Com o objetivo de o negócio se manter saudável financeiramente, é essencial contar com algumas estratégias para o recebimento de pagamentos e também traçar ações que impactam o capital de giro de forma positiva. Nesse sentido, o PMR e o PMP se destacam.
Quando a empresa adota indicadores e cálculos para acompanhar de forma recorrente, existe a possibilidade até mesmo de realizar estimativas sobre quanto tempo determinado valor ficará fora de caixa.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda do que se trata o PMR e o PRP, como deve ser o cálculo, além de conferir a importância de conferir de perto esses valores em uma gestão de transportes de passageiros. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o PMR e o PMP e como calcular?
O PMR se refere ao Prazo Médio de Recebimento, enquanto o PMP trata-se do Prazo Médio de Pagamento. Basicamente, esses indicadores se referem ao tempo que leva tanto para receber quanto para realizar o pagamento relacionado ao transporte.
O primeiro indicador é necessário para identificar quantos dias em média sua empresa demora para receber o pagamento dos devedores.
É um número importante de ser acompanhado, uma vez que contribuirá para que o negócio tenha uma estimativa sobre vendas à prazo.
Já o Prazo Médio de Pagamento é uma estimativa de quanto tempo demora para fazer o pagamento aos fornecedores. Em um cenário ideal, o PMP terá um valor acima do PMR, uma vez que, para fazer o pagamento do que é adquirido pela empresa, é preciso contar com o dinheiro em caixa.
O cálculo
Mas como é possível chegar a esse valor? Quanto ao Prazo Médio de Recebimento, é importante analisar quais foram as condições de vendas feitas.
Suponhamos que vai realizar um serviço no qual o cliente vai pagar em duas vezes. Esse prazo, então, seria de 30 e 60 dias. Sendo assim, o Prazo Médio de Recebimento seria de 0 + 50% + 50%.
Para alcançar o valor de maneira mais precisa, é possível utilizar a seguinte fórmula:
PMR = (prazo para pagamento x valor do produto) / valor do produto
Já para o valor do Prazo Médio de Pagamento, é possível utilizar a seguinte fórmula:
PMP = Fornecedores / Compras x 360
Porém, antes de aplicar essa fórmula, é importante levar em consideração alguns valores. Para identificar a relação de fornecedores nessa conta, é importante consultar qual foi o valor pago em determinado período. No caso do valor médio das compras, é preciso aplicar a fórmula:
Compras = CMV + Estoque final – Estoque Inicial
Nesse caso, o CMV seria o Custo de Mercadoria Vendida. Suponhamos que, em uma empresa, o valor seria de 1000 reais. O estoque inicial, de 500 e o final de 700. Sendo assim, o valor de CMV seria de: 1000 + 700 – 500.
Existe um valor ideal para PMR e PMP?
Não existe uma regra específica de qual seria o valor ideal de PMR e PMP. Porém, como afirmamos, o ideal é que o valor de PMP seja superior ao valor de PMR.
Dessa forma, há tempo suficiente para que a empresa receba de seus clientes os pagamentos necessários para que esse mesmo dinheiro seja direcionado para a quitação das obrigações com os fornecedores.
Além disso, quanto menor for o Prazo Médio de Recebimento, melhor será para a empresa, uma vez que isso significa que o seu público tem quitado as prestações antes mesmo do prazo final oferecido como limite pelo seu negócio.
Qual a importância do capital de giro no transporte?
Quando abordamos sobre gestão de empresa, independentemente de qual seja o segmento, não podemos deixar o capital de giro de lado. Trata-se de um valor que deve estar presente no planejamento financeiro da organização, uma vez que é diretamente ligado ao fluxo de caixa. E é o fluxo de caixa que vai dar a ideia para que a gestão identifique quais são os desembolsos feitos em determinado período e quais são as datas, bem como o recebimento de pagamentos por parte de seus clientes.
Para uma gestão eficiente do capital de giro, algumas estratégias podem ser implementadas pela empresa. Entre elas, mencionamos:
- ter o controle de gastos — é essencial que o negócio tenha um controle mais preciso sobre os seus gastos, uma vez que vai identificar se existem custos que podem ser reduzidos ou cortados sem que isso afete a qualidade dos serviços oferecidos;
- disciplina — no momento de analisar o capital de giro e de identificar possibilidades de melhoria, é importante contar com disciplina. Se for necessário utilizar o valor do capital para alguma atividade da empresa, é preciso recompô-lo assim que possível (um cenário ideal é que esse valor não seja mexido sem que haja uma causa muito importante);
- condições especiais — se a sua empresa deseja ter o maior recebimento à vista possível, é importante oferecer condições especiais para clientes que optam por esse tipo de pagamento.
Como analisar os resultados da empresa?
Uma dúvida comum na gestão financeira de empresas de transporte está relacionada ao modo como as análises devem ser feitas para que estratégias eficientes sejam elaboradas de acordo com o resultado obtido. Quando temos os valores do PMP e do PMR, devemos levar em consideração que, ao entender quanto de dinheiro entra em seu caixa, você terá uma importante compreensão sobre a saúde financeira.
Sendo assim, como abordamos, o ideal é que haja uma boa margem entre prazo médio de recebimento e de pagamento, além de identificar ações que contribuam para que as vendas à vista sejam prioridade dos clientes em relação àquelas feitas a prazo. Dessa forma, sempre vai haver uma quantia em caixa para o pagamento de fornecedores, sem comprometer a empresa e a gestão como um todo.
E então, o que achou de entender um pouco mais sobre PMR e PMP? Seja quais forem os desafios de uma gestão financeira, é importante identificar os indicadores que melhor contribuem para ações que permitam a saúde do negócio e, assim, garantir a lucratividade e o crescimento da empresa.
Se você deseja entender como Praxio pode contribuir nesse cenário, entre em contato com o nosso time de especialistas e tire suas dúvidas!