No Brasil, 90% das empresas são familiares. Elas empregam 75% da mão de obra e respondem por 65% do Produto Interno Bruno. O problema é que 70% delas fecham as portas após a morte do fundador e menos de 10% chegam à terceira geração porque não planejam adequadamente a sucessão familiar.
Os dados do Sebrae e do IBGE confirmam a importância dos negócios de família para a economia do país, mas na mesma medida expõem a fragilidade da falta de um projeto consistente de sucessão familiar para a longevidade das empresas.
De acordo com a Pesquisa Global de Empresas Familiares, realizada pela PWC, 36% das empresas familiares admitem forte resistência à mudança na organização – percentual acima da média global de 29%.
O setor de transporte rodoviário conhece bem esse universo de negócios. Grande parte das empresas é controlada por famílias e precisa buscar o suporte necessário se quiser manter a competitividade e sobreviver ao longo de gerações.
Neste artigo, vamos mostrar como as empresas de transporte rodoviário devem se preparar para a sucessão familiar. Confira!
O que é sucessão familiar?
As empresas familiares são aquelas cujos sócios são de uma mesma família. Já a sucessão familiar é o processo de transferência do comando ou das ações da empresa, ou seja, quando o negócio passa a ser dirigido por outro membro da família.
Normalmente, a transferência para a geração seguinte tem como objetivo manter o patrimônio familiar. Isso ocorre, na maioria das vezes, quando um pai decide passar o bastão para o filho.
A sucessão familiar pode acontecer em comum acordo, de forma gradativa ou ser forçada e imediata em razão da impossibilidade de o antigo líder continuar à frente dos negócios, seja por falecimento, invalidez por acidente ou doença.
Vantagens de um negócio familiar
A gestão empresarial no Brasil é desafiadora e o setor de transportes não foge à regra. Ainda assim, 78% dos negócios familiares têm boas perspectivas de crescimento, segundo revela a consultoria PWC.
Entre as vantagens de um negócio familiar estão:
- Comando centralizado e agilidade na tomada de decisões.
- Disposição dos familiares de investir capital próprio.
- Uso de garantias pessoais para obter recursos.
- Força da imagem, da reputação e da credibilidade do fundador perante o mercado.
- Maior comprometimento com o negócio, o que reforça a confiabilidade.
- Reinvestimento de lucros no negócio e visão de longo prazo.
- Transmissão de conhecimentos e experiências entre as diferentes gerações.
- Estrutura administrativa enxuta.
- Engajamento e comprometimento dos gestores.
- Investimento na capacitação das lideranças e desenvolvimento conjunto.
Como deve ser feita a sucessão familiar?
Ainda que 90% das empresas brasileiras sejam familiares, mais da metade não tem um plano de sucessão em vigor, aponta a Pesquisa Global de Empresas Familiares. Isso é um problema, já que a sucessão familiar precisa ser planejada com antecedência. Só assim, quando for a hora, todos os envolvidos estarão prontos para a transição.
O ideal é que o processo sucessório seja iniciado pelo próprio fundador da empresa, de forma profissional. Aos herdeiros cabe deixar clara a intenção de assumir os negócios e, então, se preparar para isso.
Com esse alinhamento feito, é importante ter uma estratégia para que a sucessão familiar não interfira negativamente nos negócios da transportadora.
O recomendado é que os sucessores participem ativamente do dia a dia da gestão, invistam em profissionalização e busquem a expertise necessária para atuar no mercado de transporte de passageiros.
Tenha sempre em mente que o processo sucessório é lento, gradativo e deve ser feito sem “solavancos”. A melhor forma é determinar uma data para a sucessão ocorrer e preparar o terreno para quem vai assumir. Quanto mais suave for a transição, melhor para as equipes internas e para os clientes.
8 passos para uma sucessão familiar eficiente
1. Comece a planejar a sucessão com antecedência
Os fatores que levam à necessidade de passar a empresa para um familiar são muitos e, para que ninguém seja pego de surpresa, é essencial começar o plano sucessório o mais cedo possível. Só assim tudo estará pronto na hora da transição.
2. Desburocratize o processo sucessório
Se a empresa está preparada para a sucessão familiar, não há motivos para dificultar o processo. Um bom plano sucessório deve ser flexível e ajustável às demandas da família e do mercado, além de ser fácil de ser alterado e implantado caso alguma situação antecipe essa necessidade.
3. Crie um conselho de família
Relações familiares nem sempre são fáceis, então, a dica é criar um conselho de família e envolver todos os representantes nas discussões e no planejamento sucessório. Isso reduz a chance de discórdias ou conflitos. Também evita que um herdeiro tenha de abrir mão de outra carreira para assumir a empresa às pressas.
4. Tenha clareza e transparência
É preciso ser claro, direto e objetivo sobre os planos de sucessão. Todos os herdeiros devem estar cientes sobre as possibilidades de assumir (ou não) a empresa no futuro. A escolha do sucessor deve ser realista, levando em conta as habilidades e o interesse de quem assumirá a transportadora.
