A análise de dados é um instrumento essencial para empresas que desejam fazer investimentos precisos, definir ações com foco em resultados, alcançar as metas do planejamento estratégico e melhorar a performance.
Ao analisar profundamente os dados de uma operação e seus indicadores de desempenho, as companhias melhoram a eficiência, satisfazem as expectativas dos clientes e, naturalmente, se tornam mais competitivas.
As empresas de transporte, por exemplo, podem se beneficiar da análise de dados e se diferenciar da concorrência se estiverem amparadas em processos ágeis e automatizados, metodologia clara e uso de tecnologia. Bons sistemas de gestão são aliados nessa missão.
Quer saber como aplicar de forma correta as técnicas estatísticas e lógicas da análise de dados? Saiba tudo neste artigo.
O que é a análise de dados?
A análise de dados é o processo que permite a transformação de dados qualitativos e quantitativos em informações úteis ao negócio. Esse procedimento reverte números e elementos da operação em insights para a tomada adequada e ágil de decisões.
Com essa ferramenta a empresa utiliza informações e dados para nortear estratégias, refutar ou confirmar hipóteses, criar oportunidades, definir ações, solucionar problemas e potencializar resultados.
Ou seja, a análise de dados traz insumos que facilitam a gestão em operações com alto volume de informações. Ao organizar, centralizar, compilar e analisar tecnicamente os dados, a empresa identifica os gaps do negócio e os pontos fortes, assim como pode vislumbrar as chances reais de crescimento.
Qual é o objetivo da análise de dados?
A análise de dados transforma material bruto (informações dispersas) em subsídios para a tomada de decisões. Seu principal objetivo é ser uma aliada da gestão na tomada de decisões e no desenvolvimento do planejamento estratégico.
Outros objetivos da análise de dados:
- Acompanhar o desempenho financeiro.
- Identificar tendências de mercado e oportunidades de negócio.
- Estimar demandas e definir estratégias.
- Analisar o comportamento e o nível de satisfação dos clientes.
- Reduzir riscos de mercado.
- Rastrear atividades e melhorar a produtividade.
- Aumentar a inteligência organizacional.
- Garantir vantagem competitiva.
Quais são os tipos de análise de dados?
Análise Descritiva
Traz percepções sobre o status atual da empresa e facilita o acompanhamento do negócio em tempo real. Desta forma, embasa decisões necessárias para o momento – e não para projetos futuros.
Pode ser feita a qualquer momento com base em dados dinâmicos para explicar, por exemplo, como uma situação ocorreu. Ajuda a identificar erros e acertos, além de mapear estratégias com base em cenários realistas.
Como é feita a partir de fatos concretos, a Análise Descritiva envolve relatórios, avaliações de resultados, monitoramento de indicadores de desempenho etc.
Análise Preditiva
Neste modelo de análise a empresa faz projeções e, com a melhoria do entendimento dos cenários futuros, pode tomar melhores decisões. Na Análise Preditiva, os dados são usados para determinar padrões e identificar tendências.
É um estudo mais aprofundado e capaz de ajudar na expansão dos negócios. Tem sido útil, principalmente, para resolver problemas complexos. Diferentemente da Análise Descritiva, a Análise Preditiva usa dados passados para prever o futuro, fazendo o cruzamento de informações.
Para trazer insights inteligentes, se baseia em informações sobre comportamento humano, social e em estatísticas (algoritmos) para estabelecer padrões. Sua essência é a previsão de cenários futuros a partir de determinadas condições. Estima, desta forma, correlações, causas e probabilidades.
Análise Prescritiva
É utilizada para fazer projeções, definir estratégias e estimar o possível sucesso de uma ação. Serve também para avaliar consequências das decisões que serão tomadas, reduzindo a exposição a cenários negativos.
A partir da Análise Prescritiva a empresa identifica os melhores caminhos para alcançar um objetivo. Apesar da semelhança com a Análise Prescritiva, é um passo seguinte, já que aponta as consequências das decisões tomadas.
Por este motivo, é usada para melhorar o desempenho empresarial. Por ser mutável, assim como o mercado, esse modelo requer tecnologias como inteligência artificial, algoritmos e machine learning.
Análise Diagnóstica
A Análise Diagnóstica faz a investigação de causa e efeito. Desta forma, auxilia na construção de comportamentos, na definição de ações de marketing, nas estratégias de venda e no desenvolvimento de produtos ou serviços adequados às necessidades dos clientes.
Como o nome diz, é um diagnóstico feito a partir de dados que permite não apenas o planejamento de ações e disponibilização de recursos como promove a melhoria na captação de novos clientes.
O processo é baseado, principalmente, em probabilidades. O objetivo principal é fazer uma checagem ampla e geral das situações que envolvem o negócio e auxiliar no planejamento.
Quais são os principais dados de transporte por ônibus?
As empresas de transporte de passageiros podem se beneficiar da análise de dados para melhorar os serviços prestados, reduzir custos e evitar prejuízos. Todas as informações geradas são ativos de alto valor e, por isso, vale a pena investir nesta ferramenta.
