O que você já conhece sobre combustíveis menos poluentes? Empresas de transporte estão atentas a tendências e demandas de um mercado cada vez mais dinâmico e exigente. Não basta apenas criar uma empresa digitalizada e integrada com a tecnologia, é preciso entender as demandas sob uma perspectiva mais ampla.
Isso significa que cada vez mais as organizações estão atentas às questões de proteção ambiental. Na área de transporte, é necessário pensar em ações de sustentabilidade, visando oferecer serviços que atendam às necessidades sem causar danos ao meio ambiente.
Neste post, vamos tratar de um assunto relevante para o setor de mobilidade e que vem gerando uma transformação dentro das empresas desse segmento: o uso de combustíveis sustentáveis. Continue a leitura para saber mais!
A sustentabilidade como pilar da mobilidade
A emissão de gás carbônico é uma das principais causas do efeito estufa. De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um percentual significativo dessa emissão é decorrente dos transportes.
Segundo relatório da Agência Internacional de Energia, em 2021, com os movimentos de recuperação da economia mundial pós Covid-19, o mundo atingiu os níveis mais altos de emissões de CO2 da história.
O transporte por meio de carros, ônibus, motos e caminhões contribui para que a emissão do gás carbônico atinja patamares elevados, causando uma preocupação ainda maior com relação ao meio ambiente. É no abastecimento desses meios de transporte que encontramos os principais agentes poluidores.
Fica claro que existe uma situação de risco e que os governos e as empresas precisam repensar suas estratégias, buscando soluções que minimizem o impacto negativo não só na natureza, mas também na saúde das pessoas.
Pensar a sustentabilidade não significa deixar de produzir, gerar riquezas e serviços que existem justamente para trazer conforto e qualidade de vida para as pessoas. Ao contrário, a sustentabilidade tem como propósito encontrar meios de alcançar esses objetivos sem deixar de lado a preocupação com a manutenção dos recursos naturais.
O uso de combustíveis e o impacto no meio ambiente
Entre os combustíveis mais utilizados no transporte no Brasil estão a gasolina, o álcool e o diesel. Este último, muito comum no abastecimento dos caminhões, é um dos mais poluidores. A seguir, explicamos melhor como cada um deles impacta o meio ambiente.
Gasolina
A gasolina é um derivado do petróleo que, no processo de combustão, lança gases na atmosfera. Esses gases prejudicam não só o meio ambiente, mas também a saúde das pessoas.
Os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves que os hidrocarbonetos do diesel, fazendo com que ela seja considerada, à primeira vista, menos poluente. Apesar dessa diferença, a gasolina é considerada um combustível com alto potencial de danos ao meio ambiente.
Álcool
O álcool também emite dióxido de carbono para o meio ambiente, acelerando o efeito estufa e o aquecimento global. Obtido a partir da fermentação da cana-de-açúcar, a queima do álcool produz aproximadamente 25% menos monóxido de carbono que a gasolina. A emissão de óxido de nitrogênio é 35% menor se comparada à gasolina.
Entre os três combustíveis, o álcool é o que polui menos. Apesar disso, ele não pode ser classificado como não poluente, uma vez que ainda gera impacto negativo no meio ambiente.
Diesel
Por fim, o diesel é um dos combustíveis que mais causa preocupação. Além de ser muito poluente, diversos veículos movidos a diesel (especialmente ônibus e caminhões) não são equipados com catalisadores, que minimizariam o impacto ambiental.
O diesel é composto por metais pesados e nocivos que se acumulam em nosso organismo e podem causar danos neurológicos. Alguns estudos na área de saúde relacionam o produto com doenças como câncer no aparelho respiratório e distúrbios hormonais.
O contato em excesso com esse composto pode causar dores de cabeça e contribuir para o surgimento de alergias nas vias aéreas.
Apesar de o diesel ser o combustível que causa mais prejuízos ao meio ambiente e à nossa saúde, a gasolina e o álcool também são produtos altamente poluidores, como você pôde notar.
Combustíveis sustentáveis
Os combustíveis sustentáveis são aqueles que geram menor impacto no meio ambiente, favorecendo a sustentabilidade e contribuindo para a manutenção da saúde das pessoas.
A utilização desses combustíveis já é uma realidade e as empresas podem começar a pensar em alternativas para realizar uma adaptação gradativa. Mas, afinal, quais são as opções?
- Eletricidade: os veículos funcionam movidos a energia elétrica. Essa modalidade é uma boa opção, pois os ônibus deixam de emitir o carbono e o carregamento é feito por meio de um cabo conectivo ligado a uma fonte de energia elétrica;
- Biocombustível: são combustíveis produzidos a partir de elementos naturais e que podem ser replantados, como cana-de-açúcar, soja, mandioca, mamona e babaçu. Esse tipo de combustível emite poucos poluentes se comparado à gasolina e ao diesel;
- Etanol celulósico: também chamado de “etanol da segunda geração”, essa alternativa é produzida por meio da quebra de fibras vegetais que sobram depois da produção do etanol;
- GNV: o gás natural veicular é uma opção mais sustentável se comparada aos combustíveis fósseis. Ele é produzido a partir do metano e pode ser instalado em qualquer veículo;
- Hidrogênio: esse tipo de combustível produz energia a partir do hidrogênio, um componente que está presente em grandes quantidades na atmosfera. Ele não emite gases poluentes e é uma alternativa mais econômica se comparado aos combustíveis mais usados atualmente.
Qual a importância dos combustíveis menos poluentes no mercado?
Hoje, vivemos um processo de transição. Assim como a tecnologia se tornou uma ferramenta importante na redução de custos e no aumento da produtividade dentro das empresas, as boas práticas de sustentabilidade estão caminhando na mesma direção.
Por isso, os gestores precisam estar atentos às oportunidades de mudança em seus negócios. Isso precisa ser feito levando em consideração as melhores práticas e estratégias para garantir bons resultados para a empresa, sem abrir mão de um comportamento social e ambientalmente responsável.
Gostou de saber mais sobre combustíveis sustentáveis? Uma empresa de transporte digitalizada e focada no crescimento precisa estar atenta às melhores práticas de sustentabilidade. Aproveite para seguir a gente nas redes sociais — Facebook, Instagram e LinkedIn — e fique por dentro de outros conteúdos e dicas relevantes para o seu negócio.