Os grandes centros enfrentam uma série de problemas estruturais, e um deles é a dificuldade em fazer o trânsito fluir de forma inteligente. Para aumentar a eficiência operacional no transporte de passageiros e se posicionar com destaque frente à concorrência, as empresas devem estar atentas às tendências para transporte rodoviário e mobilidade.
As alternativas para lidar com os congestionamentos, os altos custos do serviço, a falta de integração entre modais e a necessidade de modernização do sistema de bilhetagem passam pelo uso de tecnologia. A pandemia também levou a mudanças de comportamento dos passageiros, que buscam alternativas mais inteligentes para se locomover ou viajar.
Fundamental para a economia, o mercado global de mobilidade urbana tem grande potencial. De acordo com dados do Oliver Wyman Forum, até 2030 o setor deve crescer 75%, chegando a $26,6 trilhões, representando um quinto da atividade econômica global. Esse crescimento está amparado em fatores ligados à tecnologia, gestão de frotas, integração modal e automatização de operações.
Quer conferir as tendências para transporte rodoviário e mobilidade em 2023? Aproveite este artigo que preparamos e saiba mais sobre gestão eficiente, inovadora e multimodal. Boa leitura!
O que esperar do futuro no transporte rodoviário e mobilidade
Inteligência de decisão (DI)
Com 90% da população concentrada em áreas urbanas – conforme projeção da Liga Insights Mobilidade, a inovação e a tecnologia serão os motores da necessária transformação no setor de transporte rodoviário e mobilidade.
Para ser assertivo nas decisões e criar estratégias de aprimoramento dos serviços de transporte de passageiros (urbano, intermunicipal/interestadual ou fretamento), a inovação será fundamental.
Nesse contexto, a Inteligência de Decisão (DI) passará a ser uma ferramenta estratégica, atuando como o novo Business Intelligence. Com sistemas inteligentes e automatizados, ficará mais fácil integrar informações e obter os dados necessários em tempo real, de maneira clara, objetiva e confiável.
Com soluções voltadas à DI, o acesso a informações em tempo real e aos dashboards de gestão serão facilitados, tornando-se essenciais para que o transporte rodoviário de passageiros ingresse em um novo patamar de serviços.
Sustentabilidade e ESG
Os clientes estão cada vez mais exigentes e interessados em contar com o serviço de empresas comprometidas com a sociedade, o meio ambiente, a ética e a sustentabilidade.
É por isso que as empresas que aderirem ao conceito ESG (Environmental, Social and Governance ou Meio Ambiente, Social e Governança) serão mais valorizadas, inclusive por investidores.
Com boas práticas de gestão, cuidados com a comunidade e consciência ambiental, as empresas de transporte de passageiros conseguem melhorar sua imagem, reduzir custos e, evidentemente, ver suas marcas se destacarem no mercado.
As ações de ESG aumentam a eficiência das operações. Imagine, por exemplo, o quanto um sistema de gerenciamento de manutenção da frota pode contribuir nesse sentido. Ônibus com a manutenção em dia poluem menos, economizam peças, pneus e outros insumos e são mais produtivos.
Lembre-se: inovações, fim de perdas e desperdícios, melhor aproveitamento dos recursos e respeito ao meio ambiente e à sociedade são tendências no transporte rodoviário e mobilidade.
Menor tempo de espera
O tempo é precioso e esperar nos terminais ou nas paradas de ônibus é um luxo que pouca gente pode se dar. Por isso, os usuários querem agilidade e eficiência nos serviços de transporte, com modais e linhas integradas de forma inteligente.
Em um futuro próximo, quem não operar com soluções de gestão de linhas e negligenciar o cruzamento de dados sobre escala de veículos e escala de motoristas terá problemas. A tecnologia é uma aliada para diminuir as janelas de espera nos terminais, deixar os usuários mais satisfeitos e, naturalmente, melhorar a produtividade.
Uma solução de gestão de linhas é capaz de reduzir o tempo ocioso dos veículos, agilizar a vida dos passageiros e respeitar os horários de motoristas. A readequação das operações levando em conta estratégias para reduzir o tempo de espera e maximizar a performance da frota é uma forte tendência para a mobilidade.
E como isso é possível? Com uso de sistemas inteligentes para o planejamento do transporte de passageiros, otimização das tabelas de horário, dos turnos de motoristas e cobradores, planejamento de veículos, programação das escalas e replanejamento diário.