Dados que podem ser analisados no transporte por ônibus:
- Quantidade de passageiros transportados;
- Integrações realizadas;
- Possíveis evasões;
- Gratuidades (idosos e estudantes);
- Consumo médio de combustível;
- Velocidade média das viagens por percurso;
- Tempo de trajeto;
- Quilometragem percorrida;
- Disponibilidade da frota;
- Depreciação da frota;
- Emissão de gases poluentes da frota;
- Circulação da frota, rotas e linhas geográficas;
- Quantidade de viagens por veículo;
- Demanda de passageiros;
- Satisfação dos usuários;
- Média de passageiros transportados por dia ou por linha;
- Índice de passageiros por quilômetro;
- Receita por quilômetro, por veículo ou por trajeto;
- Confiabilidade do serviço prestado (viagens programadas X realizadas);
- Rentabilidade por veículo ou trajeto etc.
Passo a passo para fazer análise de dados de transporte
1. Estabeleça um objetivo
A análise de dados deve ter um objetivo. Defina qual é a motivação da empresa para investir nesta estratégia e qual é o questionamento que se espera responder. Lembre-se de que o objetivo deve ser mensurável e relevante. Tenha clareza sobre o desafio ou problema que deseja sanar.
2. Escolha as métricas
É difícil fazer análises consistentes se as métricas não estiverem bem definidas. Depois de estabelecer um objetivo é preciso identificar quais dados precisam ser analisados para que as respostas obtidas sejam as mais adequadas e confiáveis. Bons indicadores levam a boas análises.
3. Certifique-se de ter as ferramentas necessárias
Pouco adianta ter metas claras e saber quais métricas precisam ser analisadas se a empresa não conta com os recursos, ferramentas e tecnologias adequadas. Coletar, organizar e interpretar informações não é fácil se o trabalho for manual e aumenta as chances de erros.
Busque soluções tecnológicas e sistemas de gestão eficientes para que a análise de dados não seja incompleta e insuficiente.
4. Invista na integração de sistemas, processos e áreas
A análise de dados depende da integração entre as diferentes áreas da empresa, afinal, todas trabalham por um objetivo comum determinado pela gestão. O sucesso da análise e das diretrizes que serão tomadas a partir dos dados requer que os processos estejam alinhados e unificados.
5. Atualize processos e conte com softwares de gestão
Na era dos megadados não há como reunir todas as informações do negócio para uma análise efetiva sem o uso de tecnologia. Softwares de gestão são um excelente recurso para manter os dados atualizados, automatizados, integrados e visíveis.
Empresas preocupadas com o futuro e com a assertividade de suas estratégias devem estar amparadas por tecnologias de gestão.
Quais são os benefícios da análise de dados?
A informação vale ouro e diante das transformações velozes no mercado, fazer a análise de dados traz uma série de benefícios para a empresa.
Confira bons motivos para apostar nesta estratégia de gestão:
- É uma poderosa ferramenta de decisão;
- Ajuda na melhoria dos processos e reduz custos;
- Amplia a experiência do consumidor;
- Facilita a compreensão das necessidades do cliente;
- Aumenta a visibilidade sobre as tendências de mercado;
- Facilita o desenvolvimento de novos produtos;
- Melhora o aproveitamento do capital humano, a produtividade, o engajamento e a motivação;
- Auxilia na gestão de riscos;
- Garante um importante diferencial de mercado;
- Torna a gestão do negócio mais eficiente e focada no público-alvo;
- Faz com que a tomada de decisão seja mais precisa;
- Mapeia desafios, resultados e indicadores em tempo real;
- Aumenta a compreensão sobre o desempenho passado;
- Prevê resultados futuros e identifica oportunidades;
- Antecipa necessidades e apresenta o status atual do mercado;
- Permite análise contínua de resultados e corrige desvios;
- Melhora o aproveitamento e o fornecimento de insights em escala;
- Cria uma cultura data driven voltada para a valorização dos dados.
Como implementar a análise de dados na empresa de transporte?
Para implantar a análise de dados em empresas de transporte de passageiros – atividade sujeita a inúmeras variáveis e informações dinâmicas – é necessário investir em automação e centralização de processos.
Com a ajuda de tecnologia e ferramentas especializadas, as empresas conseguem tornar a análise de dados efetiva, útil e ágil. Uma das primeiras providências é promover a mudança de mindset.
Se essa é a sua intenção, foque na infraestrutura necessária para obter uma cultura de dados e utilize ferramentas que ofereçam o suporte e as informações necessárias.
Não se esqueça da integração e da migração de sistemas. Escolha softwares de gestão completos e inteligentes. Analisar os resultados financeiros, reconhecer os custos operacionais, conhecer a frota e fazer a manutenção preventiva são excelentes estratégias também.
Como fazer tudo isso de forma organizada?
Uma das melhores maneiras de se analisar dados dentro de uma empresa de transportes é o uso de softwares inteligentes de gestão.
Para facilitar essa tarefa as empresas podem contar com o ERP (Enterprise Resource Planning) desenvolvido pela Praxio. Trata-se de um software robusto, baseado em computação em nuvem, que coleta e unifica todos os dados da operação em um único lugar.
O sistema em módulos para Gestão do Transporte de Passageiros integra a empresa de maneira completa. Os principais dados coletados pelo ERP específico para operações de transporte são:
- Financeiro, contábil e fiscal;
- Gestão de contratos;
- Controle de custos da frota (combustível, manutenção, pneus, estoque e gestão de oficinas);
- Recursos Humanos;
- Gestão de arrecadação/estatísticas;
- Contas a Pagar e Receber;
- Gestão de vendas de passagem/arrecadação/bilhetagem;
- Manutenção da frota;
- Estoque etc.
Todas essas informações são coletadas em tempo real e sem discrepâncias. Além disso, os gestores e colaboradores checam os dados em computadores e dispositivos móveis, facilitando a rotina e dando mais agilidade às análises.
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