O papel do almoxarife tende a ser ainda bastante burocrático e cheio de processos manuais, certo? Se você é cliente Globus, não precisa ser mais assim!
Com o App Estoque, mais novo lançamento da Praxio, 100% integrado ao Módulo Estoque do Globus, todo o processo de requisições ou transferências de peças entre filiais passa a ser automatizado, com ganhos na confiabilidade nos dados e na agilidade do atendimento ao mecânico que já não fica tanto tempo parado esperando a peça a ser trabalhada.
O Grupo Saritur foi parceiro da Praxio na homologação do projeto que já faz a diferença na operação da empresa.
Michael Sotero, gerente de suprimentos do Grupo Saritur nos conta como a implantação do otimizou processos, ampliou a capacidade de entrega dos mecânicos, diminuiu o tempo dos veículos parados e reduziu perdas de receita.
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O Grupo Saritur:
Uma empresa se faz com espírito empreendedor, com gente e com tecnologia. O foco no transporte de passageiros é acompanhado por investimentos em tecnologia que garantem a satisfação dos seus clientes e de seus colaboradores para evoluir sempre.
No transporte intermunicipal o Grupo Saritur está presente nas principais regiões do Estado MG, entre elas: Central, Alto São Francisco, Vale Paraopeba, Rio Doce, Alto Jequitinhonha, Norte de Minas, Campos das Vertentes, Vale Mucuri, Sul de Minas e Triângulo Mineiro.
No transporte coletivo urbano, nos seguintes municípios: Belo Horizonte, Brumadinho, Contagem, Coronel Fabriciano, Esmeraldas, Ipatinga, Itaúna, Lavras, Ribeirão das Neves, Timóteo, Uberlândia, Varginha.
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Especificamente em relação ao processo de requisições de peças, conta como era essa rotina do setor e como aconteceu a implantação do App Estoque
Michael Sotero – Dentro do estoque da empresa é comum nas empresas um processo ainda muito burocrático para a requisição de peças e baixa do estoque. Sem tecnologia de apoio, temos a necessidade de anotar tudo que está sendo requisitado, com assinatura de encarregado de manutenção, assinatura do requisitante, entre outros documentos.
A implantação do App Estoque mudou totalmente essa rotina das requisições, pois trouxe de automatização para a gente. Hoje eu consigo fazer tudo pelo aplicativo, sem necessidade de imprimir nenhuma requisição para arquivar.
Antes do App, com o processo todo manual, era preciso anotar todas as necessidades dos mecânicos em papel, retornar ao estoque para digitar as informações no sistema, conferir a baixa no estoque, imprimir todas as requisições e só aí começar a fazer a separação dos materiais.
Com o App Estoque, o pedido do mecânico vai de forma automática para o sistema. Considerando uma realidade como a nossa, temos um outro profissional dentro do estoque que recebe a solicitação pelo celular, com os itens ordenados por localização na prateleira, e quase de forma imediata já realiza a separação dos itens solicitados. O aplicativo trouxe essa facilidade. Hoje sabemos exatamente os itens que precisamos buscar nas prateleiras A, B ou C. Facilitou e ganhamos muito tempo do processo.
Isso sem falar na total confiabilidade no saldo final, já que a informação não depende mais da baixa “manual”, pois acontece dentro do processo automático da requisição.
O App também permite automatizar o processo de transferências. Como está sendo a sua experiência?
Michael Sotero – A Saritur hoje tem um processo de compra centralizada, isso significa que todos os 16 almoxarifados do Grupo fazem a solicitação via sistema e a entrega é num lugar só. É um grande centro de distribuição.
Nós usamos o recurso “Transferência” do App Estoque nesse centro de distribuição, que recebe os pedidos dos itens e organiza sua a distribuição e/ou transferência entre as diversas garagens localizadas em diferentes localidades.
Antes do App, o nosso almoxarife vivia uma grande dificuldade, porque tinha de pegar pedido por pedido, arrumar as mercadorias que seriam enviadas para a unidade, e deslocar tudo para uma sala dentro desse centro. Só depois disso, ele digitava item por item no sistema para gerar essa transferência. Com o App, além da automatização disso tudo, ainda tem a facilidade de incluir os itens nas transferências utilizando apenas o número do pedido e não item por item. Ganhamos muito tempo.
E quando esse material em transferência chega na Unidade, o almoxarife também faz o fechamento de tudo pelo aplicativo. Ele confere os itens, marca no próprio aplicativo, e já faz o fechamento de um modo bem fácil e prático. O saldo do estoque já é atualizado no mesmo momento.
Você consegue tangibilizar os ganhos reais com o novo processo?
Michael Sotero – Tivemos ganhos expressivos na confiabilidade do estoque e na qualidade do nosso trabalho. O aplicativo automatizou nossos principais processos, hoje sabemos em tempo real exatamente tudo que está saindo pela porta do almoxarifado e em qual veículo está sendo aplicado.
Também ganhamos muito em agilidade no atendimento. Os mecânicos estão elogiando muito o novo processo, porque as peças estão chegando bem mais rápido para a manutenção. Sabemos que a hora do mecânico parado é prejuízo. Nosso mecânico parado significa veículo parado, o que significa perda de receita. É difícil quantificar em valor real os ganhos com o , mas são perceptíveis.
Então? Quer também automatizar seus processos? Clica aqui que a gente te liga!