“Estive em São Paulo em uma feira de segurança que aconteceu no São Paulo Expo. Logo na entrada da feira, fui abordado pelo primeiro estande. Uma moça veio me falar: ‘temos um ERP para a sua empresa!’. Eu respondi: ‘eu uso o Globus há 20 anos’. Ela nem insistiu, desistiu na hora.”
É compartilhando essa experiência com um toque de humor que Walter Franco, gestor de TI da Auto Omnibus Floramar, explica por que não está disposto a trocar o sistema de gestão integrada utilizado pela empresa de transporte urbano há cerca de duas décadas.
Mas o que diferencia o Globus de outros sistemas, principalmente quando abordamos sua utilização prática? O que justifica essa parceria de longa data?
É nesse contexto que Walter Franco é autoridade no assunto. Nesta entrevista, ele traz não apenas sua experiência com o Globus, mas também sua exposição direta a outros softwares em projetos paralelos, que o permitiu fazer comparações precisas em termos de:
- Confiabilidade
- Segurança
- Gestão de dados
- Análise de relatórios
- Suporte
Confira a seguir entrevista onde ele compartilha sua visão sobre os diferenciais do sistema Globus e como esses benefícios acompanham o percurso de sucesso da Auto Omnibus Floramar!
Sobre a Auto Omnibus Floramar
A Auto Omnibus Floramar é uma empresa de transporte urbano de passageiros localizada na cidade de Poços de Caldas, no estado de Minas Gerais.
São aproximadamente 400 mil quilômetros percorridos mensalmente pelas linhas urbanas da Floramar, cobrindo a cidade na sua totalidade, com mais de mil horários por dia nas linhas do transporte urbano.
Integração e especialização: os trunfos do sistema Globus
Como o Globus contribui para os processos e rotinas da Auto Omnibus Floramar?
Walter Franco: O Globus corrobora para uma experiência de gestão mais integrada. Por exemplo, o setor de compras é integrado ao almoxarifado. Todos os processos são automatizados, desde a sugestão de compras, solicitação de compras e pedidos realizados.
Inclusive, os módulos de manutenção, estoque, almoxarifado e compras foram alguns dos primeiros a serem implementados. Eles foram o diferencial para escolhermos o Globus como o sistema de gestão que integraria todas as áreas da empresa.
Além disso, o Globus permite fazemos muitas análises a partir de relatórios. Por exemplo, no setor de manutenção, temos todo o acompanhamento de resumo mensal e indicadores do tipo. No módulo de arrecadação, temos relatórios de passageiros transportados por horários, por sentido, etc. Tudo isso a gente explora muito aqui.
Outra vantagem é a facilidade que o funcionário tem de acessar informações do RH. A gente não distribui mais o holerite. Fazemos de uma forma que o funcionário consegue ter esse tipo de informação pelo celular de onde ele estiver, até na casa dele.
Como você tem percebido as atualizações do Globus ao longo dos anos?
Walter Franco: As atualizações do Globus acontecem de forma natural e acabam nos levando a uma modernização constante. A gente vai usando, descobrindo e implementando novas rotinas, como o projeto de fazer todo o processo de compras via Globus.
Dessa forma, toda a entrada de documentos a pagar baseado em notas fiscais – ou guias – vai entrar pelo módulo de compras para gerar histórico do processo do cada pedido. Isso será aplicado a todos os setores.
Ou seja, teremos um aprovador, o gestor da área que vai aprovar o pedido. Esse pedido vai subir automaticamente para o módulo financeiro e, de lá, o processo segue. Toda área que emite NF vai estar integrada de forma automática ao financeiro, seja RH, TI, etc. Cada setor vai aprovar seus pedidos e o financeiro vai lançar a nota fiscal.
Tudo isso está relacionado à confiança que a gente tem no sistema. Estamos ampliando a rotina de compras para todos os setores porque sabemos que vai funcionar. O Globus já provou isso há muito tempo.
Por que o Globus supera outros sistemas?
O que diferencia o Globus dos demais sistemas do mercado? O que tem mantido a satisfação na utilização dele pela Floramar?
Walter Franco: Eu conheço outro ERP de uma empresa muito grande. Isso porque eu presto serviço de consultoria para outras empresas e isso me permite ter diferentes experiências e fazer comparativos.
O Globus sempre tem vencido nessas comparações. Esse outro sistema também é robusto e tem atendido essa outra empresa que eu presto serviço. Mas é uma empresa de varejo, é outro ambiente. Não tem nada a ver com todas as particularidades dos processos das empresas de ônibus.
Quando se fala em gestão de empresas de ônibus, não tem jeito: é o Globus. Tanto que eu recomendo o sistema para outras empresas de transporte, para quem vem me perguntar. A Praxio já tem outros clientes que eu indiquei.
Você poderia citar algumas rotinas que te permitem fazer esse tipo de comparação?
Walter Franco: O Globus é especialista na gestão para empresas de ônibus. Essa é a diferença. Lá (na empresa Varejo), o gerenciamento de estoque dá problema. Você não sabe se saiu ou não a peça do estoque. Esses detalhezinhos da operação fazem a diferença no controle do dia a dia, na gestão de dados, que é onde eu trabalho.
Também acontece de travar muito esse outro sistema e por isso eu sei que aqui na Floramar ele não vai rodar, ninguém vai aceitar. Se eu preciso baixar um título no financeiro, e não baixou ali na hora, isso gera um grande problema.
Mas lá no Varejo é mais fácil de contornar esse tipo de questão. Se hoje não vendeu, amanhã tenta vender mais. Na empresa de transporte, se não tem peça de reposição no estoque, aquele ônibus parou, prejudica a operação. É um serviço, uma linha, prestamos contas ao Governo e aos passageiros.
Outra diferença é que quem acessa esse tipo de informação lá é o dono. Aqui não, é o funcionário que tem que prestar conta. São visões bem diferentes de como se dirige a empresa.
Além disso, mesmo sendo um sistema robusto, esse outro ERP não tem módulo de arrecadação, e a gente depende muito disso no transporte urbano. Estava entre os primeiros módulos do Globus implementados aqui na Floramar. É carro chefe nosso.
Governança
Por fim, por que você não pensa em buscar um novo sistema, que ainda não tenha conhecido?
Walter Franco: A gente tem muita segurança com o sistema Globus. Quando o eSocial veio, foi super tranquilo. Sempre teve a equipe de apoio da Praxio para ajudar e é assim até hoje com as novas versões de eSocial.
Aqui na Floramar, é tudo muito certo, muito justo dentro do que é a legislação e obrigação fiscal. É a mentalidade da empresa. Até por sermos do setor urbano, onde essa transparência e governança se faz necessária. Se o Edital determina que precisa ter 95 ônibus, tem que ter os 95 ônibus rodando.
Ou seja, todas as fiscalizações estão sempre de olho na gente – fiscal do INSS, fiscal do trabalho, fiscalização federal. O eSocial tem que ser entregue certinho, tem que entregar o SPED dentro do prazo. Não pode atrasar, pois isso gera multa.
E o sistema Globus entra para garantir que a gente consiga cumprir todas essas exigências. É nesse sentido que, quando a gente tem qualquer probleminha, partimos para o suporte. Porque a gente precisa fazer as entregas com muito rigor.
Atendimento e Suporte falam a linguagem das empresas de ônibus.
Comparando novamente com o outro ERP, o atendimento também faz a diferença. Isso na especialidade, porque a abertura do chamado em si é semelhante. O diferencial está na facilidade de a pessoa do suporte entender o que a gente está precisando. Temos um retorno mais ágil e satisfatório com a Praxio.