpresas ocorrem comumente no serviço público, gerando, em situações menos sérias, apenas atrasos. Empresas de transporte corporativo realizam manutenções de maneira rigorosa a fim de impedir qualquer problema desse tipo.

Por fim, existe a proteção contra a proliferação e contaminação de micro-organismos nocivos à saúde. Isso mantém os funcionários menos expostos a doenças e, consequentemente, mais ativos, com menos atestados médicos.

Pontualidade

A frequência de atrasos vai cair, já os funcionários terão um horário determinado e local de espera próximo de sua residência para pegar o ônibus fretado. Isso também aumenta a produtividade além de derrubar o absenteísmo, melhorando ainda a gestão deles.

O transporte corporativo tem sido uma alternativa bastante viável para as empresas durante e após a pandemia, e isso vai continuar. Segundo pesquisa da DHL, o setor de transporte tende a crescer 17% ao ano no Brasil. Portanto, quem já está no ramo deve se preparar para atender mais clientes.

Confira nossa solução para o setor de transporte corporativo e fretamento e prepare sua empresa para as tendências em mobilidade no Brasil!

Agende uma demonstração rodoviário

Você pode gostar!

Fale conosco

Conte com um Software Especialista para integrar todas as áreas da sua empresa e realizar uma gestão de frota – e de passageiros – mais eficiente!

Preencha seus dados e entraremos em contato!