Confira neste bate papo como Eduardo Souza Machado, sócio e diretor da Viação Juína – empresa que opera cerca de 70% do transporte intermunicipal no Mato Grosso – automatizou seus processos de gestão de vendas das passagens rodoviárias a partir da Plataforma Luna, da Praxio.
Segundo ele, a plataforma gera tudo de forma automática, e já na tela inicial do sistema ele consegue acompanhar o fluxo de passageiros.
Eu vejo o que está acontecendo em tempo real e tomo as melhores decisões sobre promoções, por exemplo, sem precisar perguntar nada para ninguém. Assim, a gente trabalha totalmente de acordo com a demanda. Ganha a Viação Juína, que sai com ônibus mais completos, e ganha o passageiro que sai ainda mais satisfeito” – Eduardo Machado.
Além disso, a Viação Juína é capaz de integrar informações relativas a todos os pontos de venda, incluindo plataformas digitais e canais online. Dessa forma, a empresa alcança uma audiência ainda maior, acompanhando as tendências do consumidor moderno.
Sobre a Viação Juína
Atualmente, a empresa opera cerca de 2/3 do transporte intermunicipal no Mato Grosso. Conta com 121 veículos em sua frota, incluindo ônibus leito-cama – pioneira nesse serviço no estado.
A empresa movimenta cerca de 140.000 passageiros anualmente, permitindo acesso a diversos municípios do Centro-Oeste, como Cuiabá, Tangará da Serra, Nova União, Cáceres e Barra do Bugre.
Além do sucesso comercial, a empresa se destaca por campanhas sociais, como o ônibus rosa em apoio à conscientização do câncer de mama. Com trajetória exemplar e foco em inovação, a Viação Juína continua sendo a preferida dos moradores da região.
Diferenciais da Plataforma Luna: segurança, facilidade e agilidade nas vendas
Confira a seguir as percepções do diretor da Viação Juína sobre a Plataforma Luna, tecnologia utilizada para a gestão das vendas de passagens, desde o momento da escolha desse sistema até a sua utilização na prática:
Segurança em nuvem e emissão XML
Eduardo Souza Machado: A plataforma Luna é leve e está na nuvem, o que nos dá total segurança nas informações e possibilita acessar o sistema de qualquer lugar onde eu esteja.
O sistema anterior era bem mais pesado e exigia uma banda de internet nem sempre possível a depender da região. Com a Plataforma Luna, só um pontinho de internet já é o suficiente.
Além disso, havia falhas na hora de fazer o fechamento de emissão de arquivos XML para recolhimento de imposto. Eu não conseguia fazer o XML do que realmente vendia, era muito complicado. Hoje eu preciso de menos conferências.
Facilidade e uso intuitivo: tudo numa única tela
Eduardo Souza Machado: Outro grande diferencial está na facilidade de uso da plataforma. No mercado há outros sistemas, mas são muito mais complicados, envolve muitas telas para uma única ação.
Na Plataforma Luna, é possível visualizar todas as informações e fazer o aproveitamento de cada veículo e de suas poltronas de forma bem mais intuitiva e funcional. Mesmo um profissional sem treinamento consegue utilizá-la.
Operação ligeira: mais vendas, menos filas
Eduardo Souza Machado: Após o login e senha, o time de vendas abre uma única tela, e por ali mesmo vai fazer a emissão da passagem; horário, nome do cliente. Tudo em um único lugar.
No sistema antigo, para obter cada informação era necessário carregar uma página específica. Uma para poltrona, outra para passageiro – cada uma dessas páginas demorando para carregar.
A migração para um sistema mais leve foi inevitável. A operação precisava ser mais ligeira. A gente faz muito intermunicipal. Aqui, tem certos horários que há fila na porta da agência. Não é uma operação que pode parar.
Vendas por todos os canais: omnichannel para o novo passageiro
Eduardo Souza Machado: O consumidor mudou, a forma de comprar passagens rodoviárias acompanhou isso e não havia como a Viação Juína fica de fora desse movimento.
As pessoas entenderam que não precisam comprar a passagem no guichê da rodoviária. Além dos portais de compras online, o diferencial nem é mais comprar pelo site, mas pelo WhatsApp mesmo!
Então você passa a ter vários benefícios com um sistema que está preparado para esse movimento multicanais do consumidor.
Por exemplo, para receber o passageiro com a passagem na tela do celular, fazer o check-in através do bilhete via aplicativo. A gente foi evoluindo para esse tipo de tecnologia com a utilização da plataforma Luna.
Isso também aconteceu quando veio o BPe. Antes, tínhamos que imprimir tudo em impressoras diferentes. Eu tinha vários sistemas, um para cada empresa. Agora que centralizamos tudo, isso ajuda na modernização.
Gestão da Informação e aumento da Receita
Eduardo Souza Machado: O que acontece hoje no mundo que a gente vive: há pouco recurso financeiro disponível. Qualquer decisão errada custa muito caro. E as decisões erradas acontecem em função de você não saber o que está acontecendo.
Assim, quanto mais informação você consegue ter sem precisar de outra pessoa, maior é a sua capacidade de acerto.
Um exemplo é quando eu entro no sistema e acesso o Aproveitamento de Viagem. Por ali eu tenho condição de fazer um monte de coisa: autorizar desconto, pedir para alterar frota, alterar veículo. Tudo através dessa única tela.
Atendimento e suporte Praxio
Eduardo Souza Machado: Eu já acionei o suporte da Praxio para coisas específicas que, se fosse em outro lugar, ninguém nem ia me atender.
Por exemplo, o sistema que tinha antes não eram assim. Se eu tinha uma demanda, não bastava simplesmente ligar e já ser atendido. Eu tinha que agendar um atendimento. Imagine estar com algum problema e ter que agendar um suporte, vou falar para o passageiro que quer comprar a passagem que ele tem que esperar? Hoje, a gente tem muita facilidade no contato com a Praxio.
E aí, curtiu a entrevista da Viação Juína e quer saber mais sobre a Plataforma Luna? Aumente a produtividade do seu time de vendas, com a emissão das passagens, venda embarcada e integração com os principais portais de vendas, como o ClickBus e outros!
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