5. Capacite os sucessores
Nem todos os familiares têm o conhecimento necessário para comandar uma empresa. Por isso, além de identificar o melhor “candidato” entre os herdeiros é essencial investir em profissionalização e treinamento.
Uma imersão no mercado, outras experiências em empresas do setor de transporte, atuação em diferentes departamentos da transportadora e a liderança em projetos dentro da própria companhia ajudam muito na preparação para assumir a diretoria.
6. Peça a ajuda de consultores e considere contratar um CEO
Os processos de sucessão familiar podem ser complicados e, para evitar que a empresa amargue com decisões equivocadas, uma alternativa é contratar consultorias especializadas no assunto.
Outra possibilidade é ter um CEO que não seja da família, tampouco tenha participação nas ações da empresa. Avalie se a contratação de um executivo de fora da organização não seria mais vantajosa.
7. Tenha o apoio do RH e a adesão dos colaboradores
Quanto mais abrupta e inesperada for a sucessão familiar, mais difícil ela se torna. O processo deve envolver a área de gestão de pessoas e sensibilizar os colaboradores. Evitar resistências internas torna o processo mais assertivo. Só depois da consolidação da nova liderança é que mudanças nas práticas internas devem ser implementadas.
8. Conte com o auxílio da tecnologia
O transporte de passageiros dispõe de uma série de recursos e soluções modernas para agilizar a gestão. O sucessor deve ter um olhar atento ao futuro e às tendências, percebendo que o crescimento do negócio passa pelo uso de tecnologias. Modernizar processos faz parte do planejamento sucessório.
Qual a importância do planejamento sucessório?
Grande parte das empresas familiares nasceu de um sonho ou de uma necessidade financeira. Mesmo grandes transportadoras têm essa característica. Mas, se apenas 30% dos negócios sobrevivem à segunda geração, seja qual for o porte, é fundamental avaliar o que está dando errado na sucessão familiar.
Neste aspecto, fazer um bom planejamento sucessório reduz os riscos de falência e evita conflitos familiares comuns quando a sucessão não é programada. Mesmo que o fundador tenha planos de permanecer por muito tempo na gestão, a sucessão familiar deve ser mantida no radar.
Ao planejar o futuro, uma série de situações desagradáveis e inesperadas é evitada. O planejamento faz com que o sucessor esteja pronto quando for a hora e demonstra a maturidade e a credibilidade da empresa. A inexistência de diretrizes claras para a sucessão familiar sempre será um problema.
Por que a sucessão familiar é comum em empresas de transporte?
Muitas transportadoras têm origem familiar e passam de pai para filho ao longo de gerações. Criadas em função das demandas de mobilidade do país, muitas se fortaleceram e hoje são responsáveis por milhares de empregos diretos e indiretos.
Para manter os negócios na família, os empresários do setor de transporte costumam trazer seus filhos – ou familiares próximos – para assumir diferentes funções na empresa bem antes de chegarem ao comando.
A cada geração de jovens empresários, uma nova cultura organizacional se impõe e, com um olhar modernizado, os sucessores garantem o respeito às demandas e exigências das novas gerações de clientes.
É muito comum que as empresas de transporte deem saltos de modernidade a cada nova geração – seja pela postura visionária do fundador ou pela capacidade das gerações de aprimorar o processo de gestão. A modernização da empresa e o uso de tecnologias inovadoras são apenas dois exemplos.
Esse olhar atento ao mercado, aliado aos investimentos em inovação, representa um ponto crucial na criação de novas oportunidades para o futuro do transporte de passageiros.
Sucessão familiar com apoio de software especialista no transporte
A pesquisa realizada pela PWC mostra que o otimismo em relação ao crescimento dos negócios em família se manteve em alta em 2021 e 2022. A expansão na carteira de clientes, abertura de novos mercados e uso de novas tecnologias estão entre as apostas.
Um software especialista no transporte de passageiros, por exemplo, traz todo o apoio, a segurança, as informações e a profissionalização que os processos de sucessão familiar exigem, mantendo o negócio em perfeito funcionamento.
Todo planejamento sucessório deve contemplar investimentos em soluções tecnológicas e em softwares desenvolvidos especialmente para o setor de transporte. A tecnologia ajuda na gestão eficiente e na geração de resultados para análises concretas e investimentos assertivos.
Como evitar impactos negativos na sucessão familiar de uma transportadora
A implementação de sistemas de gestão nas áreas de Tecnologia de Informação, Recursos Humanos, Finanças e Mobilidade é uma saída para evitar que a mudança de liderança impacte a transportadora negativamente.
Um software especialista ajuda a transportadora a crescer e a se manter competitiva, dois dos maiores desafios após uma sucessão familiar. Os recursos tecnológicos não otimizam apenas as questões técnicas, mas colaboram na obtenção de resultados e na análise de indicadores, contribuindo inclusive para a melhoria da cultura e do clima organizacional.
A Praxio oferece sistemas que auxiliam empresas familiares do segmento de transporte e, por toda a sua expertise no desenvolvimento de softwares de gestão, compreende como poucos os desafios do setor.
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