Pular para o conteúdo

Últimas Notícias

ERP cloud x ERP local: vantagens e desvantagens

Com o crescimento da empresa de transportes, é comum a busca por um ERP para auxiliar na gestão do negócio. Com tantas opções disponíveis no mercado, é importante se atentar aos diferenciais oferecidos por cada fornecedor e software. Na hora da escolha, uma das questões que mais desperta dúvidas é a contratação de um sistema ERP cloud (nuvem) ou local.

Para entender qual o melhor tipo de software para a empresa de transporte, portanto, é importante saber as diferentes vantagens e desvantagens do tipo de hospedagem e como isso influencia na operação desse segmento.

Diferenças entre ERP cloud x ERP local

A principal diferença já pode ser vista no nome. Assim, enquanto o ERP em nuvem – ou SaaS (Software-as-a-Service), é fornecido como um serviço de assinatura – o ERP local, ou on-premise, é o software instalado no hardware e servidores da própria empresa, podendo ser gerenciado pela equipe de TI local.

O sistema de gestão em nuvem armazena os dados da empresa em um servidor online. Para entrar no sistema, a empresa precisa de um navegador e acesso à internet. Por ser remoto, o suporte e a gestão são oferecidos pelo fornecedor contratado com rapidez. Já o sistema de gestão local, como o nome diz, é instalado máquinas locais.

Diferença do investimento

De um modo geral, o investimento dispensado para contratar um ERP cloud inicialmente é maior, devido à sua implementação. Mas, a longo prazo, o custo com o software na nuvem é menor.

Isso porque o contrato é baseado em uma assinatura mensal. Neste valor, o fornecedor já inclui despesas periódicas para suporte, treinamento, atualizações e infraestrutura do sistema de gestão. Por conta do valor menor e do acompanhamento do serviço, é tido como uma despesa operacional para a empresa.

Por outro lado, o sistema local despende em um custo maior, pois demanda a compra da licença completa do software, infraestrutura com hardware, servidores e contratação de pessoas especializadas em TI para fazer a gestão do software.

Além disso, é preciso que todo o parque tecnológico seja renovado a cada 5 anos no máximo, o que representa mais custos. Representando um grande investimento que não é constante, porém periódico, o ERP local é considerado uma despesa de capital para a empresa.

Vantagens do sistema na nuvem

✔ Custos previsíveis;

✔ Menor gasto a longo prazo;

✔ Não é preciso se preocupar com hardware e infraestrutura;

✔ Segurança dos dados é responsabilidade do fornecedor;

✔ Menor tempo de implementação;

✔ Suporte garantido pela mensalidade;

✔ Software em constante atualização;

✔ Segurança contra perda de dados (backup);

✔ Mobilidade (o sistema pode ser acessado por diversos dispositivos).

Desvantagens do sistema de ERP Cloud

❌ Investimento fixo;

❌ Nem sempre é possível saber onde está hospedado o sistema;

❌ Pode ficar fora do ar caso haja falhas na internet ou na infraestrutura do sistema.

Logins e senhas precisam ser atualizados constantemente para evitar invasão por hackers, vírus e malwares.

Vantagens de um sistema de gestão local

✔ Segurança de dados é feita internamente;

✔ Maior controle no processo de implementação;

✔ Não gera despesas fixas;

✔ Investimento inicial único tem custo menor (apenas licença do software)

 

Desvantagens de um sistema de gestão local

❌ Gasto com mão de obra especializada;

❌ Custos imprevisíveis podem acontecer, como falhas no hardware;

❌ Protocolos de segurança devem ser feitos internamente;

❌ Riscos de uma atividade crítica não ser executada corretamente (como backup, por exemplo);

❌ Dificuldade para atualizar o ERP para versões atualizadas disponibilizadas pelo fornecedor;

❌ Necessidade de atualização do parque tecnológico periodicamente.

O que avaliar?

A segurança é um dos fatores principais a ser avaliado antes de adquirir um sistema de gestão. Afinal, o software terá acesso a todos os dados operacionais da empresa. E por isso, deve ser analisado com atenção.

Para quem optar por um ERP Cloud, vale lembrar que a acessibilidade móvel precisa ser avaliada antes para não gerar problemas de funcionalidade. Os sistemas em nuvem devem oferecer acessibilidade móvel fácil, e aplicativos móveis nativos.

Comparativo entre os sistemas

Os softwares em nuvem são os modelos mais atuais disponíveis no mercado. De acordo com um estudo da IDG Enterprise Cloud Computing Study, nos próximos anos, 24% de todo o dinheiro destinado à tecnologia nas empresas será aplicado em soluções ou sistemas na nuvem. Atualmente, a pesquisa mostrou que 69% das empresas possuem aplicações ou infraestrutura na nuvem.

O estudo levou em conta duas principais vantagens dos sistemas ERP na nuvem: a possibilidade de colocar rapidamente o sistema no ar (39%) e um menor custo que leva em conta aquisição e manutenção (39%) em relação às soluções locais.

Outros pontos levantados pelo estudo revelam que substituir um sistema ERP local foi a terceira razão mais comum para a opção de um sistema ERP na nuvem. As empresas adotaram o sistema ERP na nuvem por três motivos:

  1. Visando à análise de dados do negócio em tempo real (19%);
  2. Armazenamento e gestão dos dados (18%);
  3. Colaboração e melhorias na gestão da infraestrutura de TI (16%).

Qual é o melhor para o negócio?

Em conclusão, encontrar um bom sistema de gestão para a empresa de transporte pode ser mais fácil que imagina. Soluções especializadas no segmento estão preparadas para implementações tanto no ERP cloud como o ERP local, basta avaliar qual deles agrega melhor custo-benefício à gestão da sua empresa.

O ERP na nuvem garante vantagem financeira e em termos tecnológicos a longo prazo, com a garantia da segurança de informações. Nesse sentido, há a terceirização de profissionais responsáveis pelo sistema. No entanto, possui particularidades operacionais, como a necessidade de internet.

Ainda assim, especialistas no setor apontam o ERP cloud como uma das tecnologias indispensáveis para o futuro das empresas, seja qual for o segmento. Isso porque inovações surgem todos os dias. Já estar adequado à maior capacidade de armazenamento de informações, além de garantir mobilidade ao sistema, é determinante para manter a força competitiva no mercado.

Contrate o melhor ERP para a sua empresa

Referência e líder no segmento, o ERP Praxio Passageiros é o mais sistema de gestão integrado, independentemente do tamanho do seu negócio. As opções de ERP na nuvem ou local abrangem os segmentos urbano, rodoviário, fretamento ou turismo.

Tenha em sua empresa de transporte uma solução que oferece navegação intuitiva, garantindo rapidez na hora de encontrar informações pertinentes para executar o seu planejamento estratégico.

O sistema em nuvem garante a segurança dos dados, agilidade e automação de processos, além de disponibilizar profissionais especializados no segmento para oferecer soluções tecnológicas para o segmento de transporte.