*Por Valmir Colodrão
Para trabalhar tecnologia de forma sustentável e participar ativamente da operação de seus clientes, as empresas do setor de transportes perceberam que é preciso agregar e gerenciar soluções que atendam de forma completa toda a cadeia do transporte de passageiros e logística.
O mercado de transporte rodoviário no Brasil tem passado por inúmeras transformações como automatização de processos, análise inteligente das informações e a melhoria no atendimento. Por isso, para auxiliar os gestores de TI das empresas de transporte desse segmento, lista três formas de otimizar a gestão corporativa e o atendimento aos clientes. Confira!
Automatização de processos
É possível controlar todas as suas operações por meio de uma única interface, com softwares que atendem amplamente às necessidades operacionais, logísticas, financeiras, fiscais, comerciais e administrativas das empresas de transportes. A solução aumenta a produtividade interna e oferece controle e padronização dos processos, do consumo, gastos e manutenção da frota, reduz custos e aumenta a lucratividade, com acesso às informações administrativas e operacionais e redução dos riscos para administradores e acionistas.
Gestão por indicadores e monitoramento inteligente
Reduzir custos e aumentar o faturamento é o desejo da maioria das empresas. Plataformas que auxiliam na gestão por meio de indicadores, e tenham capacidade de emitir alertas de desempenho, via e-mail, podem ser de grande ajuda quando algo não sair conforme o planejado. Essas ferramentas realizam análises de negócios que podem melhorar o resultado da transportadora, permitindo explorar novas oportunidades.
Maximize as inovações tecnológicas
Com tantas inovações tecnológicas, muitas vezes o empreendedor não sabe por onde começar, e precisa de consultores que o ajudem a sair do zero e a tirar o máximo proveito de seus recursos, esclarecendo dúvidas operacionais e aconselhando boas práticas, para um melhor desempenho em seu negócio. As empresas especializadas em fornecer tecnologia para o setor de transporte ajudam as companhias a criarem e revisarem indicadores, com visão imparcial, para garantir a melhoria dos resultados a partir da união do conhecimento especializado em processos e em TI.
*Valmir Colodrão é diretor e sócio fundador da Praxio.