Quer flexibilidade, agilidade, produtividade e otimização no planejamento, na manutenção e na operação de ônibus? Leia mais sobre os resultados da parceria firmada entre a Praxio e a Goal Systems, especialistas em transporte coletivo de passageiros.
Digitalização dos pontos de venda
Os brasileiros já descobriram as comodidades de fazer compras e pagamentos online. O crescimento do e-commerce é prova disso. Fazer operações de forma remota seguirá como uma forte tendência em transporte de passageiros.
Nesse mesmo ritmo, a digitalização dos pontos de vendas de bilhetes e passagens é uma melhoria inevitável no transporte intermunicipal, interestadual, fretamento e turismo.
Atualmente, cerca de 75% dos brasileiros vivem conectados à internet e mais de 90% por smartphones. Não há motivos para não diversificar a venda de passagens, migrando as bilheterias presenciais para o meio digital.
A qualificação do transporte de passageiros passa pela digitalização dos pontos de venda. Hoje, há tecnologia disponível para as vendas embarcadas – em que o próprio motorista vende a passagem de ônibus – e para a aquisição antecipada em outros pontos digitais, como sites e aplicativos próprios.
Em um mercado com clientes cada vez mais apressados, integrar o serviço de venda às plataformas digitais é mais do que uma tendência, é um caminho sem volta.
Turismo rodoviário
O setor de turismo foi afetado no auge da pandemia. Impedidos de viajar para férias no exterior ou para destinos longe de casa, os brasileiros reavaliaram seus hábitos e a forma como desfrutam das férias.
Com o afrouxamento das regras de isolamento social, o turismo rodoviário ganhou destaque, impulsionado pelos novos hábitos dos viajantes: viagens mais econômicas, destinos menos turísticos e mais particulares, ecoturismo e lugares que podem ser facilmente acessados de ônibus.
O turismo de proximidade e a procura por destinos a menos de 500 quilômetros devem crescer ainda mais nos próximos anos, se consolidando como uma forte tendência para transporte rodoviário e mobilidade.
Um levantamento do Conselho de Turismo (CT) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo estimou crescimento de 16% no turismo brasileiro em 2021, com faturamento de R$ 151 bilhões. Só o transporte rodoviário deve encerrar o ano com alta de 9% e faturamento de R$ 28 bilhões.
A procura por destinos eco turísticos é outra forte tendência. Levantamento da Booking.com mostra que 9 em cada 10 viajantes brasileiros passaram a buscar destinos mais tranquilos e mais afastados, o que reforça a ideia do turismo de natureza. De acordo com o Relatório de Viagens Sustentáveis, 96% dos brasileiros pesquisados acreditam que as viagens sustentáveis são essenciais.
Backoffice como Serviço
O Backoffice como Serviço diz respeito às estratégias de suporte e integração das diferentes áreas da empresa (administrativa, financeira, operacional, RH, TI, contabilidade, comercial), otimizando os processos e melhorando os serviços sem que, necessariamente, o cliente perceba as iniciativas adotadas.
Ou seja, com a atualização de ferramentas e tecnologias de inovação é possível transformar o cotidiano da empresa e melhorar o seu desempenho, oferecendo ganhos ao consumidor. Essas ações de melhoria não são necessariamente vistas pelos clientes, mas os resultados são nítidos.
Assim como o backoffice, a Mobilidade como Serviço (MaaS) contribui para a integração de processos, gestão de dados em tempo real, agilidade na operação e padronização das atividades. Tudo em benefício da produtividade e da qualidade, com redução de custos.
No transporte rodoviário de passageiros, o conceito serve perfeitamente para garantir a manutenção da frota em dia, alinhar as demandas com o setor de compras e manter o estoque de peças atualizado e sem desperdício.
O Backoffice como Serviço organiza os dados da empresa de forma clara e acessível e oferece aos gestores informações importantes para a tomada de decisões. “Ser digital” é uma das tendências para transporte rodoviário e mobilidade, principalmente para quem busca eficiência, segurança nas operações de transporte de passageiros e controle de custos.
Carteira digital
Os cartões eletrônicos usados para o pagamento de passagens no transporte público foram o primeiro passo para melhorar os serviços, o pontapé inicial para a digitalização dos transportes coletivos. Atualmente, 85% dos municípios com mais de 100 mil habitantes estão utilizando a bilhetagem eletrônica.
