manutenção interna da frota de ônibus

Manutenção interna: 7 passos para implementar na gestão de frota

Você sabia que a manutenção interna de frota pode aumentar a eficiência pelo menor custo? Além disso, estimula a empresa a crescer. Entenda!

Quando uma empresa de transporte de passageiros começa a crescer e a frota aumenta, surge a dúvida: é hora de ter uma oficina própria? A manutenção interna dos veículos traz inúmeros benefícios. Portanto, no caso de negócios em expansão, é uma etapa essencial para garantir controle, eficiência, qualidade e redução de custos.

Mesmo que pareça desafiadora, a manutenção interna bem planejada, feita por profissionais qualificados e com ferramentas adequadas, evita prejuízos. Essa estratégia não só melhora a assertividade dos serviços, bem como aumenta a confiabilidade.

Além disso, garante o uso de componentes e peças de qualidade, aprimora o gerenciamento da frota e integra os processos da oficina a outras áreas da empresa.

Neste post, vamos mostrar o passo a passo necessário para guiar empresários e gestores de frota nessa jornada.

Por que optar pela manutenção interna de frota?

Realizar a manutenção da frota internamente é uma decisão estratégica e traz um conjunto de vantagens às empresas em crescimento.

O controle total sobre as operações é a primeira delas. Quando a equipe da oficina é interna, o gestor tem mais visibilidade sobre os processos de manutenção de cada veículo e identifica os problemas precocemente, podendo fazer ajustes com agilidade.

A manutenção interna também facilita a personalização, a padronização e a conformidade com normas de segurança. Outra vantagem é a otimização dos custos e uso dos recursos, como peças e mão de obra. Ou seja, a gestão bem-feita do estoque da oficina evita a compra de material desnecessário e garante a qualidade dos itens comprados.

Além disso, a equipe da oficina interna pode ser treinada para realizar a manutenção de acordo com as especificações dos fabricantes. Assim, melhorando a qualidade dos serviços e a segurança dos veículos, dos motoristas e dos passageiros.

Somam-se à lista de vantagens aspectos como agilidade nos serviços, menos tempo de parada dos veículos, flexibilidade da equipe para se adaptar às necessidades da empresa de ônibus e maior valor agregado, uma vez que a manutenção interna pode aumentar a vida útil da frota.

Quando a manutenção interna é indicada?

A manutenção interna é indicada para empresas de transporte de passageiros que estão em crescimento ou com grandes frotas, que desejam alto nível de controle, personalização das manutenções e que valorizam a qualidade da frota e a segurança das operações.

Entretanto, para que a decisão de internalizar a manutenção seja bem-sucedida, é importante se planejar. A montagem da oficina e a contratação de mão de obra qualificada exigem um investimento inicial.

Nesse sentido, é necessário contar com mecânicos especializados em diferentes tipos de veículos e sistemas, assim como fazer a gestão do estoque e estimar o tamanho da oficina conforme o volume de demanda, evitando a ociosidade da equipe.

Leia aqui: Manutenção de frota interna ou externa? 9 pontos a considerar

Passo a passo para implementar sua própria oficina

Depois de tomar a decisão pela internalização da manutenção é hora de colocar a estratégia em prática.

1.      Avalie a estrutura e os equipamentos necessários

Antes de implementar uma oficina interna é crucial avaliar o espaço e os recursos disponíveis. Certifique-se de que há uma área adequada para as manutenções e para o armazenamento de peças e ferramentas.

2.      Monte uma equipe qualificada

Contar com mecânicos especializados em ônibus é essencial para garantir que a manutenção seja feita de maneira eficaz. Além da equipe de manutenção, considere também a necessidade de profissionais para o controle de peças, gestão de estoques e inventário, relatórios de manutenção e planejamento das revisões.

3.      Defina um cronograma de manutenção

Um cronograma bem definido evita manutenções corretivas, que podem ser mais caras e demoradas. Ferramentas tecnológicas, como as soluções especializadas no transporte por ônibus da Praxio, permitem programar revisões preventivas com base no uso real dos veículos, otimizando o tempo de inatividade da frota.

4.      Controle de estoque de peças e insumos

Manter um controle adequado do estoque de peças evita paradas inesperadas e atrasos na manutenção. Desse modo, a tecnologia também viabiliza a automação do controle de estoque, a garantia de insumos sempre disponíveis, a otimização das compras e o acesso às melhores cotações com diferentes fornecedores no momento de compra.

5.      Use a tecnologia para otimizar a gestão

Outro bom motivo para digitalizar os processos de manutenção é ter uma visão completa da frota e suas necessidades, integrando a manutenção com outros setores da empresa, como o operacional. Isso garante, por exemplo, que apenas os veículos disponíveis sejam escalados.

O sistema também facilita o acompanhamento dos custos de manutenção e o planejamento financeiro, ajustando as operações à realidade da empresa.

6.      Avalie os custos e benefícios

Inicialmente, a implementação da manutenção interna pode parecer um investimento alto, mas o retorno financeiro é evidente com o tempo, especialmente em função da redução dos custos com manutenção terceirizada.

Para otimizar os resultados da internalização da manutenção é importante contar com um software especializado, que registre todas as movimentações da oficina, estoque, compras e, assim, contribua com a análise de custos.

7.      Invista na capacitação contínua da equipe

Quando a empresa opta pela oficina interna, a equipe deve estar sempre atualizada sobre as melhores práticas de manutenção e as tecnologias mais recentes para garantir que a frota esteja em boas condições.

Oferecer treinamentos periódicos é uma forma de garantir a eficiência e a qualidade dos serviços internos de manutenção.

O papel da tecnologia na manutenção interna de frotas

A tecnologia pode transformar radicalmente a forma como as empresas de ônibus gerenciam suas frotas e fazem a manutenção interna. Ao integrar soluções tecnológicas é possível otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência das operações de transporte de passageiros.

As empresas que fazem investimentos em tecnologia de gestão do transporte potencializam os resultados e se diferenciam da concorrência. Isso porque softwares especializados permitem criar, acompanhar e finalizar ordens de serviço de forma eficiente, facilitando o controle das atividades de manutenção.

A tecnologia permite armazenar um histórico completo de cada veículo, incluindo manutenções realizadas, peças trocadas e quilometragem. Isto é, por meio de algoritmos e análises de dados é possível criar cronogramas de manutenção preditiva, o que evita falhas inesperadas e otimiza o tempo de atividade dos veículos.

Fazer o controle do estoque de peças também é papel da tecnologia, assim como o monitoramento da frota em tempo real. Dessa maneira, é possível ter em mãos dados sobre o desempenho do motor, temperatura, pressão dos pneus e outras informações relevantes, permitindo a detecção precoce de problemas.

Nesse sentido, aplicativos e plataformas móveis permitem que os técnicos de manutenção acessem as informações dos veículos e registrem as atividades realizadas diretamente no local de trabalho.

Soluções modernas para a gestão da frota e da oficina

A Praxio tem a tecnologia que você precisa para o gerenciamento das operações de transporte, controle da manutenção, gestão das oficinas, inventário e controle do estoque de peças.

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