O Self Service BI é uma tendência que promete revolucionar a autonomia dos clientes a respeito do gerenciamento de seus dados. De modo que assegura objetividade de uma maneira rápida para que, assim, seja possível traçar estratégias para o negócio.
Em outras palavras, o Self Service Bi funciona nos moldes dos famigerados restaurantes self-service. Ou seja, o cliente serve-se sozinho. Entretanto, no Self Service BI, ao invés de o cliente se servir de alimentos, ele se serve de dados com ferramentas de Business Intelligence.
A ideia de ter autonomia sobre os próprios dados e se beneficiar dele fez com que o Self Service BI se tornasse muito falado entre os gestores. Porém, nem todos têm a dimensão da ferramenta e seus benefícios.
Por isso, se você quer saber mais sobre o Self Service BI, acompanhe o texto a seguir!
O que é Self Service Bi?
Self Service BI é o nome dado ao processo de criação, desenho e entrega de dados de interesse de uma empresa. Isto é, o cliente final é o responsável pela criação de dashboards gerenciais para posteriores análises, relatórios e planejamentos estratégicos.
Entretanto, para que isso seja possível, é necessário que a empresa tenha, previamente, ferramentas em tecnologia que permitam o Business Intelligence, sem que seja necessário um grande conhecimento na área.
A partir do Self Service BI, as empresas podem contribuir para a tomada de decisões de maneira assertiva e direta.
Qual a importância do Self Service BI nas empresas de transporte?
O Self Service BI, como dito anteriormente, é uma tendência na gestão dos negócios, que dificilmente deixará de ser utilizada. Aliás, a ideia é a oposta: que um dia todas as empresas trabalhem com esse conceito. Afinal, a essa altura, já se sabe que o uso de dados para uma melhor gestão é de fato “A estratégia”.
Se, por um lado, até pouco tempo atrás se pensava que o cliente ter os dados em mãos poderia ser um risco, por outro lado, já se sabe que não é assim – e que os dados são o futuro da gestão.
Com a evolução do mercado, das tecnologias, e do entendimento geral da tecnologia, os profissionais de TI não são mais os únicos que detém conhecimento a respeito. Embora sejam fundamentais em determinadas operações, em casos mais amenos não são mais tão essenciais.
Isto significa que as ferramentas de BI são, atualmente, mais intuitivas em sua navegação, facilitando o entendimento dos gestores sem tanta familiaridade com tecnologias.
Sendo assim, adotar ferramentas tecnológicas que facilitem e otimizem a capacidade gerencial da empresa a torna mais competitiva. E esse é exatamente o caso do Self Service BI, uma vez que se trata de um tipo de democratização do acesso a esse tipo de ferramenta.
Benefícios do Self Service BI
Os benefícios do Self Service BI vão depender dos insights que os gestores conseguem ter a partir dos próprios dados. Porém, como dados e números não mentem, é de se esperar que os benefícios sejam logo apreendidos e notados.
Sendo assim, podemos listar os principais benefícios do Self Service BI como sendo:
Autonomia para responder às próprias perguntas sobre a operação
Cada setor consegue trabalhar seus dados de forma que tenham autonomia para responder às próprias perguntas sobre a operação. Isto é, ganha-se em fluidez operacional. Afinal, quem melhor interpreta as informações da área é o próprio setor que as gera.
Decisões mais assertivas
Com decisões orientadas por dados, o gestor consegue ter mais assertividade. Isto é, com o ritmo acelerado de trabalho, que é comum dentro de uma empresa de transportes, é importante que as decisões sejam tomadas de maneira rápida, mas ainda assim coerentes, para que não se gere outros gaps na operação.
Maior competitividade de mercado
Graças à autonomia proporcionada pelo Self Service BI, os colaboradores conseguem ter um menor tempo de resposta para questões relacionadas à operação. Isto é, reduzem-se os retrabalhos, que geram custos desnecessários, contratações extras, e a operação torna-se mais fluida.
Equipes de TI podem se focar em suas verdadeiras prioridades
Com esse conceito, o time de TI, assim como o de BI, consegue ter mais tranquilidade para desenvolver trabalhos estratégicos que de fato demandam sua atenção e conhecimento técnico. Afinal, cada área terá mais autonomia para responder suas próprias demandas acessando os dados.
CLIQUE AQUI E CONHEÇA O BI DA PRAXIO
BI tradicional X Self Service BI
As dúvidas a respeito das duas ferramentas são comuns e podem confundir muitos gestores. Porém, não é complicado se pensarmos que o Self Service BI é um tipo de democratização do acesso aos dados.
Enquanto o Business Intelligence depende de uma ferramenta específica para fazer a análise de dados, além de uma equipe técnica para extraí-los e interliga-los de forma coerente, o Self Service BI depende unicamente de um gestor que saiba manusear dados em plataformas simples, como o Excel.
Ou seja, o próprio gestor tem a autonomia de extrair e consolidar dados por meio do Excel, que é uma ferramenta bastante acessível e flexível. O gestor de frota consegue extrair dados específicos da operação de forma simples e rápida, sem ajuda de consultores ou do time de TI.
Em outras palavras, a partir do surgimento de softwares de Self Service BI, as empresas conseguiram se beneficiar dos benefícios das estratégias de BI, sem precisar lidar com interfaces complicadas para isso, muito menos recorrer a consultorias para extrair e analisar esses diferentes cenários de dados.
O que é Hub de dados?
O hub de dados, ou data hub, é outro termo que pode confundir quem não é do setor de TI. Porém, explicando em uma linguagem mais cotidiana, também não é de difícil entendimento.
Em suma, o hub de dados é a concentração dos dados de uma empresa que são gerados diariamente. Isto é, dados da operação em si. Estes dados, por sua vez, podem estar nas mais variadas fontes.
O hub de dados de uma empresa pode ser gerado pelo software de gestão, por exemplo. Dependendo do negócio, tamanho e setor, até as suas redes sociais podem gerar um hub de dados.
No software de gestão, por exemplo, tudo já está centralizado e integrado. Assim, resta apenas que os dados sejam minerados para a análise de informações simplificada. Então, ele poderá ser acessado de diversas maneiras, inclusive com ferramentas como Excel.
Dessa maneira, o gestor de transporte consegue fazer suas análises com uma visualização variada, o que corrobora para a geração de insights essenciais para tomadas de decisão assertivas.
A Praxio possui a capacidade tecnológica para oferecer aos clientes o hub de dados, possibilitando, assim, o Self Service BI por meio de planilhas de Excel.
Por meio do software de gestão Globus, toda a operação fica integrada, de maneira que para acompanhar os dados da mesma basta que esses dados sejam tratados. Assim, pode-se acessá-los de maneira prática e intuitiva.
Agora que você já entendeu esse conceito, que tal possibilitar todos os benefícios da ferramenta para a sua empresa? Clique no botão abaixo e solicite uma demonstração!