Mas isso não é tudo. Com a necessidade de modernizar cada vez mais o transporte e a mobilidade urbana, a tendência é integrar os serviços de transporte público. E isso passa pela digitalização.
A carteira digital deve ganhar espaço no Brasil à medida que as empresas modernizarem suas soluções logísticas. Com ela, os passageiros poderão pagar as passagens usando smartphones, por exemplo, sem a necessidade do bilhete eletrônico e recargas.
Ter um transporte rodoviário mais digital e aprimorar a experiência do usuário, do embarque ao destino, é o que se espera para um futuro bem próximo. Além de aplicativos, bilhete digital QR Code, pagamento de passagem por celular e sistemas inteligentes de desbloqueio das catracas, as tecnologias embarcadas na carteira digital podem garantir outros benefícios aos usuários e às empresas.
Quer saber como aprimorar o processo de pagamento de passagem com o uso de uma tecnologia inovadora? Leia mais em: A transformação do vale transporte em carteira digital.
O aplicativo de venda embarcada Praxio Luna – Sistema de Gestão de Vendas de Passagens – é um exemplo no transporte rodoviário/turismo. Os clientes pagam as passagens através do app que armazena os créditos comprados ou recebidos pelo usuário. A solução identifica o passageiro e registra a transação em tempo real. Tudo por meio de um tablet ou telefone celular e um leitor de QR Code instalado no veículo.
Integração de diferentes modais
O planejamento urbano é um desafio, mas tornar as cidades mais inteligentes, com sistemas de transporte público por app é uma tendência. Com o uso de tecnologia e sistemas de gestão de transporte rodoviário é possível melhorar itinerários e fazer mapeamentos, georreferenciamento, monitoramento das operações e integração de diferentes modais.
Para garantir a fluidez do trânsito nos grandes centros, com cidade pensadas para a mobilidade do futuro, os modais devem se complementar – e não competir. A integração entre ônibus, metrô, trens, fretamento e aplicativos de transporte pode incrementar em muito a logística de transporte de passageiros.
Outra tendência é o transporte coletivo sob demanda. Imagine minivans ou micro-ônibus oferecendo itinerários com paradas personalizadas, encurtando trajetos e reduzindo o tempo de deslocamento a um custo mais baixo do que o transporte individual e com mais conforto e comodidades do que o transporte público coletivo.
Isso é possível, com vantagens para passageiros e empresas de transporte rodoviário, desde que sejam implementadas tecnologias adequadas e softwares de gestão integrada para garantir a eficiência e a rentabilidade do sistema.
Leia mais sobre essa tendência aqui: O que você precisa saber sobre transporte público sob demanda.
Ônibus para o middle mile
O uso de bagageiros dos ônibus para o transporte de mercadorias não é algo novo, mas para se manter eficiente é fundamental modernizar o gerenciamento deste tipo de operação. Só com o uso de tecnologias será possível manter essa opção atrativa.
Desde que os brasileiros descobriram as facilidades das compras online e fizeram o e-commerce crescer, despachar as encomendas no bagageiro dos ônibus passou a ser visto com outros olhos.
Afinal, existem linhas e itinerários que garantem a interiorização e viagens em vários dias da semana – e até mais de uma vez por dia – para diferentes destinos, o que possibilita agilizar as entregas.
A possibilidade de fazer uma venda via e-commerce e oferecer, já no momento da compra, a forma de entrega via bagageiro de ônibus é atrativa. Vantagem para quem venda, para quem compra e, se bem gerenciado, para as empresas de ônibus, que não vão gastar nada mais na operação, mas poderão monetizar os bagageiros ociosos.
Leia mais: Entregas por ônibus e qual seu impacto na logística.
O papel da tecnologia da informação na inovação da mobilidade
Com tantas tendências para o transporte rodoviário e mobilidade, você deve estar imaginando que será difícil acompanhar o ritmo. A verdade é que a tecnologia pode revolucionar o transporte de passageiros, tornando os processos mais inteligentes e lucrativos.
Quanto mais eficiente forem as operações de transporte público, mais enxutos serão os custos do sistema. Venda embarcada, visibilidade, gestão de frota, compra de bilhetes e check-in online, dashboards inteligentes integrados aos canais de vendas e registros em tempo real, acompanhamento das manutenções da frota, digitalização do transporte e integração de modais devem estar no radar das empresas de transporte de passageiros.
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